O Cursinho Popular Garra, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com inscrições abertas para o seu processo seletivo para novos estudantes. O prazo vai até o dia 23 deste mês, através de formulário on-line.
Podem participar aqueles que já concluíram o ensino médio ou vão finalizá-lo em 2021; são oriundo de escola pública ou bolsista integral em escola particular; não possuem curso superior completo ou curso superior em tecnologia; e ter a mínima estrutura para conseguir acompanhar assiduamente as atividades, usufruindo de ambiente com acesso à internet e com algum dispositivo capaz de acessar às plataformas do Google Meet, WhatsApp e Google Drive.
É desejável que o estudante resida em Juiz de Fora ou tenha condições de deslocamento para o município diariamente, de segunda a sexta-feira, quando for possível o retorno das atividades presenciais. Também é preciso ter disponibilidade aos sábados e domingos, predeterminados em calendário, para a realização de simulados obrigatórios.
Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) a seletiva do preparatório será realizado de forma remota. Ela será formada por cinco fases: a inscrição on-line; uma prova diagnóstica com 50 questões de múltipla escolha em que são abordadas as competências de Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Interdisciplinares; um sorteio on-line para a fase de entrevistas; a entrega da documentação; e as entrevistas.
Confira as datas no cronograma abaixo:
A lista com os aprovados será divulgada pelas redes sociais do Garra no dia 02 de abril. Os candidatos serão informados por e-mail sobre a aprovação. Caso as vagas disponíveis na primeira chamada não sejam preenchidas, o Cursinho Popular irá disponibilizar outras listas convocatórias para os candidatos excedentes.
A aula inaugural está prevista para ser realizada no dia 09 de abril, às 18h30 pela plataforma do Google Meet. O ano letivo terá início em 12 de abril.
A oferta é de 70 vagas, sendo que desse total, sete são reservadas para candidatos com mais de 30 anos, 14 para ex-alunos do curso que não foram aprovados em provas vestibulares e 49 para ampla concorrência.
Mais detalhes podem ser obtidos no Edital ou Manual do Candidato.