Na edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), haverá prazo de 30 minutos entre o fechamento dos portões (13h) e o início das provas (13h30). Até o ano passado, o horário era o mesmo (13h). A mudança foi anunciada na tarde de ontem, 14 de maio, pelo Ministério da Educação (MEC), bem como as primeiras informações sobre o Exame.
Durante esse intervalo, segundo o ministro de educação, Renato Janine Ribeiro, os monitores e seguranças poderão identificar os participantes e verificar se eles portam materiais que não são permitidos de acordo com o Edital.
Janine explicou que o novo horário evitará tumultos que ocorreram em edições anteriores e impedirá que estudantes cheguem às salas depois que as provas tenham começado. Ainda de acordo com o ministro, somente quando todos os participantes estiverem nas salas os fiscais deverão abrir o malote com os cadernos de questões. Para o Enem deste ano, serão 80 mil malotes.
Datas
Conforme o MEC, o edital será liberado na próxima segunda-feira (18). Os estudantes poderão se inscrever das 10h de 25 de maio às 23h59 de 5 de junho. O valor da taxa de inscrição subiu de R$ 35 para R$ 63. O valor poderá ser pago até o dia 10.
As provas serão aplicadas em dois dias, em 1.714 municípios e em quase 19 mil locais. Em 24 de outubro, das 13h30 às 18h, os candidatos responderão questões objetivas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia seguinte, entre 13h30 e 19h, será a vez de questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática. Eles também vão produzir uma redação.