Morreu nesta terça-feira, 30 de agosto, o ex-combatente e último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev. Ele tinha 91 anos e faleceu em Moscou.
Gorbachev foi o autor da implantação do que ficou conhecido como o processo de abertura política, na então potência comunista URSS, e por tratar com os Estados Unidos o fim do armamento nuclear, encerrando a Guerra Fria.
No entanto, não conseguiu deter a crise na União Soviética. Ele foi o último presidente soviético e assumiu a liderança do Partido Comunista Soviético, em 1985.
A chamada União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou, simplesmente, URSS, formada em 1921 sob o comando de Vladimir Lenin, um dos principais líderes da Revolução Russa de 1917, chegou ao seu fim no ano de 1991.
Leia também: Fim da União Soviética
A principal causa da queda da URSS foram as tentativas de reforma do sistema empreendidas por Mikhail Gorbachev, que foi eleito presidente e secretário-geral do Partido Comunista Soviético, em 1985.
Gorbachev buscou atualizar o comunismo através de medidas chamadas de “Perestroika” e “Glasnost”, reestruturação e transparência, respectivamente. Estas incluíam medidas como:
- Corte de verbas de auxílio a países comunistas, como Cuba e Coreia do Norte
- Retirada das tropas soviéticas de guerras setoriais, como a Guerra do Afeganistão
- Firmar o primeiro acordo com os Estados Unidos para a desativação mútua de ogivas nucleares.
O período foi considerado economicamente difícil para os países que se desmembraram da União Soviética.
Gorbachev era formado em Direito, pela Universidade de Moscou, em 1955 e estendeu a formação acadêmica em 1967, quando também concluiu o curso de Economia Agrícola, via curso por correspondência.
Ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1990, e concorreu na eleição presidencial em 1996, sem sucesso, saindo muito aquém das expectativas.
Ele também fazia críticas contundentes ao atual presidente da Rússia, Vladimir Putin.
O Hospital Clínico Central da Academia Russa de Ciências informou que o ex-líder russo morreu após sofrer com uma grave e prolongada doença. Contudo, a doença que levou Gorbachev ao óbito não foi divulgada.