Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio Grande do Sul
  4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Com 80 anos de história, UFRGS oferece quase 100 opções de cursos de graduação, na modalidade presencial, e 150 especializações.

Publicado por Wanja Borges
UFRGS conta com 30 unidades educacionais
UFRGS conta com 30 unidades educacionais

Considerada uma das melhores instituições educacionais de ensino superior do mundo, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vem se destacando pela qualidade de suas pesquisas acadêmicas e prestígio internacional, em quase 80 anos de história. Criada em 1934 e composta inicialmente por cinco unidades acadêmicas, a Universidade de Porto Alegre se transformou em Universidade do Rio Grande do Sul (URGS) em 1947. Três anos depois, a instituição foi federalizada, mas recebeu o nome de UFRGS somente em 1968. Hoje, são quase 100 opções de cursos de graduação, na modalidade presencial, e 150 especializações, oferecidos por quase 30 unidades. 

A Universidade já foi palco de graduação de autoridades brasileiras importantes, como a presidenta Dilma Rousseff. Atualmente, a UFRGS conta com mais de 30 mil graduandos, 10 mil estudantes de pós-graduação e cinco mil colaboradores, entre docentes e servidores técnico-administrativos. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010, a instituição foi reconhecida com conceito cinco, nota máxima da avaliação. Além disso, os cursos de Biomedicina, Nutrição, Agronomia, Medicina Veterinária também obtiveram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) de 2010, destacando-se entre os 25 cursos mais bem avaliados. 


CAMPUS
•    Campus Centro

Av. Paulo Gama, nº 110 Farroupilha, Porto Alegre - RS
(51) 3308-6000

Administração (Bacharelado), Administração (Formação em Administração Pública e Social), Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Biomedicina, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Jurídicas e Sociais (Bacharelado), Design (Design de Produto), Design (Design Visual), Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, História da Arte, Música (Canto), Música (Teclado), Música (Cordas ou Sopros), Música (Regência Coral), Música (Composição), Música (Licenciatura), Pedagogia, Relações Internacionais, Teatro (Direção Teatral), Teatro (Interpretação Teatral) e Teatro (Licenciatura). 

•    Campus da Saúde
Rua Ramiro Barcelos, s/nº, Santana, Porto Alegre – RS

Análise de Políticas e Sistemas de Saúde, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Comunicação Social (Relações Públicas), Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Museologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) e Serviço Social.

•    Campus Olímpico
Rua Felizardo, nº 750, Jardim Botânico, Porto Alegre - RS

Dança (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) e Fisioterapia.

•    Campus do Vale
Av. Bento Gonçalves, nº 9.500, Agronomia, Porto Alegre - RS

Agronomia, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura), Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Engenharia Física, Estatística, Filosofia (Bacharel e Licenciatura), Física (Astrofísica), Física (Física Computacional), Física (Materiais e Nanotecnologia), Física (Pesquisa Básica), Física (Licenciatura), Geografia (Bacharel e Licenciatura), Geologia, História (Bacharelado e Licenciatura), Letras (Bacharelado Português/Alemão), Letras (Bacharelado Português/Espanhol), Letras (Bacharelado Português/Francês), Letras (Bacharelado Português/Inglês), Letras (Bacharelado Português/Italiano), Letras (Bacharelado Português/Japonês), Letras (Licenciatura Português/Língua Portuguesa), Letras (Licenciatura Português/Alemão), Letras (Licenciatura Português/Espanhol), Letras (Licenciatura Português/ Francês), Letras (Licenciatura Português/ Inglês), Letras (Licenciatura Português/ Italiano), Letras (Licenciatura Português/ Latim), Letras (Licenciatura Português/ Grego), Letras (Licenciatura Língua Moderna/Alemão), Letras (Licenciatura Língua Moderna/Espanhol), Letras (Licenciatura Língua Moderna/Francês), Letras (Licenciatura Língua Moderna/Inglês). Letras (Licenciatura Língua Moderna/Italiano), Matemática (Bacharelado e Licenciatura), Medicina Veterinária, Políticas Públicas, Química (Bacharelado e Licenciatura) e Química Industrial.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

INFRAESTRUTURA
A UFRGS conta com quatro campi e 29 unidades de ensino, constituídas por 300 prédios e 94 departamentos diferentes, em 10.607m² de área construída. Além disso, a Universidade é constituída por mais de 500 laboratórios, 33 bibliotecas, 37 auditórios, cinco restaurantes universitários, três casas do estudante, duas colônias de férias e muito mais. Hospital Universitário, Editora, Jardim Botânico, Centro de Teledifusão e Observatório Astronômico também compõem a infraestrutura da instituição. 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

A UFRGS oferece, anualmente, seu Processo Seletivo Tradicional. Organizado pela Comissão Permanente de Seleção (Coperse), o vestibular costuma ser aplicado em janeiro na cidade de Porto Alegre e em municípios do interior do Rio Grande do Sul, durante dois finais de semana consecutivos. Anteriormente, a prova era aplicada durante quatro dias seguidos.

•    Enem 
A UFRGS já adotou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de ingresso em seus cursos. A nota do estudante no Exame era somada com seu desempenho no vestibular da instituição, o que equivalia a 10% da pontuação final. Contudo, atualmente não Exame deixou de ser utilizado para a complementação da nota. Vale ressaltar que os 30% das vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) continua valendo.

•    Sistema de Cotas 

Atualmente, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul reserva 30% de suas vagas, em cada curso, ao Sistema de Cotas, sendo que 15% são destinados para estudantes oriundos de escolas públicas e os outros 15% para afrodescendentes. Para indígenas, são 10 vagas. 

•    Ensino a Distância 
Desde 2002, a UFRGS oferece, por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEAD), cursos de extensão, graduação e especialização pela modalidade Ensino a Distância. Dentre os cursos de graduação estão Administração, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Desenvolvimento Rural, Letras (Inglês), Matemática, Música e Pedagogia. 

Página Eletrônica
Site


REDES SOCIAIS 
Facebook | Twitter | Orkut | Youtube | Flickr

 

Veja também

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.

UFRGS adia Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
As provas do Vestibular 2021 da UFRGS estavam previsto de acontecerem nos dias 28 e 29 de novembro e 05 e 06 de dezembro.

UFPR anuncia adiamento do Vestibular 2020/2021 em razão do novo coronavírus
Medida foi tomada pelas condições em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, as provas objetivas do Vestibular serão realizadas somente ano que vem.

Coronavírus: Unitau (SP) suspende inscrições do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Oferta seria de 80 vagas e Vestibular contaria com duas fases. Suspensão do processo seletivo se deve pela pandemia do novo coronavírus.

Inep anuncia que provas do Enem 2020 serão adiadas
Órgão informou que, por causa da pandemia do coronavírus, agora provas serão realizadas de 30 a 60 dias depois do que estavam previstas

Projeto de Lei que adia o Enem 2020 é aprovado pelo Senado
Agora, o Projeto de Lei que foi aprovado por 75 votos a favor e 1 contra, irá para a Câmara dos Deputados.

Na Bahia, Unifacs inscreve para Vestibular 2020/2
Por causa da pandemia do coronavírus, os estudantes serão selecionados pelas notas do Enem

UVV, no Espírito Santo, recebe inscrições para Vestibular 2020/2
Candidatos serão avaliados pelas notas do Enem e por uma seleção no estilo game