Começa nesta segunda-feira (11) o prazo de inscrições para o Enem Impresso e o Enem Digital 2020. Os interessados podem fazer o cadastro até o dia 22 de maio.
A taxa de inscrição custa R$ 85 e deverá ser paga até 28 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas, agências dos Correios e internet banking.
Estudantes que ainda não solicitaram isenção de taxa de inscrição podem fazer o pedido durante o mesmo período de inscrições. A isenção pode ser solicitada pelos participantes que se enquadrem em uma das seguintes situações:
--> Estudante que está cursando o 3º ano do Ensino Médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
--> Beneficiados pela Lei Federal nº 12.799/2013;
--> Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Este é o segundo prazo para solicitar a gratuidade. O primeiro ocorreu de 6 a 17 de abril. A lista de contemplados foi divulgada no dia 24 do mesmo mês.
Os estudantes que ganharam a isenção deverão fazer a inscrição no Enem 2020 normalmente. O benefício da isenção será confirmado ao fim do processo de inscrição, de forma automática.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliou as datas de pedidos de isenção para atender solicitação da Defensoria Pública da União (DPU) de alterar o cronograma do exame.
Segundo a Defensoria, o novo prazo para pedir a gratuidade foi exigido para que estudantes não fossem prejudicados, especialmente os da rede pública e de baixa renda, que podem não ter tido acesso a internet por não poder sair de casa por causa da pandemia do coronavírus.
Inscrições Enem 2020
No momento da inscrição no Enem 2020, o estudante deve escolher entre fazer o Enem Impresso e o Enem Digital. Mas, somente podem se inscrever no segundo exame pessoas que estão cursando ou vão concluir o ensino médio em 2020.
Para o Enem Digital, há 100 mil vagas que serão preenchidas em ordem de inscrição. As provas serão aplicadas em 110 cidades nas 27 unidades da Federação.
Treineiros, ou seja, estudantes do primeiro e do segundo ano do ensino médio que vão fazer a prova só para conhecimento, somente podem se inscrever no Enem Impresso.
Dados
Ao fazer a inscrição no Enem 2020, os estudantes devem apresentar os seguintes dados: nome completo, número do CPF, data de nascimento, nome da mãe e do pai, raça e local de nascimento. Depois, é necessário apresentar o número do RG e CEP.
Em seguida, o inscrito deve comunicar se vai precisar de atendimento específico ou especializado. Por fim, deve-se escolher a Língua Estrangeira e informar a escolaridade e renda.
--> Importante: a partir desta edição, quem se inscrever no Enem 2020 deverá anexar uma foto atual, que será utilizada para procedimento de identificação no momento da prova.
Tire suas dúvidas sobre a inscrição do Enem
Nome Social
O prazo para solicitar tratamento pelo nome social será de 25 a 29 de maio. O resultado está previsto para sair no dia 5 de junho. Quem não tiver o pedido atendido poderá entrar com recurso de 98 a 12 de junho. A resposta sairá no dia 18 do mesmo mês.
Provas Enem 2020
Segundo o Inep, a estrutura de provas das duas modalidades de Enem 2020 continuará a mesma. Os testes serão aplicados nestas datas:
- Enem Impresso: 1º e 08 de novembro
- Enem Digital: 22 e 29 de novembro.
O cartão de confirmação de inscrição, com os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, deve sair no mês de outubro. Na edição do ano passado, o cartão foi liberado no dia 16 de outubro.
Leia mais: como funcionará o Enem Digital
Apesar das datas e dos formatos diferentes, as provas terão o mesmo conteúdo. Veja abaixo a distribuição das provas:
- 1º domingo: 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas e Redação
- 2º domingo: 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática
Veja 5 passos para se concentrar nos estudos para o Enem 2020
O gabarito oficial do Enem 2020 será publicado até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. O Inep não aceitará recursos contra a resolução das questões.
Resultado Enem
O resultado do Enem 2020 está previsto para sair em janeiro de 2021. Já o espelho da redação e pontuação dos treineiros, em março.
Para mais detalhes, acesse o Edital do Enem Impresso e o Edital do Enem Digital.