Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Coronavírus: Defensoria Pública da União pede que datas do Enem 2020 sejam alteradas por conta da pandemia

Coronavírus: Defensoria Pública da União pede que datas do Enem 2020 sejam alteradas por conta da pandemia

O órgão solicita que o Enem 2020 tenha as datas alteradas, de acordo com a evolução e o cenário do país, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Publicado por Érica Caetano
17/04/2020 12h50 , atualizado em 17/04/2020 13h17

A Defensoria Pública da União (DPU) entrou com uma ação cível pública contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última quinta-feira, dia 16, solicitando que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 tenha as datas alteradas, de acordo com a evolução e o cenário do país, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

 Veja aqui o documento!

No documento acima, a DPU explana afirmando que o Enem não foi adequado, baseando-se na nova realidade brasileira, e que manter o cronograma atual do Exame, poderá prejudicar estudantes, já que muitas escolas públicas e particulares estão com suas aulas suspensas por tempo indeterminado.

E reforça, assim como outras entidades, que mesmo com a recomendação de que alunos deverão continuar com os estudos virtualmente, não são todos aqueles que possuem acesso de forma regular as plataformas de ensino on-line bem como uma rede de internet acessível.

Pedidos

Dentre os pedidos da Defensoria, está a solicitação para que o prazo de isenção de taxa de inscrição do Enem 2020 seja estendido, já que estudantes que precisarão da isenção da taxa de inscrição para poderem participar do Exame são de baixa renda e que justamente nesse grupo é que se concentra a maior dificuldade em utilizar-se dos meios materiais para formular o pedido, e que a maioria deles não tem acesso a internet e, muito menos, computadores em suas residências.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

E, partindo da orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que todos devem permanecer em isolamento social,  levando ao fechamento de escolas, bibliotecas, centros comunitários e outros equipamentos públicos que serviriam, em condições normais, para suprir essa necessidade.

O prazo para solicitar a isenção de taxa do Enem 2020 encerra às 23h59 desta sexta-feira, 17 de abril. Para a DPU, o prazo não sendo estendido, prejudicará o acesso dos menos favorecidos ao ensino superior.

Além do prazo de isenção estendido, o órgão também solicita a adequação do calendário e do cronograma do Enem à realidade do atual ano letivo, levando em conta todas as unidades federativas do país.

Veja também

PUCRS recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020 via Enem até este domingo (31)
A taxa é de R$ 30 para os que concorrerem pela prova e de R$ 20 para quem optar pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UPF recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
Candidatos poderão optar por utilizar as provas do Enem ou realizar provas on-line. Para o curso de Medicina, a seleção se dará exclusivamente pela nota da prova do Enem.

UPE adia SSA para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus
A ideia é que as inscrições sejam realizadas no próximo mês de julho ou agosto. Contudo, as provas só ocorrerão em 2021.

Enem 2020 registra mais de 6,1 milhões de inscrições
No entanto, número pode diminuir, pois também foram contabilizados estudantes que ainda não pagaram taxa. Prazo para pagamento encerra hoje.

Hoje é o último dia para pagar taxa de inscrição do Enem 2020
Inscritos podem fazer o pagamento em agências bancárias, casas lotéricas, agências dos Correios e internet banking

Inscrições do Enem 2020 são encerradas após prazo prorrogado
Inep informou que candidatos poderão se inscrever com outro documento, como o CPF, na ausência do RG.

Inep publica Manual de Correção da Redação do Enem
Material detalha, por exemplo, o que leva estudantes a tirarem nota zero e competências seguidas pelos avaliadores para corrigir o texto

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.