Mais de 20 mil inscritos no Vestibular 2017 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) 2017 participaram da segunda fase. As provas foram aplicadas entre os dias 8 e 10 de janeiro.
No primeiro dia, os inscritos produziram uma redação e responderam questões discursivas de Português. No segundo foi a vez de 16 questões de História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês. Por último, houve 12 questões discursivas sobre duas ou três disciplinas, conforme o curso em disputa.
Análise das provas
Para a diretora pedagógica do colégio e curso Oficina do Estudante, Saray Azenha, as provas da segunda fase da Fuvest 2017 foram pautadas no conteúdo, inovando com perguntas relacionadas à modernidade.
A redação teve como tema “O homem saiu de sua menoridade?” e trazia como texto de apoio um excerto do filósofo Immanuel Kant, que diz que a maioridade se alcança quando passamos a pensar por si próprio, sem a tutela de um outro.
Proposta de Redação Fuvest 2017
Saray comenta que o primeiro dia do processo seletivo desta edição seguiu a linha dos anos anteriores, abordando inclusive o livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos. “A novidade ficou por conta de uma pergunta que continha um excerto do romance Mayombe, do escritor angolano Pepetela”, comenta ela.
Questão de Língua Portuguesa
De acordo com a diretora, o segundo dia teve provas de muita qualidade, exigindo domínio do conteúdo, e com questões interdisciplinares. “Destaco cinco questões que considerei difíceis e uma questão bastante inteligente que relacionava a matemática com um trecho da obra Moby Dick”.
Questão de matemática da 2a fase Fuvest 2017
No terceiro dia, conforme a opinião de Saray, as questões exigiram um conhecimento aprofundado das disciplinas relacionadas com o curso que o candidato optou. “O candidato que conseguiu se aprofundar nas matérias específicas não deve ter tido dificuldade no último dia” analisa.
Resultados
A previsão é de que o resultado final, com a relação de aprovados, seja publicado no dia 2 de fevereiro de 2017. Novas convocações devem ser realizadas nos dias 9, 17 e 23 do mesmo mês.
Nesta edição o Vestibular da Fuvest oferta 8.734 oportunidades, sendo 8.614 para os cursos da Universidade de São Paulo (USP) e outras 120 para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Estudantes oriundos da rede pública terão acesso aos bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp). O benefício pode chegar a até 20%, variando de acordo com o grupo em que o candidato se incluir, incidindo sobre a nota da primeira fase e a nota final do Vestibular.
A USP destina ainda outras 2.338 vagas para serem preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Veja mais informações no Manual do Candidato ou no site da Fuvest.