Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio de Janeiro
  4. Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro – Cederj

Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro – Cederj

Criado em 1999, Cederj oferece cursos de graduação gratuitos em polos regionais na capital fluminense e em municípios do Rio de Janeiro.

Publicado por Wanja Borges
Cederj oferece mais de seis mil vagas por semestre
Cederj oferece mais de seis mil vagas por semestre

Elaborado em 1999 e autorizado pelo Governo do Rio de Janeiro e Reitorias das Universidades Consorciadas um ano depois, o Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (CEDERJ) é constituído por seis universidades públicas cariocas, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo oferecer cursos de graduação a distância. 

Restrito aos cursos de graduação gratuitos e semipresenciais, sendo todos autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), o Consórcio conta com polos regionais na capital fluminense e em municípios no Rio de Janeiro. As aulas são baseadas em material autoinstrucional, disponibilizado em material impresso, e tutoria presencial.  O Consórcio utiliza a Plataforma CEDERJ como ambiente virtual de aprendizagem.

 


CAMPUS
•    Campus Sede

Rua da Ajuda, n° 5, 16º andar, Rio de Janeiro – RJ
http://www.cederj.edu.br/cederj
(21) 2334-1728

Administração, Administração Pública, Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Turismo, Tecnologia em Sistemas de Computação e Tecnologia em Turismo. 

 

 

INFRAESTRUTURA
O Consórcio CEDERJ é formado por seis universidades públicas do estado do Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Juntas, elas contam com 33 polos presenciais de apoio para realização de aulas práticas, avaliações, tutorias etc. A instituição possui gráfica própria para confecção dos materiais didáticos e um museu, denominado de Museu Ciência e Vida, que compreende três exposições permanentes, um planetário digital, auditório, além de exposições temporárias, espalhadas por quatro pavimentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Processo Seletivo tradicional do CEDERJ é realizado semestralmente e constituído apenas por uma fase. As provas são compostas por 40 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais, 05 questões discursivas e uma redação. Mais de seis mil vagas são oferecidas por semestre. Os candidatos têm cinco horas para responder as questões. 

 

•    Sistema de Cotas 
A UERJ reserva 20% das vagas para negros e indígenas, 20% para oriundos da rede pública e 5% para pessoas com deficiência. Na UFRJ, além das vagas reservadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 10% são destinadas para professores da rede pública. Já para os cursos da UFF, UNIRIO, UFRRJ e CEFET/RJ, são 20% para professores da rede pública, além das vagas do Enem.  

 

•    Enem
A UFRJ reserva 30% de suas vagas para candidatos do Enem, oriundos da rede pública, e mais 30% para o Exame por Ampla Concorrência. Na UFF, UNIRIO, UFRRJ e CEFET-RJ, o percentual é 12,5% para candidatos do Enem, oriundos da rede pública, e 30% para Exame por Ampla Concorrência.

 

•    Ensino a Distância 
O Consórcio CEDERJ, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia do estado do Rio de Janeiro, oferece apenas cursos de graduação a distância, na modalidade semipresencial. Ao todo, são 12 cursos, sendo dois bacharelados, oito licenciaturas e dois tecnológicos. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Flickr | Orkut 

Veja também

Resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2021 da UERJ é divulgado
As solicitações foram recebidas no mês de março, quando o calendário da seletiva ainda não havia sido suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

ITA prorroga inscrições para Vestibular 2021
Primeira fase está marcada para dia 20 de novembro e segunda, para dias 8 e 9 de dezembro

Famerp (SP) dá início ao prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de novembro e a taxa custa R$ 165.  Oferta é de 160 vagas.

Após suspensão, Uece divulga novas datas para matrícula do Vestibular 2020/1
Cronograma do processo seletivo estava suspenso desde março. Matrículas serão feitas pela internet, ainda em setembro.

UFJF anuncia datas das provas do Pism 2021
Provas serão aplicadas em fevereiro e março, e universidade implantará medidas de prevenção ao coronavírus.

Unifesp altera data das inscrições do Vestibular Misto 2021
Inscrições poderão ser feitas agora de 13 de outubro a 4 de dezembro. Edital sairá dia 9 de outubro.

Unifesspa está com inscrições abertas para Vestibular 2020
Processo Seletivo Especial oferece 315 vagas em cursos ministrados em sete cidades paraenses

IFG recebe inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Processo seletivo oferece 465 vagas em 13 cursos de graduação ministrados em Goiânia e outras quatro cidades do interior

Abertas inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2020/2
Interessados nas 90 mil vagas devem fazer cadastro até dia 30 de setembro. É obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010.

UEL abre inscrições para Vestibular 2021
Concorrentes às mais de 2,5 mil vagas farão provas somente no ano que vem, no dia 14 de março

Unipar está com inscrições abertas para Vestibular 2021 de Medicina
Instituição paranaense oferece 110 vagas. Curso é ministrado no campus situado na cidade de Umuarama.

Abertas inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP)
Interessados nas 310 vagas farão provas on-line em 25 de outubro. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 30 seguinte.