Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2021: provas do 2º dia ignoram pandemia e vacinação

Enem 2021: provas do 2º dia ignoram pandemia e vacinação

Provas do segundo dia do Enem 2021 foram consideradas não atualizadas e contextualizadas com assuntos relacionados ao momento atual que o mundo está passando.

Publicado por Érica Caetano
28/11/2021 20h58 , atualizado em 29/11/2021 07h31

Inscritos no Enem 2021 fizeram as provas do segundo dia neste domingo, 28 de novembro, nos mesmos locais da semana passada. Os testes começam a ser realizados às 13h30, mas terminam mais cedo que o primeiro dia, às 18h30.

Os participantes tiveram que responder 45 questões objetivas de Ciências da Natureza, área do conhecimento que contempla as matérias de Biologia, Física e Química, e 45 de Matemática. 

Os professores do Colégio e Curso Oficina do Estudante, em Campinas-SP, parceiro do Mundo Educação, comentaram sobre cada uma das provas do segundo dia de Exame.

O diretor pedagógico do preparatório, Daniel Cecílio, comentou que a equipe de professores, no geral, não considerou a presença de questões polêmicas.

Entretanto, algumas tiveram destaque, seja pelo nível de dificuldade ou por se tratarem de conteúdos diferentes do que o Exame costuma cobrar.

De uma forma geral, o segundo dia teve temas abrangentes e de nível mediano. Mas o que mais chamou a atenção foi que a prova não foi atualizada e contextualizada com assuntos relacionados a vacinação, pandemia ou saúde.

"O Enem ignorou o momento atual que estamos atravessando. Não houve também citações clássificadas como 'pop", diferente do que encontramos na edição passada, com a citação do MC Fioti", avaliou Cecílio. 

Confira os comentários dos professores sobre cada prova abaixo:

Matemática

O professor de Matemática do Oficina, Mário Fernandes, pontuou que a prova exigiu bastante cuidado na leitura e interpretação dos dados, gráficos e tabelas.

Alguns conceitos tradicionais apareceram como: estatística básica, probabilidade, análise combinatória, razão e proporção, áreas e volumes. 

O destaque foi para as questões de conceito menos tradicionais, como volume de tronco de cone e lei de formação de funções trigonométricas.

"A questão 157 da prova rosa (138 da prova azul, 155 da prova cinza e 178 da prova amarela) não tem resposta certa. A pergunta refere-se a análise combinatória e abordava os times campeões da Copa do Brasil até 2015. A resposta encontrada pelos professores, não confere com nenhuma das alternativas apresentadas", comenta Fernandes.

Não houve nenhum tema popular na prova, apenas contextos diversos e tradicionais, como consumo médio. A prova foi equilibrada pela análise do professor.

Biologia

Fábio Vilar, professor de Biologia, considerou que praticamente todos os temas de Biologia foram contemplados com um nível de dificuldade mediano.

As ausências observadas também estão relacionadas aos temas da atualidade, como questões sobre Covid-19, pandemia ou vacina.

"Uma questão que chamou a atenção da nossa banca foi a 118, da prova Rosa, que aborda a Ebola e Dengue ao discutir a daptação à condição de parasita", destacou Vilar.

Física

O professor de Física, Arnaldo Bom Nobre, achou que a prova desta disciplina foi exigente em termos de conteúdos, sendo necessária a realização de várias contas numéricas e análises lógicas das questões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para ele, a questão 108, da prova Rosa, foi mal formulada e por isso mereceu destaque negativo.

Já a questão 103, sobre lançamento oblíquo, mereceu destaque pelo seu grau de dificuldade.

A  questão 134, cujo assunto foi dipolo, chamou atenção por ser um assunto não usual no Enem.

"Não houve assuntos relacionados à pandemia e à vacinação. Nossa banca de Física avaliou a prova, em geral, como de nível médio", afirmou Nobre.

Química

Marcos César, professor de Química do cursinho, achou a prova bastante abrangente, como normalmente acontece no Enem, sendo abordado muitos tópicos normalmente trabalhados em sala de aula.

