O Censo Demográfico é um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para identificar a quantidade de pessoas e a situação de vida de toda a população brasileira.
A realização desta pesquisa é feita a cada dez anos. A última foi em 2010, mas devido a pandemia de Covid-19, a edição que seria realizada em 2020 foi adiada para o ano de 2022.
A atual edição teve início no dia 1º de agosto. São cerca de 183 mil recenseadores, profissionais responsáveis pela coleta de informações, que visitarão 89 milhões de endereços em 5.570 municípios brasileiros.
Objetivos do Censo Demográfico
Entre os objetivos do Censo Demográfico estão:
- Realizar a contagem de habitantes do território brasileiro;
- Acompanhar o crescimento, distribuição geográfica e evolução das características da população;
- Identificar as características da população como a raça e renda;
- Fornecer referências para as projeções populacionais;
- Revelar como é a situação de vida das pessoas que vivem no Brasil.
A coleta das informações é feita pelo recenseador de forma presencial. A pesquisa é aplicada em todos os domícilios do território brasileiro.
São dois tipos de questionários:
- Básico: com 26 questões, aplicado em todos os domicílios;
- Ampliado: com 77 questões, realizado em 11% dos domicílios.
Censo Demográfico no Enem e vestibulares
O Censo Demográfico é a principal fonte de levantamento de dados para a formulação de questões em vestibulares, segundo Renato Piton que é professor de Geografia do Colégio e do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP).
Nesse sentido, compreender os aspectos relacionados ao Censo Demográfico pode contribuir na preparação de processos seletivos de ingresso ao ensino superior.
"O candidato deve estar atento em seu processo, funcionamento, importância, histórico e expectativas"
Renato Piton - Oficina do Estudante
Segundo Piton, a pesquisa é uma importante ferramenta para a administração pública, já que são informações que caracterizam a população do país. "A distribuição de verbas para programas e criação de agendas dependem diretamente desses dados", conclui o professor.
Além de investimentos por parte do governo, as informações do Censo Demográfico também são importantes para as iniciativas privadas.
Fique por dentro sobre os principais conceitos relacionados à demografia no vídeo abaixo:
Confira exercícios sobre a população brasileira
História do Censo Demográfico
A primeira vez que foi feita uma contagem da população brasileira foi em 1872, durante o Império. Foram contadas 9.930.478 de pessoas. Cerca de 15% dessa população, 1,5 milhão, era de escravizados.
A partir de 1890, quando o país já havia se tornado uma República, os censos passaram a ser feitos a cada dez anos.
O Brasil inovou nesta técnica de contagem sendo o primeiro a incluir o tema de fecundidade e o único da América Latina a coletar informações sobre renda.