Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como estudar atualidades para vestibular e Enem

Como estudar atualidades para vestibular e Enem

Temas veiculados em meios de comunicação podem ser abordados em vestibulares e no Enem

Publicado por Silvia Tancredi
Ler portais de notícias é uma forma interessante de estudar atualidades
Ler portais de notícias é uma forma interessante de estudar atualidades

Na televisão, nos jornais e revistas, nas redes sociais e até nas rodas de conversa com familiares e amigos. Os acontecimentos da atualidade do país e do mundo estão em todos os lugares. E podem estar, inclusive, em vestibulares. 

Editais de processos seletivos, como o do vestibular da Fuvest, deixam claro que as provas podem abordar temas da atualidade. Como os exames são elaborados pouco tempo antes de serem aplicados, é comum que os organizadores dos vestibulares coloquem nas provas assuntos que foram divulgados nos veículos de comunicação.

E como caem atualidades no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Nesse caso, como as provas são confeccionadas, pelo menos, quatro meses antes de serem aplicadas, as chances de serem cobrados temas mais atuais são menores. Mesmo assim, assuntos anteriores aos meses em questão podem cair.

Sabendo da grande possibilidade de assuntos atuais serem cobrados em processos seletivos para ingresso ao ensino superior, separamos algumas dicas para você estudar esses assuntos da melhor forma. Confira:

1) Cuidado com as fake news

Existem pessoas que preferem assistir aos telejornais, enquanto há outras que gostam de ler jornais e revistas. Mas, atualmente, a grande maioria opta por se informar por meio de portais e redes sociais.

O importante é saber o que está acontecendo no país e no mundo. Mas, atenção, analise sempre se a fonte é confiável. Então, nada de acreditar no que é publicado nos grupos de Whatsapp sem antes checar se o assunto é uma fake news

2) Assista a pelo menos um telejornal diariamente

A nossa recomendação é que você acompanhe, pelo menos, um telejornal nacional ao dia. Se você tem televisão a cabo, pode conferir canais específicos voltados a notícias, como o da CNN e o da Globo News.

3)  Assine jornais e/ou revistas

Embora haja menos opções de jornais e revistas hoje em dia, esses meios de comunicação continuam sendo importantes. Há revistas semanais com credibilidade e que divulgam temas relevantes. Entre algumas opções, citamos a Exame e a Carta Capital.

Você também pode ler os jornais de domingo, por exemplo, cujas edições costumam ser maiores e mais analíticas. Aproveite para ler também os artigos de opinião e obter novos pontos de vista. Folha de São Paulo, Estadão, Valor Econômico e O Globo são boas escolhas. 

4) Acesse os grandes portais nacionais e internacionais

Caso prefira a internet, listamos alguns portais de notícias confiáveis:

Há, ainda, sites de jornais internacionais, por meio dos quais, além de ficar ligado nos acontecimentos, você pode treinar a língua estrangeira. Veja alguns:

5)  Assista séries e documentários

Atualmente, existem várias opções de plataformas de streaming, como o Netflix e o Amazon Prime, nas quais passam programas ricos em conteúdo, como documentários, por exemplo. É mais uma oportunidade de ampliar seu conhecimento.

6)  Fique ligado nas redes sociais

Aproveite para checar as noticias nas redes sociais dos meios de comunicação que citamos. O Instagram e o Twitter são boas opções. Eventualmente, nessas mídias são feitas análises sobre assuntos da atualidade.

7)  Acesse sites de estudo

O Mundo Educação é um exemplo de site específico de estudos. Aqui, há artigos de todas as disciplinas que caem em vestibulares e no Enem. Os textos, elaborados por professores das matérias, algumas vezes abordam temas da atualidade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma outra sugestão de portal voltado a estudos é o nosso parceiro Brasil Escola. Lá também são publicados artigos de temas do momento. Inclusive, existe um canal específico chamado atualidades.

8)  Assista videoaulas e ouça podcasts

No YouTube, você encontra vídeos de professores analisando assuntos da atualidade. Confira, por exemplo, o canal do Brasil Escola.

Você também pode estudar atualidades por meio de podcasts. Veja altuns:

9)  Anote os temas 

Quando você estiver acompanhando as notícias e notar alguma de grande repercussão que aborda temas políticos, econômicos, sociais, de saúde, entre outros, é interessante anotá-los para se aprofundar depois. 

Vamos a alguns exemplos de temas da atualidade que você pode separar:

  • Dados ou indicadores sociais 
  • Crises políticas ou econômicas
  • Eleições 
  • Epidemias, pandemias e novas doenças
  • Desastres ambientais
  • Guerras e manifestações sociais
questão 17 do vestibular 2021 da Fuvest
Assunto da atualidade foi abordado no vestibular 2021 da Fuvest

10)    Fique ligado nas datas comemorativas ou históricas

Os jornais costumam aproveitar as Datas Comemorativas para produzir reportagens. Muitas vezes, essas matérias aprofundam o tema por meio de entrevistas com fontes que ajudam a explicar ou analisar o assunto, tais como historiadores, pesquisadores, doutores etc.

11)   Separe os temas por disciplina 

Depois de anotar os temas da atualidade que podem cair em vestibulares e no Enem, a dica é detectar em quais provas esses assuntos podem ser abordados. Aproveite para escrever no seu caderno ou no seu computador para revisar depois.

Na prova da área de conhecimento de Ciências da Natureza, por exemplo, podem cair desastres ambientais e pandemias. Na prova de Ciências Humanas, assuntos ligados a política, dados sociais, manifestações, guerras, etc.

Redação

Manter-se informado ajuda a fazer análises e reflexões, especialmente na prova de redação. Estar ligado ao que acontece ajuda a montar seu repertório na hora de produzir o texto, pois você consegue dar exemplos e defender argumentos.

As propostas de redação dos vestibulares são variadas, mas frequentemente abordam temas sociais. A redação do vestibular da Unicamp de 2021, por exemplo, contou com assuntos importantes de 2020, tais como pandemia do coronavírus e o movimento Black lives matter. 

No caso da redação do Enem, normalmente caem assuntos ligados a parcelas da população específicas, como mulheres, negros, surdos etc.  

prova da segunda fase do Vestibular 2021 da Unicamp
Prova da 2ª fase da Unicamp aborda tema da atualidade

12)    Aprofunde-se nos temas

Primeiro, você anotou os temas que foram noticiados. Agora, deve ler sobre o assunto.  Veja como exemplo as eleições dos Estados Unidos. Você pode fazer pesquisas como:

  • Por que e de que modo as eleições dos EUA são diferentes das brasileiras 
  • Diferença entre o partido republicano e democrata
  • Nomes dos ex-presidentes e suas principais ações
  • Acontecimentos que envolveram ex-presidentes, como George Bush e os atentados no dia 11 de setembro de 2001

13)    Faça exercícios sobre o assunto

Você já sabe o que está acontecendo no Brasil e no mundo, separou como os temas que podem ser abordados e em quais disciplinas e pesquisou mais sobre os assuntos. Agora, é o momento de partir para a prática fazendo exercícios e simulados. 

Faça os exercícios do Mundo Educação

Veja também

Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa