Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2021: provas do 2º dia ignoram pandemia e vacinação

Enem 2021: provas do 2º dia ignoram pandemia e vacinação

Provas do segundo dia do Enem 2021 foram consideradas não atualizadas e contextualizadas com assuntos relacionados ao momento atual que o mundo está passando.

Publicado por Érica Caetano
28/11/2021 20h58 , atualizado em 29/11/2021 07h31

Inscritos no Enem 2021 fizeram as provas do segundo dia neste domingo, 28 de novembro, nos mesmos locais da semana passada. Os testes começam a ser realizados às 13h30, mas terminam mais cedo que o primeiro dia, às 18h30.

Os participantes tiveram que responder 45 questões objetivas de Ciências da Natureza, área do conhecimento que contempla as matérias de Biologia, Física e Química, e 45 de Matemática. 

Os professores do Colégio e Curso Oficina do Estudante, em Campinas-SP, parceiro do Mundo Educação, comentaram sobre cada uma das provas do segundo dia de Exame.

O diretor pedagógico do preparatório, Daniel Cecílio, comentou que a equipe de professores, no geral, não considerou a presença de questões polêmicas.

Entretanto, algumas tiveram destaque, seja pelo nível de dificuldade ou por se tratarem de conteúdos diferentes do que o Exame costuma cobrar.

De uma forma geral, o segundo dia teve temas abrangentes e de nível mediano. Mas o que mais chamou a atenção foi que a prova não foi atualizada e contextualizada com assuntos relacionados a vacinação, pandemia ou saúde.

"O Enem ignorou o momento atual que estamos atravessando. Não houve também citações clássificadas como 'pop", diferente do que encontramos na edição passada, com a citação do MC Fioti", avaliou Cecílio. 

Confira os comentários dos professores sobre cada prova abaixo:

Matemática

O professor de Matemática do Oficina, Mário Fernandes, pontuou que a prova exigiu bastante cuidado na leitura e interpretação dos dados, gráficos e tabelas.

Alguns conceitos tradicionais apareceram como: estatística básica, probabilidade, análise combinatória, razão e proporção, áreas e volumes. 

O destaque foi para as questões de conceito menos tradicionais, como volume de tronco de cone e lei de formação de funções trigonométricas.

"A questão 157 da prova rosa (138 da prova azul, 155 da prova cinza e 178 da prova amarela) não tem resposta certa. A pergunta refere-se a análise combinatória e abordava os times campeões da Copa do Brasil até 2015. A resposta encontrada pelos professores, não confere com nenhuma das alternativas apresentadas", comenta Fernandes.

Não houve nenhum tema popular na prova, apenas contextos diversos e tradicionais, como consumo médio. A prova foi equilibrada pela análise do professor.

Biologia

Fábio Vilar, professor de Biologia, considerou que praticamente todos os temas de Biologia foram contemplados com um nível de dificuldade mediano.

As ausências observadas também estão relacionadas aos temas da atualidade, como questões sobre Covid-19, pandemia ou vacina.

"Uma questão que chamou a atenção da nossa banca foi a 118, da prova Rosa, que aborda a Ebola e Dengue ao discutir a daptação à condição de parasita", destacou Vilar.

Física

O professor de Física, Arnaldo Bom Nobre, achou que a prova desta disciplina foi exigente em termos de conteúdos, sendo necessária a realização de várias contas numéricas e análises lógicas das questões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para ele, a questão 108, da prova Rosa, foi mal formulada e por isso mereceu destaque negativo.

Já a questão 103, sobre lançamento oblíquo, mereceu destaque pelo seu grau de dificuldade.

A  questão 134, cujo assunto foi dipolo, chamou atenção por ser um assunto não usual no Enem.

"Não houve assuntos relacionados à pandemia e à vacinação. Nossa banca de Física avaliou a prova, em geral, como de nível médio", afirmou Nobre.

