Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020

UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Publicado por Silvia Tancredi
01/04/2020 17h07 , atualizado em 01/04/2020 18h58

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) soltou nota na tarde de hoje, 1º de abril, informando que não concorda com a manutenção das datas das provas do Enem 2020, marcadas para os dias 1º e 8 de novembro. 

Acesse o Edital do Enem 2020

Segundo a nota, seria necessário aguardar o fim do ciclo da pandemia do novo Coronavírus e também da suspensão das aulas para sejam definidas as datas das provas do Enem 2020.

Os secretários da educação acreditam que seria melhor que o prazo de inscrições para o Enem 2020 fosse ampliado e que fosse garantida a isenção da taxa de inscrição para todos os estudantes de escolas públicas do país.

"Mesmo considerando as soluções e ferramentas que estão sendo implantadas nas redes privadas e públicas para minimizar as perdas do período de suspensão das aulas presenciais, elas não chegarão para todos os estudantes brasileiros, especialmente os mais carentes", destaca o comunicado.

Veja abaixo a nota na íntegra. 

Clique para ler a nota completa

União de estudantes

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) concordam com o Consed e também acreditam que as datas do Enem 2020 devem ser alteradas. Veja abaixo comunicado publicado no Twitter:

Inep

O Mundo Educação entrou em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enem 2020. Veja abaixo a nota oficial do órgão:

Sobre as diversas manifestações face a um possível adiamento das datas de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, em suas versões impressa e digital, incluindo nota divulgada à imprensa pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece:

·         A edição anual do Enem é um longo e complexo processo, que compreende diversas etapas. Envolve os participantes, sejam aqueles que estão concluindo o ensino médio, sejam aqueles que já possuem o diploma; a importante parceria com as Secretarias de Educação dos estados e municípios; os órgãos de segurança federais e estaduais; o Exército; as instituições de ensino superior públicas e privadas; bem como os Correios e o consórcio aplicador.

·         O Inep entende que o Enem é uma das políticas públicas de educação mais importantes, a ser prestada anualmente, pois, além de avaliar o ensino médio, significa a porta de entrada ao ensino superior para milhões de brasileiros. Por esse motivo, o Inep está buscando garantir sua execução adequada, não apenas para cumprir com seu dever institucional, mas, principalmente, para não prejudicar mais ainda a sociedade brasileira. Inclusive, com o Enem Digital é oferecida à sociedade mais de uma aplicação durante o ano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

·         Para que haja a execução do Enem, é preciso cumprir com as diversas etapas que antecedem a data de aplicação do exame, como a elaboração da prova, os pedidos e a análise de isenção da taxa de inscrição, a efetivação da inscrição, a impressão, a logística e a distribuição, além de todos os subprocessos associados a essas grandes etapas. Por isso, a publicação dos editais do Enem 2020 é fundamental neste momento, de modo a garantir à sociedade que a concretização dessa política pública seja preservada e para que seja dado início, pelo Inep, à preparação e à viabilidade de execução desta edição do Enem.

·         O Inep confia no excelente diálogo que possui não apenas com o Consed, mas também com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o Conselho Nacional de Educação (CNE) e com demais entidades que representam o ensino superior público e privado, baseado no respeito mútuo, no bom senso e no propósito de engrandecer a educação no Brasil.

·         Não houve, até o presente momento, manifestação formal ao Inep por parte do Consed. No entanto, o Instituto reforça possuir um diálogo sempre aberto junto às mais diversas entidades e à sociedade em geral, destacando que todas as sugestões e críticas apresentadas são muito importantes para o aprimoramento de suas atividades. O Inep garante que cada uma delas será avaliada e discutida, sempre buscando o que seja melhor para a educação brasileira.

Enem 2020

O edital do Enem 2020 foi divulgado ontem, 31 de março. Conforme o documento, a previsão é que as inscrições sejam feitas de 11 a 22 de março. A taxa custará R$ 85, mas pedidos de isenção poderão ser realizados de 6 a 17 de abril.

Além do Enem tradicional com provas impressas; pela primeira vez, o MEC realizará o Enem Digital para 100 mil estudantes em todos os 27 estados e no Distrito Federal

Veja também

Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.