Portanto, para ele, os alunos não encontraram grande dificuldade para a resolução das questões.

"A questão 117, da prova Rosa, mereceu um destaque, pois abordou Eletroquímica, associação em série aplicada a equipamentos eletrônicos do dia a dia, uma questão contextualizada para os alunos" avaliou César.

O grande estanhamento foi não ter sido abordada nenhuma questão relacionada a pandemia e a vacinação.

A prova foi considerada de nível médio, com questões diretas e clássicas, como reações orgânicas, eletroquímica e cálculo estequiométrico.

Apenas um destaque para a quantidade de questões de Química Orgânica acima do que normalmente é cobrado no Enem.

Correção comentada

O Mundo Educação, em parceria com o curso Oficina do Estudantes de Campinas (SP), está fazendo a correção comentada das provas do segundo dia do Enem 2021. As respostas podem ser conferidas nesta página.

Veja a correção comentada do 1º dia do Enem 2021

Além disso, em nosso canal no YouTube, professores comentaram como foi as questões da prova deste domingo. 

1º dia 

As provas do primeiro dia do Enem 2021 foram aplicadas no domingo passado, dia 21. Elas foram compostas por uma redação, cujo tema foi : "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

A prova de redação do Enem sempre causa muita expectativa para a maioria dos estudantes. Alguns até a consideram como o teste mais difícil. Nesse dia, também foram aplicadas provas de Linguagens e Códigos e Ciências da Natureza.

A expectativa era que mais de 3 milhões de pessoas fizessem as provas, mas abstenção foi de 26%.

Gabaritos e resultado

Os gabaritos das provas do Enem 2021 devem ser divulgados no dia 1º de dezembro. A data do resultado ainda não foi informada.

Com as notas do Enem, pode-se participar de programas de acesso à educação superior, tais como Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

 

 

Veja também

Vestibulinho 2022/2 das Etecs (SP) acontece hoje (03)
O exame será realizado das 13h30 às 17h30. Os portões de acesso aos locais de aplicação das provas serão abertos às 12h30 e fechados pontualmente às 13h30.

2ª fase do Vestibular de Inverno 2022 de Medicina da Unitau (SP) é aplicada neste domingo (3)
Na prova de amanhã, os candidatos terão de produzir uma redação e resolver questões discursivas de Química e Biologia.

Nordeste: Provas da UEMA e UECE do Vestibular EaD 2022/2 são aplicadas amanhã (3)
Candidatos aos cursos da UEMA disputam 3.510 vagas, já os vestibulandos da UECE concorrem a 1.260 vagas.

Provas do Vestibular 2022 da ESPM são aplicadas neste domingo (3)
Candidatos terão de responder a 80 questões objetivas e produzir uma redação no período das 10h às 15h.

Edital do Vestibular 2023 da UFPR é publicado
Instituição receberá as inscrições do processo seletivo entre os dias 18 de julho e 31 de agosto.

Resultado da 3ª etapa do PAES 2021 da Unimontes (MG) é liberado
Candidatos podem interpor recurso contra o resultado preliminar entre os dias 2 e 4 de julho.

Resultado do Vestibular 2022/2 de Medicina da PUC Minas está disponível
A avaliação foi composta por uma redação e 50 questões objetivas.

UEMA divulga resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do PAES 2023
O prazo para interposição de recursos já passou, esse é o resultado final da gratuidade.

Inscrições para o SiSU 2022/2 terminam nesta sexta (1)
Nesta edição são oferecidas mais de 65 mil vagas em cursos de 73 instituições de ensino superior públicas.

Unitins divulga resultado do seu Vestibular 2022
A previsão é que as aulas comecem no dia 03 de agosto. Foram ofertadas 240 vagas distribuídas entre os cursos do campus Palmas.

Candidatos ao Vestibulinho 2022/2 das Etecs (SP) já podem acessar locais de provas
Exame será aplicado neste domingo (3), das 13h30 às 17h30.

Mackenzie divulga aprovados no Vestibular 2022/2
Os convocados das unidades Higienópolis e Alphaville deverão se matricular de hoje até 07 de julho. Em Campinas até 19 de julho.