Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio de Janeiro
  4. Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro – Cederj

Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro – Cederj

Criado em 1999, Cederj oferece cursos de graduação gratuitos em polos regionais na capital fluminense e em municípios do Rio de Janeiro.

Publicado por Wanja Borges
Cederj oferece mais de seis mil vagas por semestre
Cederj oferece mais de seis mil vagas por semestre

Elaborado em 1999 e autorizado pelo Governo do Rio de Janeiro e Reitorias das Universidades Consorciadas um ano depois, o Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (CEDERJ) é constituído por seis universidades públicas cariocas, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo oferecer cursos de graduação a distância. 

Restrito aos cursos de graduação gratuitos e semipresenciais, sendo todos autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), o Consórcio conta com polos regionais na capital fluminense e em municípios no Rio de Janeiro. As aulas são baseadas em material autoinstrucional, disponibilizado em material impresso, e tutoria presencial.  O Consórcio utiliza a Plataforma CEDERJ como ambiente virtual de aprendizagem.

 


CAMPUS
•    Campus Sede

Rua da Ajuda, n° 5, 16º andar, Rio de Janeiro – RJ
http://www.cederj.edu.br/cederj
(21) 2334-1728

Administração, Administração Pública, Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Turismo, Tecnologia em Sistemas de Computação e Tecnologia em Turismo. 

 

 

INFRAESTRUTURA
O Consórcio CEDERJ é formado por seis universidades públicas do estado do Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Juntas, elas contam com 33 polos presenciais de apoio para realização de aulas práticas, avaliações, tutorias etc. A instituição possui gráfica própria para confecção dos materiais didáticos e um museu, denominado de Museu Ciência e Vida, que compreende três exposições permanentes, um planetário digital, auditório, além de exposições temporárias, espalhadas por quatro pavimentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Processo Seletivo tradicional do CEDERJ é realizado semestralmente e constituído apenas por uma fase. As provas são compostas por 40 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais, 05 questões discursivas e uma redação. Mais de seis mil vagas são oferecidas por semestre. Os candidatos têm cinco horas para responder as questões. 

 

•    Sistema de Cotas 
A UERJ reserva 20% das vagas para negros e indígenas, 20% para oriundos da rede pública e 5% para pessoas com deficiência. Na UFRJ, além das vagas reservadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 10% são destinadas para professores da rede pública. Já para os cursos da UFF, UNIRIO, UFRRJ e CEFET/RJ, são 20% para professores da rede pública, além das vagas do Enem.  

 

•    Enem
A UFRJ reserva 30% de suas vagas para candidatos do Enem, oriundos da rede pública, e mais 30% para o Exame por Ampla Concorrência. Na UFF, UNIRIO, UFRRJ e CEFET-RJ, o percentual é 12,5% para candidatos do Enem, oriundos da rede pública, e 30% para Exame por Ampla Concorrência.

 

•    Ensino a Distância 
O Consórcio CEDERJ, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia do estado do Rio de Janeiro, oferece apenas cursos de graduação a distância, na modalidade semipresencial. Ao todo, são 12 cursos, sendo dois bacharelados, oito licenciaturas e dois tecnológicos. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Flickr | Orkut 

Veja também

Unicamp antecipa divulgação do resultado do Vestibular 2021
As notas dos candidatos do Vestibular 2021 deverão ser liberadas na quarta. A matrícula virtual será recebida no dia 15 de março, das 09h às 17h.

UFMS divulga resultado do Vestibular 2021 e 3ª etapa do PASSE 2020
Processos seletivos foram realizados no final de janeiro em 11 cidades do Mato Grosso do Sul

MEC libera consulta às vagas que serão oferecidas no SiSU 2021/1
Sistema oferecerá 209.190 vagas em 5.685 mil cursos de graduação em 110 instituições públicas

UFRR disponibilizará mais de 700 vagas no SiSU 2021/1
Oferta é de 37 cursos de graduação. Para a carreira de Medicina, por exemplo, são 16 vagas.

Unesp adia Testes de Habilidades do Vestibular 2021 por causa do coronavírus
Provas de aptidão estavam marcadas para o próximo domingo (7). Testes são para cursos como Arquitetura e Música.

Cursinho social gratuito 2021 no Rio de Janeiro inscreve para novas turmas
Pré-vestibular prepara estudantes de baixa renda para processos seletivo e Enem 2021

UFRB recebe inscrições do Vestibular 2020/2 para cursos de Matemática, Música Popular Brasileira e Artes
O prazo vai até 11 de março e não há cobrança de taxa. A oferta da UFRB é de 450 vagas, metade para cada grupo de candidatos.

UFSCar recebe inscrições para Vestibular EaD 2021 de Pedagogia
Interessados nas 150 vagas serão avaliados por meio de análise das notas do Enem 2015 a 2019

Resultado do Vestibular 2021 via Enem do IFPA é publicado
As 442 oportunidades foram oferecidas via notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram aceitas as edições de 2017, 2018 e 2019.

Resultado da lista de espera do ProUni 2021/1 é liberado
Próxima etapa dos pré-selecionados é confirmar informações prestadas no momento da inscrição de 8 a 12 de março

Ceará: URCA divulga resultado do Vestibular 2020/2
Processo seletivo ocorreu nos dias 6 e 7 de fevereiro em seis municípios do estado

UFT oferta quase mil vagas no SiSU 2021/1
A UFT oferecerá vagas nas seguintes modalidades de concorrência, de acordo com a existência de vagas em cada modalidade: ampla concorrência, ações afirmativas (Indígenas e Quilombolas) e Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas).