Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Coronavírus: Defensoria Pública da União pede que datas do Enem 2020 sejam alteradas por conta da pandemia

Coronavírus: Defensoria Pública da União pede que datas do Enem 2020 sejam alteradas por conta da pandemia

O órgão solicita que o Enem 2020 tenha as datas alteradas, de acordo com a evolução e o cenário do país, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Publicado por Érica Caetano
17/04/2020 12h50 , atualizado em 17/04/2020 13h17

A Defensoria Pública da União (DPU) entrou com uma ação cível pública contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última quinta-feira, dia 16, solicitando que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 tenha as datas alteradas, de acordo com a evolução e o cenário do país, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

 Veja aqui o documento!

No documento acima, a DPU explana afirmando que o Enem não foi adequado, baseando-se na nova realidade brasileira, e que manter o cronograma atual do Exame, poderá prejudicar estudantes, já que muitas escolas públicas e particulares estão com suas aulas suspensas por tempo indeterminado.

E reforça, assim como outras entidades, que mesmo com a recomendação de que alunos deverão continuar com os estudos virtualmente, não são todos aqueles que possuem acesso de forma regular as plataformas de ensino on-line bem como uma rede de internet acessível.

Pedidos

Dentre os pedidos da Defensoria, está a solicitação para que o prazo de isenção de taxa de inscrição do Enem 2020 seja estendido, já que estudantes que precisarão da isenção da taxa de inscrição para poderem participar do Exame são de baixa renda e que justamente nesse grupo é que se concentra a maior dificuldade em utilizar-se dos meios materiais para formular o pedido, e que a maioria deles não tem acesso a internet e, muito menos, computadores em suas residências.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

E, partindo da orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que todos devem permanecer em isolamento social,  levando ao fechamento de escolas, bibliotecas, centros comunitários e outros equipamentos públicos que serviriam, em condições normais, para suprir essa necessidade.

O prazo para solicitar a isenção de taxa do Enem 2020 encerra às 23h59 desta sexta-feira, 17 de abril. Para a DPU, o prazo não sendo estendido, prejudicará o acesso dos menos favorecidos ao ensino superior.

Além do prazo de isenção estendido, o órgão também solicita a adequação do calendário e do cronograma do Enem à realidade do atual ano letivo, levando em conta todas as unidades federativas do país.

Veja também

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022/2 de Medicina e demais cursos da Unicap (PE)
A Unicap oferta 1.719 vagas neste vestibular. As provas para os vestibulandos dos cursos presenciais da Unicap serão realizadas em 09 de julho, exceto Medicina, que será aplicada no domingo, 10 de julho.

UFT solta resultado do Vestibular EaD 2022/2
Para a classificação do candidato, foram atribuídos pesos às disciplinas, de acordo com o curso para o qual o candidato se inscreveu.

Idomed recebe inscrições de Vestibular via Enem para bolsas em Medicina
Candidatos poderão concorrer a 19 bolsas integrais para Medicina em diferentes regiões brasileiras por meio de notas do Enem.

Bahiana publica aprovados no Vestibular 2022/2 de Medicina
Candidatos convocados deverão se matricular pela internet entre os dias 4 e 6 de julho.

IFSuldeMinas divulga resultado do Vestibular 2022/2
A seleção dos candidatos foi feita por meio do uso da nota obtida no Enem, em qualquer edição do exame de 2014 a 2021, e também pela prova regular.

Inscrições abertas para o Cursinho FEAUSP 2022
Iniciativa capacita participantes para vestibulares como a Fuvest. Interessados podem se inscrever até 20 de julho.

IFMG divulga resultado do seu Vestibular 2022/2
O Vestibular de Inverno 2022 do IFMG ofereceu 110 vagas para cursos de graduação.

FGV recebe inscrições do Vestibular Unificado 2023
Pedidos de isenção de taxa podem ser feitas até o dia 17 de outubro, de estudantes que estão cursando ou já concluíram o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais da rede particular.

Resultado do Vestibular de Inverno 2022 da PUC Rio é liberado
Agora, os selecionados deverão realizar as matrículas deverão até o dia 30 de junho.

Inscrições do SiSU 2022/2 já estão abertas
O prazo encerra na próxima sexta-feira, 1º de julho. O MEC já informou a quantidade de vagas e de cursos que são oferecidos nesta edição. São 65.932 vagas confirmadas.

Prazo para se inscrever no PSI 2022 da UFAM chega ao fim nesta terça-feira (28)
Os candidatos ao PSI 2022 da UFAM vão passar pelas provas nos dias 07 e 08 de agosto.

IFSP recebe inscrições para Vestibular 2022/2 com as notas do Enem
Estudantes que fizeram o Enem entre 2017 e 2021 podem concorrer a 880 vagas em cursos superiores.