Os candidatos inscritos como treineiros no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 poderão testar a partir desta edição o Enem Digital. Os estudantes de 1° e 2° ano do Ensino Médio que estiverem apenas fazendo como teste o maior exame educacional do país poderão passar pelas provas pela primeira vez neste formato. A informação foi confirmada ontem, dia 18, por meio do item 1.10.1 do Edital do Enem 2015, publicado no Diário Oficial.
Acesse aqui o Edital do Enem 2015
De acordo com o documento, o participante menor de 18 anos no primeiro dia de realização do Exame e que concluirá o Ensino Médio após 2015 poderá participar do novo formato. No entanto, ele não poderá utilizar os seus resultados individuais obtidos para os fins descritos nos itens 1.9.1 e 1.9.2 do Edital. Estes itens dizem respeito a conseguir certificado de conclusão do Ensino Médio e usar para ingresso no ensino superior, respectivamente, já que os testes destinam-se exclusivamente para fins de avaliação de conhecimentos.
A ideia de tornar a prova do Enem digital foi anunciada pelo então ministro da Educação, Cid Gomes, que fez uma consulta pública para o novo modelo. Com a prova digital, o candidato poderá agendar uma data para fazer o exame em um dos locais de prova autorizados pelo Ministério da Educação (MEC).
As questões serão sorteadas em um banco público de itens nas quatro áreas de conhecimento do exame – linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias. Atualmente, o banco de questões é secreto, e o exame é impresso e realizado apenas uma vez por ano, em uma mesma data para todos os candidatos.
Enem 2015
As inscrições para o Enem 2015 serão abertas às 10h do próximo dia 25 e seguem até as 23h59 do dia 05 de junho. As provas serão aplicadas em 24 e 25 de outubro em quase 19 mil locais de prova situados em 1.714 municípios brasileiros. No primeiro dia, serão provas de ciências humanas e de ciências da natureza e, no segundo, de linguagens, códigos e suas tecnologias, de matemática e de redação.
Em relação às edições anteriores, o Enem deste ano apresenta mudanças, as quais foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) na última quinta-feira (14). Confira mais detalhes aqui!
O Enem é o maior exame do Brasil, aplicado no último ano para mais de 6 milhões de pessoas. O exame permite que o candidato possa concorrer a vagas no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e no ensino técnico pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Também é exigência para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras, além do financiamento pelo Fies.
*com informações da Agência Brasil