O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no final da tarde desta sexta-feira, 06 de maio, que não será necessário aproveitar questões de edições anteriores das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a edição deste ano do Exame. Sendo assim, as provas contarão somente com questões inéditas.
De acordo com as informações divulgadas, o presidente do Inep, Danilo Dupas, afirmou que a atual gestão conseguiu realizar o pré-teste de mais questões para o Banco Nacional de Itens (BNI), que se encontra defasado. Segundo ele, há itens suficientes para o Enem 2022.
A dúvida sobre as questões inéditas na edição de 2022 do Exame teve início no mês passado, quando coordenadores e diretores do Inep fizeram a recomendação da reutilização de questões de anos anteriores do Enem.
O motivo se daria pela falta de itens previamente testados, já que para uma questão entrar na prova do Enem é preciso que ela seja testada. Sendo assim, o Inep realiza pré-testes durante o ano por meio de outros exames de avaliação, tais como o Talento Universitário.
Contudo, devido a pandemia de Covid-19, o número de estudantes participando desses exames foi inferior, impossibilitando os testes de itens em quantidade suficiente para reposição do banco.
Não foi informado pelo órgão como foram os testes realizados após a divulgação da recomendação dos coordenadores e diretores.
Adiamento Enem PPL
Também foi divulgado hoje pelo Inep, o adiamento das provas do Enem 2022 para os privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Enem PPL). Elas agora serão aplicadas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. Na mesma data costuma acontecer também a reaplicação das provas.
A expectativa para divulgação do resultado do Enem 2022 era para janeiro de 2023. Entretanto, é provável que a data sofra atraso diante dessas mudanças.
Enem 2022
Aos interessados em participar do Enem é necessário realizar a inscrição pela página do participante entre os dias 10 e 21 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 27 de maio. Para se inscrever é necessário informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Saiba como se inscrever no Enem
Novidades
O Inep passa a adotar os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos permitidos para a identificação dos participantes na aplicação das provas do Enem. Capturas de telas desses documentos não serão válidas.
Outra novidade é que os participantes que desejarem ser reconhecidos de acordo com sua identidade de gênero (transgêneros, travestis e pessoas não binárias) podem solicitar o uso do nome social no Enem 2022. O pedido do tratamento deve ser feito entre os dias 23 e 26 de junho. O Inep informará o resultado no dia 05 de julho.
As provas do Enem 2022, tanto a versão impressa quanto a digital, serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.