Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. O que esperar da prova de Ciências da Natureza do Enem 2021

O que esperar da prova de Ciências da Natureza do Enem 2021

Professores sinalizam temas que podem estar nas provas de Ciências da Natureza do Enem 2021, para facilitar na revisão.

Publicado por Érica Caetano
24/11/2021 04h00

As provas do Enem 2021 começaram no último domingo, 21 de novembro, e seguem sendo aplicadas neste também, dia 28. Agora, os participantes serão condicionados a prova de Matemática e de Ciência da Natureza, formada pelas disciplinas de Biologia, Física e Química.

O Mundo Educação já separou algumas dicas para a prova de Matemática e agora mostra, em parceria com os professores do colégio e curso Oficina do Estudante, de Campinas-SP, o que você deve esperar da prova de Ciências da Natureza do Enem 2021. Confira!

Biologia

A professora de Biologia, Aline Marcelino, acredita que a prova deve apresentar, como de costume, experimentos, resultados de pesquisas e imagens para que os candidatos sejam capazes de identificar e analisar os conceitos biológicos aplicados à ciência e à saúde humana.

A prova de Biologia do Enem é uma prova na qual predominam os conhecimentos sobre ecologia, programas de saúde, biologia celular e genética.

Sendo assim, pode-se esperar que a prova de 2021 aborde temas sobre tecnologias aplicadas à produção de vacinas, imunidade, transgenia aplicada à agricultura, além das tradicionais questões sobre poluição e efeitos sobre as cadeias alimentares.

"A leitura atenciosa das imagens e textos do enunciado é fundamental para que o candidato tenha um bom desempenho no exame", aconselha a professora de Biologia do Oficina do Estudante, Aline Marcelino.

Confira outros temas de Biologia que podem ser revisados esta semana:

Química

O professor de Química do preparatório, Pietro Escobar, fez suas considerações sobre esta disciplina no Exame. Para ele, a prova de Química do Enem tendenciosamente fala da separação de misturas e remete a química simples, aquela que o estudante tem contato na 1ª série do Ensino Médio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para o participante se dar bem nesta prova é preciso conseguir atrelar a Química estudada na sala de aula com a que existe no mundo externo, no Meio Ambiente, por exemplo. São considerações simples e objetivas, mas que farão toda a diferença para o aluno se sair bem.

Aproveite e revise os seguintes temas de Química:

 

Física

Para a prova de Física do Enem 2021, o professor Anderson Bigon levantou algumas considerações. A primeira delas é que o Exame costuma ter em torno de 15 questões e os temas cobrados geralmente são bastante variados.

O assunto com maior incidência nas provas dos últimos anos é a Eletrodinâmica, com ênfase em exercícios de potência elétrica e energia elétrica. Outro assunto com bastante incidência é Ondulatória, principalmente com questões teóricas sobre os fundamentos e fenômenos ondulatórios.

Trabalho e Energia é outro tema que tem aparecido nos exames do Enem, bem como a Cinemática, exigindo do candidato conhecimentos sobre movimento uniforme e movimento uniformemente variado, com destaque para a interpretação de gráficos destes movimentos.

"Para fazer uma boa prova de Física do Enem, o candidato deve ler com cautela os enunciados, anotando todos os dados, com os respectivos símbolos e unidades, com a finalidade de auxiliar na escolha de uma possível fórmula que ajude a solucionar o problema", reforça Bigon.

O Mundo Educação relacionou outros temas de Física interessantes para serem revisados esta semana. Veja abaixo:

 

Assista às nossas videoaulas

Veja também

São Paulo: Vestibular 2022/1 on-line do Insper começa nesta segunda-feira (29)
Processo seletivo oferece 600 vagas em cursos como Administração, Direito e Engenharias

UnB abre inscrições para PAS 2021
Participantes farão provas em janeiro ou fevereiro de 2022, conforme etapa na qual se encontram

Uepa prorroga inscrições para Vestibular 2022
Os candidatos deste processo seletivo serão selecionados por análise das notas do Enem 2021, cujas provas já estão sendo realizadas.

Resultado do Vestibular 2022 da PUC Minas é publicado
Os selecionados deverão realizar matrículas entre os dias 1º e 02 de dezembro, das 8h às 19h. 

ESPM publica resultado do Vestibular 2022/1
Processo seletivo ofereceu vagas em cursos ministrados nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

UEA recebe pedidos de isenção de taxa do SIS e Vestibular 2021/2022
Os interessados podem solicitar a gratuidade até a próxima segunda-feira, dia 30, às 17h, tanto para o SIS quanto para o Vestibular.

Facape (PE) solta resultado do Vestibular 2022/1
Candidatos às mais de 500 vagas foram avaliados pelas notas do Enem ou do histórico escolar

UEMG realizará Vestibular próprio novamente a partir de 2022
Instituição havia extinto processos seletivos em março de 2019 para usar somente notas do Enem

UFPA divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2022
Inscritos neste processo seletivo serão selecionados pelas notas do Enem 2021. Primeiro dia do exame educacional foi no último domingo (21).

Unioeste (PR) anuncia datas e informações do Vestibular 2022
Processo seletivo será realizado apenas em 2022. Previsão é que provas sejam aplicadas em julho.

Udesc recebe inscrições do Vestibular de Verão 2022
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 17 de janeiro de 2022 e não há cobrança de taxa.

Gabaritos do Vestibular 2022 da FGV estão disponíveis
Aqueles que queiram interpor recursos deverão apresentá-los até às 18h de hoje, dia 24, por meio do formulário de contestação.