O Ministério da Educação (MEC) soltou na manhã de hoje, 18 de janeiro, as notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2016. Dos mais de 6 milhões de participantes, apenas 77 tiraram nota máxima (mil) na redação.
Esse dado indica que o número de candidatos que têm obtido a maior nota na produção textual vem caindo ao longo dos anos. No ano passado, apenas 104 conseguiram desempenho máximo e, em 2014, somente 250 estudantes.
Na edição deste ano, excepcionalmente, houve dois temas de redação. O primeiro, no Enem de novembro, foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". Confira comentários sobre a proposta de texto. Já o Enem de dezembro pediu que os candidatos dissertassem sobre o seguinte tema: "Caminhos para combater o racismo no Brasil". Saiba mais.
Mais números
Conforme levantamento divulgado pelo MEC, a maioria dos participantes (quase 2 milhões) tirou notas entre 501 e 600. Em seguida, mais de 1,3 milhão obteve desempenho entre 401 e 500.
Notas da redação do Enem 2016
Vale ressaltar que 291.806 candidatos tiraram nota zero ou tiveram o texto anulado. Segundo o MEC, os motivos principais para ter a redação anulada foram: fuga ao tema, cópia de texto motivador e texto insuficiente.
O Enem 2015 contabilizou 53.032 candidatos com nota zero na redação (sem considerar redações em branco). No Enem 2014, foram 529.373, pois consideraram as redações em branco.
Como funciona a correção
Atualmente, a redação é corrigida por dois corretores, de forma independente, sendo que cada um deles fica responsável por atribuir uma nota entre zero e 200 para cada uma das cinco competências abaixo:
I – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita;
II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
V – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural;
Se o estudante não conseguir compreender a proposta de redação, não atender o tipo textual determinado e obtiver nota zero nesta competência, ele automaticamente terá sua prova anulada. Além disso, em casos de redação em branco, texto com até sete linhas, reprodução dos textos das coletâneas na íntegra e sem citação, desenhos e outras formas propositais de anulação, as provas serão zeradas na mesma hora.