Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Como a guerra entre Rússia e Ucrânia pode cair no vestibular e Enem

Como a guerra entre Rússia e Ucrânia pode cair no vestibular e Enem

Professores falam sobre aspectos relacionados ao conflito e dão dicas para se preparar para o tema.

Publicado por Lucas Afonso
23/03/2022 14h55 , atualizado em 23/03/2022 15h46
Bandeiras da Rússia e Ucrânia
Os impactos ambientais decorrentes da guerra estão entre os assuntos do tema.

No cenário internacional, a guerra entre Rússia e Ucrânia ocupa os espaços midiáticos promovendo diferentes pautas e debates acerca das movimentações que influenciam relações internacionais, economia e a política global. 

Entender o contexto da guerra e suas consequências é fundamental para chegar preparado nas próximas provas de vestibular. Por isso, professores do ensino médio e cursinhos já estão trabalhando o tema com seus alunos.

Ciências Humanas

O mais provável é que questões sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia apareçam na prova de Ciências Humanas, ou seja, de Geografia e História. Diante disso, estudar sobre a Guerra Fria e a formação da Organização do Tratado do Atlântico do Norte (Otan) é uma prioridade em 2022.

As tensões entre os dois países se iniciaram devido a diferentes motivos políticos, econômicos e culturais, principalmente após o fim da Guerra Fria com a independência da Ucrânia em 1991. A aproximação da Ucrânia com outras nações europeias e o interesse em fazer parte da Otan provocaram desconfiança por parte da Rússia. A intensificação do conflito teve início no último dia 24 de fevereiro quando as tropas russas invadiram o território ucraniano. 

Saiba mais sobre as tensões entre Rússia e Ucrânia

Tema de redação

O assunto gera várias possibilidades de debates, uma vez que o conflito é marcado pelo aspecto geopolítico, envolvendo questões essencialmente políticas e territoriais. Nesse sentido, o tema pode gerar diferentes propostas de produções textuais em processos seletivos de ingresso ao ensino superior devido aos desdobramentos causados pela guerra.

A professora Vanessa Botasso, do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), diz que o tema pode ser cobrado de forma direta, solicitando ao candidato que “se posicione de maneira crítica em relação à postura de líderes políticos frente ao caso ou frente às especulações acerca de uma guerra nuclear”.

As questões indiretas relacionadas à guerra também podem ser cobradas, tais como “a importância da autonomia dos países na geração de energia ou, ainda, a censura à imprensa e os ataques à liberdade de expressão em governos autoritários”, explica Vanessa.

No momento de escrever sobre um tema tão complexo, é necessário, de acordo com a professora, desenvolver estratégias como, por exemplo, evidenciar a globalização enquanto um elemento que possibilita “estabelecer paralelos entre os acontecimentos mais gerais e as microrrealidades”.

No processo de preparação de escrita sobre esse tema, é fundamental que o candidato esteja informado e atualizado quanto ao que ocorreu ao longo do tempo de conflito. Vanessa enfatiza sobre a necessidade de estar atento aos posicionamentos e falas de grande destaque, tanto no meio político quanto no midiático. “Nas redes sociais, vale ficar atento a iniciativas interessantes, como trends e hashtags, que podem ser usadas de exemplo na redação”, completa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Impactos ambientais

Uma outra possibilidade é o conflito ser abordado em questões de Física, Química e Biologia ou, no caso do Enem, em Ciências da Natureza.

A guerra causa impactos ao meio ambiente devido a fatores como o uso de bombas nucleares e ao risco de usinas atômicas serem atingidas e provocar acidentes catastróficos como o que ocorreu em Chernobyl em 1986.

O professor Dario Francisco, da Oficina do Estudante, analisa que os efeitos devem demandar muito tempo para serem revertidos, ainda mais se houver vazamento de radioatividade. Para o educador, o lançamento na atmosfera de uma grande quantidade de elementos químicos e toneladas de carbono decorrentes do deslocamento de muitos tanques, blindados e explosivos causam profundos efeitos ao meio ambiente. 

A professora de Química Tathiana Guizelini, da Oficina do Estudante, explica que “a explosão dispersa detritos e materiais radioativos na estratosfera. Esses poluentes se espalham e caem pela área ao redor da detonação, por precipitação”. De acordo com a professora, diante desses eventos, chuvas ácidas podem ocorrer e cair na superfície podendo causar câncer.

Outro fator que se destaca são as explosões de minas terrestres, que segundo Tathiana, podem contaminar os solos e consequentemente os animais que se alimentam nessas zonas afetadas, prejudicando a reprodução e reduzindo a expectativa de vida da fauna local. 

“Como os agentes poluidores são de meia-vida muito longa, esses efeitos são de longo prazo, o que pode levar à fragilização dos ecossistemas atingidos por centenas de anos. A poluição espalhada pelo ar tem potencial de levar a mancha de contaminação radioativa a lugares muito distantes da detonação”, conclui a professora. 

Veja também

Fies 2024: confira os estados com mais vagas no programa
Inscrições para o Fies 2024 terminam às 23h59 desta segunda (18)
Etecs (SP) liberam datas do Vestibulinho 2024/2
Seleção ofertará vagas para Ensinos Técnico, Integrado, Médio e Especialização Técnica
Saiba como é trabalhar em uma plataforma de petróleo em alto-mar
Conheça a realidade de diferentes profissionais que trabalham em uma plataforma de petróleo da Petrobras
UECE divulga resultado da isenção de taxa do Vestibular 2024/2
Universidade Estadual do Ceará (UECE) oferece mais de 2,2 mil vagas em cursos de graduação por meio do Vestibular 2024/2
UFU abre inscrição para Vestibular 2024/2
Processo seletivo oferece 1.665 vagas em 49 cursos de graduação
Prazo para manifestar interesse na Lista de espera do ProUni 2024 começa hoje (18)
Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas chamadas ainda podem ser convocados
Fuvest anuncia datas do Vestibular 2025
Processo seletivo, que contará com duas fases, ofertará mais de 8 mil vagas em cursos da USP
Unicamp divulga datas do Vestibular 2025
Inscrições para o Vestibular 2025 da Unicamp serão recebidas entre os dias 1º e 30 de agosto
UNIFASE/FMP abre inscrições para vestibular de Medicina
O Centro Universitário UNIFASE/FMP, que já formou mais de 5 mil alunos, está com vagas abertas para a graduação em medicina.
Inscrições do Fies 2024 são prorrogadas
O prazo estava previsto para encerrar nesta sexta-feira (15)
UEL anuncia datas e novidades do Vestibular 2025
Uma das mudanças é que processo seletivo somente ocorrerá na cidade de Londrina, no Paraná
Olimpíada Brasileira de Economia está com as inscrições abertas
Os vencedores desta competição podem participar de uma Olimpíada Internacional de Economia, em Hong Kong.