Na televisão, nos jornais e revistas, nas redes sociais e até nas rodas de conversa com familiares e amigos. Os acontecimentos da atualidade do país e do mundo estão em todos os lugares. E podem estar, inclusive, em vestibulares.
Editais de processos seletivos, como o do vestibular da Fuvest, deixam claro que as provas podem abordar temas da atualidade. Como os exames são elaborados pouco tempo antes de serem aplicados, é comum que os organizadores dos vestibulares coloquem nas provas assuntos que foram divulgados nos veículos de comunicação.
E como caem atualidades no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Nesse caso, como as provas são confeccionadas, pelo menos, quatro meses antes de serem aplicadas, as chances de serem cobrados temas mais atuais são menores. Mesmo assim, assuntos anteriores aos meses em questão podem cair.
Sabendo da grande possibilidade de assuntos atuais serem cobrados em processos seletivos para ingresso ao ensino superior, separamos algumas dicas para você estudar esses assuntos da melhor forma. Confira:
1) Cuidado com as fake news
Existem pessoas que preferem assistir aos telejornais, enquanto há outras que gostam de ler jornais e revistas. Mas, atualmente, a grande maioria opta por se informar por meio de portais e redes sociais.
O importante é saber o que está acontecendo no país e no mundo. Mas, atenção, analise sempre se a fonte é confiável. Então, nada de acreditar no que é publicado nos grupos de Whatsapp sem antes checar se o assunto é uma fake news.
2) Assista a pelo menos um telejornal diariamente
A nossa recomendação é que você acompanhe, pelo menos, um telejornal nacional ao dia. Se você tem televisão a cabo, pode conferir canais específicos voltados a notícias, como o da CNN e o da Globo News.
3) Assine jornais e/ou revistas
Embora haja menos opções de jornais e revistas hoje em dia, esses meios de comunicação continuam sendo importantes. Há revistas semanais com credibilidade e que divulgam temas relevantes. Entre algumas opções, citamos a Exame e a Carta Capital.
Você também pode ler os jornais de domingo, por exemplo, cujas edições costumam ser maiores e mais analíticas. Aproveite para ler também os artigos de opinião e obter novos pontos de vista. Folha de São Paulo, Estadão, Valor Econômico e O Globo são boas escolhas.
4) Acesse os grandes portais nacionais e internacionais
Caso prefira a internet, listamos alguns portais de notícias confiáveis:
Há, ainda, sites de jornais internacionais, por meio dos quais, além de ficar ligado nos acontecimentos, você pode treinar a língua estrangeira. Veja alguns:
5) Assista séries e documentários
Atualmente, existem várias opções de plataformas de streaming, como o Netflix e o Amazon Prime, nas quais passam programas ricos em conteúdo, como documentários, por exemplo. É mais uma oportunidade de ampliar seu conhecimento.
6) Fique ligado nas redes sociais
Aproveite para checar as noticias nas redes sociais dos meios de comunicação que citamos. O Instagram e o Twitter são boas opções. Eventualmente, nessas mídias são feitas análises sobre assuntos da atualidade.
7) Acesse sites de estudo
O Mundo Educação é um exemplo de site específico de estudos. Aqui, há artigos de todas as disciplinas que caem em vestibulares e no Enem. Os textos, elaborados por professores das matérias, algumas vezes abordam temas da atualidade.
Uma outra sugestão de portal voltado a estudos é o nosso parceiro Brasil Escola. Lá também são publicados artigos de temas do momento. Inclusive, existe um canal específico chamado atualidades.
8) Assista videoaulas e ouça podcasts
No YouTube, você encontra vídeos de professores analisando assuntos da atualidade. Confira, por exemplo, o canal do Brasil Escola.
Você também pode estudar atualidades por meio de podcasts. Veja altuns:
9) Anote os temas
Quando você estiver acompanhando as notícias e notar alguma de grande repercussão que aborda temas políticos, econômicos, sociais, de saúde, entre outros, é interessante anotá-los para se aprofundar depois.
Vamos a alguns exemplos de temas da atualidade que você pode separar:
- Dados ou indicadores sociais
- Crises políticas ou econômicas
- Eleições
- Epidemias, pandemias e novas doenças
- Desastres ambientais
- Guerras e manifestações sociais
10) Fique ligado nas datas comemorativas ou históricas
Os jornais costumam aproveitar as Datas Comemorativas para produzir reportagens. Muitas vezes, essas matérias aprofundam o tema por meio de entrevistas com fontes que ajudam a explicar ou analisar o assunto, tais como historiadores, pesquisadores, doutores etc.
11) Separe os temas por disciplina
Depois de anotar os temas da atualidade que podem cair em vestibulares e no Enem, a dica é detectar em quais provas esses assuntos podem ser abordados. Aproveite para escrever no seu caderno ou no seu computador para revisar depois.
Na prova da área de conhecimento de Ciências da Natureza, por exemplo, podem cair desastres ambientais e pandemias. Na prova de Ciências Humanas, assuntos ligados a política, dados sociais, manifestações, guerras, etc.
Redação
Manter-se informado ajuda a fazer análises e reflexões, especialmente na prova de redação. Estar ligado ao que acontece ajuda a montar seu repertório na hora de produzir o texto, pois você consegue dar exemplos e defender argumentos.
As propostas de redação dos vestibulares são variadas, mas frequentemente abordam temas sociais. A redação do vestibular da Unicamp de 2021, por exemplo, contou com assuntos importantes de 2020, tais como pandemia do coronavírus e o movimento Black lives matter.
No caso da redação do Enem, normalmente caem assuntos ligados a parcelas da população específicas, como mulheres, negros, surdos etc.
12) Aprofunde-se nos temas
Primeiro, você anotou os temas que foram noticiados. Agora, deve ler sobre o assunto. Veja como exemplo as eleições dos Estados Unidos. Você pode fazer pesquisas como:
- Por que e de que modo as eleições dos EUA são diferentes das brasileiras
- Diferença entre o partido republicano e democrata
- Nomes dos ex-presidentes e suas principais ações
- Acontecimentos que envolveram ex-presidentes, como George Bush e os atentados no dia 11 de setembro de 2001
13) Faça exercícios sobre o assunto
Você já sabe o que está acontecendo no Brasil e no mundo, separou como os temas que podem ser abordados e em quais disciplinas e pesquisou mais sobre os assuntos. Agora, é o momento de partir para a prática fazendo exercícios e simulados.