Tem início nesta terça-feira, 18 de março, as inscrições do Curso Pré-Vestibular e Enem Popular (POP), em Porto Alegre. Podem se inscrever estudantes que estejam concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio na rede pública na capital gaúcha.
Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 14. Eles deverão preencher a ficha de inscrição e entregá-la juntamente com a documentação exigida na Secretaria Municipal da Juventude, situada na Rua João Alfredo, nº 607, das 08h30 às 12h e das 13h30 às 18h.
Veja aqui a ficha de inscrição Cursinho POP
Na ocasião, os estudantes deverão entregar junto com a ficha devidamente preenchida, uma foto 3x4 além de cópias da Certidão de Nascimento ou documento oficial de identidade, comprovante de residência atualizado no nome do responsável, histórico escolar de conclusão do Ensino Médio ou atestado de frequência do terceiro ano do Ensino Médio.
Além destes, aqueles que morarem com adultos (maiores de 18 anos) deverão entregar ainda contracheque, carteira de trabalho ou comprovante do INSS atualizado (para trabalhadores formais), ou ainda declarações de renda escrita a próprio punho, carteira de trabalho com a data da rescisão do último contrato e página subsequente e declaração de pensão alimentícia (caso houver).
O preparatório é um projeto de parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre, por meio das secretarias municipais da Juventude e da Educação, com a União Estadual dos Estudantes (UEE). Estão sendo ofertadas no total mil vagas, destinadas aos jovens de 15 a 29 anos, com renda familiar per capita de até R$ 1.235 reais. As aulas serão ministradas por professores qualificados e com experiência na área e ocorrerão na Instituição Pão dos Pobres, durante os três turnos.
O POP iniciou suas atividades em 2012, com mais de 300 jovens realizando o curso. Dos inscritos no vestibular na UFRGS, 44% foram aprovados. Já no Enem, 70% dos estudantes que fizeram o exame alcançaram a média de 580 pontos, e 27% ficaram entre 601 e 760 pontos. No segundo ano, em 2013, foram aproximadamente 700 jovens inscritos no curso.