O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira, 24 de abril, a lista de estudantes que ganharam isenção de taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e Enem Digital 2020.
Segundo o Edital, quem não estiver de acordo com o resultado poderá entrar com recurso entre os dias 27 de abril e 1º de maio, exclusivamente pelo site do Enem.
Ainda conforme as regras do Enem 2020, os interessados deverão anexar os documentos exigidos para a comprovação do direito à isenção. O estudante saberá se seu pedido foi negado no e-mail cadastrado e pelo celular informado na solicitação.
Puderam solicitar isenção de taxa do Enem 2020 estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública, beneficiados pela Lei Federal nº 12.799/2013 e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Justificativas de ausência
Também foi divulgado hoje o resultado das justificativas de ausência no Enem 2019 de estudantes que ganharam a isenção, mas não puderam fazer as provas. Foram analisados casos de pessoas que passaram por situações como acidentes, mortes na família, internação, trabalho, entre outros.
Veja mais sobre a justificativa de falta!
Novos editais e datas
Na última quarta-feira (22), o MEC soltou dois novos editais do Enem, nos quais consta que também poderão ser feitos pedidos de isenção de taxa durante a inscrição do Enem 2020, que ocorrerá de 11 a 22 de maio.
As alterações nos documentos foram feitas para não prejudicar estudantes de baixa renda que não conseguiram solicitar a gratuidade durante o prazo estipulado anteriormente, já que escolas e bibliotecas estão fechadas por conta da pandemia do coronavírus, dificultando que estes tenham acesso a internet com facilidade.
Confira os novos editais do Enem 2020
Enem 2020
O Enem 2020 terá taxa de R$ 85. As provas serão aplicadas em 1º e 08 de novembro. Já a versão digital do Exame (Enem Digital), que será aplicada pela primeira vez, ocorreria nos dias 11 e 18 de outubro, mas foi remarcada para os dias 22 e 29 de novembro.
Saiba mais sobre o Enem Digital
Ambas as versões do Enem terão o mesmo conteúdo. No primeiro dia serão 45 questões de Ciências Humanas, 45 de Linguagens e Códigos e a Redação, com duração de 5h30. O segundo terá 45 perguntas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, durando 5h.
O resultado do Enem 2020 está previsto para janeiro de 2021.
Mais informações estão disponíveis no Edital do Enem 2020 e nesta página do Enem do Super Vestibular.