UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Cederj recebe inscrições para pedidos de isenção e cotas do Vestibular 2018/2

Cederj recebe inscrições para pedidos de isenção e cotas do Vestibular 2018/2

Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 30 de março, exclusivamente pela internet.

Publicado por Érica Caetano
20/03/2018 09h31 , atualizado em 20/03/2018 10h34

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj/Consórcio Cederj) deu início ontem, 19 de março, as inscrições para as solicitações de isenção de taxa de inscrição e para as pré-inscrições do sistema de cotas e Ação Afirmativa do Vestibular 2018/2.

Pedido de isenção ou pré-inscrição nas cotas Vestibular 2018/2 Cederj

Os interessados devem se cadastrar até o dia 30 de março, exclusivamente pela internet. É necessário preencher o requerimento e enviar a documentação exigida e disponível no item 4 do Edital.

Terão direito a gratuidade aqueles que possuam renda per capita mensal bruta igual ou inferior a R$ 1.429,00 que concluíram o curso de Ensino Médio ou equivalente ou concluirão até a data da matrícula. Os estudantes do Pré-Vestibular Social (PVS) do Cederj estão automaticamente isentos da taxa.

Cotas e Ação Afirmativa

Serão aceitas as pré-inscrições no sistema de cotas apenas daqueles candidatos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, Pedagogia e Química, oferecidos pela UERJ e pela UENF, enquanto a pré-inscrição em cota da Ação Afirmativa destina-se para as demais Instituições Consorciadas.

Para concorrer no sistema de cotas é preciso se enquadrar como candidatos de baixa renda (mesmo critério da isenção) e que são negros, indígenas, alunos da rede pública, pessoas com deficiência ou filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Ação Afirmativa destina-se a candidatos que concluíram todo o ensino médio na rede pública, que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e que desejam concorrer às vagas dos cursos das universidades e centros federais, como prevê a Lei de Cotas.

Estudantes do PVS e professores da rede pública de ensino também podem participar do sistema de cotas e Ações Afirmativas.

Resultado

No dia 26 de abril será disponibilizado o resultado, o qual terá prazo para recursos até o dia seguinte. Mesmo com a gratuidade é necessário se inscrever no Vestibular 2018/2 do Cederj, cujo prazo de inscrição será de 26 de abril a 10 de maio.

Os não beneficiados também terão este mesmo prazo para se inscrever. No entanto, a taxa de inscrição poderá ser paga até o dia 11 seguinte.

O Consórcio Cederj conta com as Universidades Estaduais do Norte Fluminense (UENF) e do Rio de Janeiro (UERJ); as Federais do Rio de Janeiro (UFRJ), do Fluminense (UFF), Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); e, ainda, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ).

Outros detalhes podem ser obtidos no Edital.
 

Veja também

Projeto do Piauí de ensino de Inteligência Artificial nas escolas públicas recebe prêmio da Unesco
O Piauí é o primeiro território nas Américas a incluir a disciplina sobre Inteligência Artificial na educação básica
Aulão Enem 2025: evento com revisão de assuntos para provas será lançado no Youtube, dia 15 de outubro
Instituto Superior de Pós-Graduação (IPOG) e Brasil Escola lançam aulão para o Enem 2025 no canal do Youtube do site educativo. Entre os temas está redação nota mil e uso de IA nos estudos
Fuvest 2026: vestibular da USP conta com 111,4 mil candidatos inscritos; veja histórico
Vestibular 2026 da Fuvest será realizado em duas fases, a primeira em novembro e a segunda em dezembro
Dia das crianças: entenda a importância do hábito da leitura durante a infância
Especialistas comentam como a leitura pode abrir as portas da imaginação e auxiliar no desenvolvimento de crianças.
Udesc: inscrição do Vestibular 2026 encerra nesta sexta (10)
As provas para concorrer a uma das mais 900 vagas serão aplicadas em 30 de novembro.
Unicamp divulga local de prova da 1ª fase do Vestibular 2026
Provas da primeira fase do Vestibular 2026 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acontecem no dia 26 de outubro
Unifesp publica edital do Vestibular Misto 2026 para Medicina
No Vestibular Misto 2026 da Unifesp, candidatos fazem prova complementar e utilizam notas do Enem para concorrer a vagas de Medicina
Ceará: UECE aplica 1ª fase do Vestibular 2026 neste domingo (12) para quase 45 mil candidatos
Vestibulandos disputam 2.880 vagas em cursos de graduação por meio do Vestibular 2026 da UECE
ITA solta gabarito da 1ª fase do Vestibular 2026; veja respostas
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) oferece 180 vagas em cursos de engenharias
Enem 2025: saiba como se preparar há um mês do exame
O exame acontecerá nos dias 9 e 16 de novembro. As cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, farão as provas em 30 de novembro e 07 de dezembro.
Unesp 2026: último dia de inscrição para mais de 5,8 mil vagas
As provas do processo seletivo acontecerão em duas fases para preencher vagas em 136 cursos de graduação.
UNEB: inscrição do Vestibular 2026 encerra nesta quarta (8)
O processo seletivo da UNEB seleciona candidatos para preencher as quase 6 mil vagas.