Química

Marcos César, professor de Química do cursinho, achou a prova bastante abrangente, como normalmente acontece no Enem, sendo abordado muitos tópicos normalmente trabalhados em sala de aula.

Portanto, para ele, os alunos não encontraram grande dificuldade para a resolução das questões.

"A questão 117, da prova Rosa, mereceu um destaque, pois abordou Eletroquímica, associação em série aplicada a equipamentos eletrônicos do dia a dia, uma questão contextualizada para os alunos" avaliou César.

O grande estanhamento foi não ter sido abordada nenhuma questão relacionada a pandemia e a vacinação.

A prova foi considerada de nível médio, com questões diretas e clássicas, como reações orgânicas, eletroquímica e cálculo estequiométrico.

Apenas um destaque para a quantidade de questões de Química Orgânica acima do que normalmente é cobrado no Enem.

Correção comentada

O Mundo Educação, em parceria com o curso Oficina do Estudantes de Campinas (SP), está fazendo a correção comentada das provas do segundo dia do Enem 2021. As respostas podem ser conferidas nesta página.

Veja a correção comentada do 1º dia do Enem 2021

Além disso, em nosso canal no YouTube, professores comentaram como foi as questões da prova deste domingo. 

1º dia 

As provas do primeiro dia do Enem 2021 foram aplicadas no domingo passado, dia 21. Elas foram compostas por uma redação, cujo tema foi : "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

A prova de redação do Enem sempre causa muita expectativa para a maioria dos estudantes. Alguns até a consideram como o teste mais difícil. Nesse dia, também foram aplicadas provas de Linguagens e Códigos e Ciências da Natureza.

A expectativa era que mais de 3 milhões de pessoas fizessem as provas, mas abstenção foi de 26%.

Gabaritos e resultado

Os gabaritos das provas do Enem 2021 devem ser divulgados no dia 1º de dezembro. A data do resultado ainda não foi informada.

Com as notas do Enem, pode-se participar de programas de acesso à educação superior, tais como Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

 

 

Veja também

Fies 2024: confira os estados com mais vagas no programa
Inscrições para o Fies 2024 terminam às 23h59 desta segunda (18)
Etecs (SP) liberam datas do Vestibulinho 2024/2
Seleção ofertará vagas para Ensinos Técnico, Integrado, Médio e Especialização Técnica
Saiba como é trabalhar em uma plataforma de petróleo em alto-mar
Conheça a realidade de diferentes profissionais que trabalham em uma plataforma de petróleo da Petrobras
UECE divulga resultado da isenção de taxa do Vestibular 2024/2
Universidade Estadual do Ceará (UECE) oferece mais de 2,2 mil vagas em cursos de graduação por meio do Vestibular 2024/2
UFU abre inscrição para Vestibular 2024/2
Processo seletivo oferece 1.665 vagas em 49 cursos de graduação
Prazo para manifestar interesse na Lista de espera do ProUni 2024 começa hoje (18)
Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas chamadas ainda podem ser convocados
Fuvest anuncia datas do Vestibular 2025
Processo seletivo, que contará com duas fases, ofertará mais de 8 mil vagas em cursos da USP
Unicamp divulga datas do Vestibular 2025
Inscrições para o Vestibular 2025 da Unicamp serão recebidas entre os dias 1º e 30 de agosto
UNIFASE/FMP abre inscrições para vestibular de Medicina
O Centro Universitário UNIFASE/FMP, que já formou mais de 5 mil alunos, está com vagas abertas para a graduação em medicina.
Inscrições do Fies 2024 são prorrogadas
O prazo estava previsto para encerrar nesta sexta-feira (15)
UEL anuncia datas e novidades do Vestibular 2025
Uma das mudanças é que processo seletivo somente ocorrerá na cidade de Londrina, no Paraná
Olimpíada Brasileira de Economia está com as inscrições abertas
Os vencedores desta competição podem participar de uma Olimpíada Internacional de Economia, em Hong Kong.