Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Comissão de Educação do Senado pede ao MEC a reabertura das inscrições do Enem 2017

Comissão de Educação do Senado pede ao MEC a reabertura das inscrições do Enem 2017

Solicitação diz respeito as inscrições do Exame, além do pedido de desburocratização do processo de isenção de taxa

Publicado por Érica Caetano
26/05/2017 10h04 , atualizado em 26/05/2017 16h49

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte aprovou na última terça-feira, 23 de junho, um requerimento que pede informações ao ministro da Educação, Mendonça Filho, sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.

A solicitação diz respeito as inscrições do Exame, que foram encerradas na sexta passada, sejam prorrogadas e que MEC desburocratize o processo de isenção de taxa de inscrição.

Leia mais: Entenda como funciona a isenção do Enem 2017

Para senadora Fátima Bezerra, autora das reivindicações, a redução de cerca de dois milhões no número de inscritos no Enem entre 2016 e 2017 é resultado do aumento da taxa de inscrição — de R$ 68 para R$ 82 — e a supostas dificuldades impostas pelo órgão para acesso de estudantes de baixa renda à gratuidade.

O Super Vestibular entrou em contato com o MEC, que nos respondeu que os assuntos sobre o Enem devem ser tratados com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Não tivemos retorno do Inep até a publicação desta notícia.

Isenções e acordo com MPF

O Inep informou nesta quinta-feira, 25 de maio, por meio de nota, o acordo feito com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (PFDC/MPF), após reclamação de estudantes, que estabelece que candidatos do Enem aos quais foi negada a isenção da taxa de inscrição podem recorrer da decisão até o dia 25 de junho.

De acordo com o órgão, para que a situação de cada estudante seja analisada, obrigatoriamente será necessário enviar os comprovantes de situação econômica e de escolaridade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo o Edital do Enem 2017, somente puderam solicitar isenção de taxa de inscrição os participantes que se enquadram nos seguintes requisitos: estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas; candidatos de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); beneficiados pela Lei no 12.799, de 10 de abril de 2013.

O Inep afirma, por meio de nota divulgada na tarde de hoje (26), que não foi registrado erro no sistema de inscrição do Enem e nas regras de isenção. “A única mudança foi ter introduzido no sistema o cruzamento de alguns dados - com a base do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do Censo Escolar - e ter deixado de conceder isenções apenas por autodeclaração. Todos os participantes que, de fato, se enquadram nos critérios de isenção foram atendidos”, ressalta o órgão.

Enem 2017

A edição de 2017 do Enem deverá ter uma redução no número de inscritos. O balanço final ainda não foi divulgado. A previsão é que o Inep libere os números no dia 30 deste mês, mas é provável que estes não superem as edições anteriores, podendo ser registrado o menor número de inscritos dos últimos 4 anos. 

As provas desta edição acontecerão pela primeira vez em dois domingos consecutivos, dias 05 e 12 de novembro. A divulgação do resultado é esperada para 19 de janeiro de 2018. Outros detalhes podem ser vistos no Edital do Enem 2017 ou pelo telefone 0800-616161.

Veja também

Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.