O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, anunciou na tarde desta quinta-feira, 5 de maio, em sua conta do Twitter, que o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser feito por meio do cartão de crédito e pelo Pix, sistema de pagamento instântaneo do Banco Central.
A medida tem por objetivo ampliar o alcance do exame e facilitar a realização das incrições pelos candidatos, informou o ministro da Educação, Victor Godoy. A taxa da inscrição é de R$85.
Veja o anúncio feito por Victor Godoy, ao lado do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas.
A novidade deve ser formalizada em retificações dos editais do Enem 2022, versões imprensa e digital.
Enem 2022
As inscrições para o Enem 2022 serão abertas na próxima terça-feira, 10 de maio, e seguem até 21 de maio. O pagamento da taxa de inscrição deve ser feito até o dia 27 de maio. É necessário iniciar a inscrição com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Saiba como se inscrever no Enem 2022
Novidades
O Inep passa a adotar os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos permitidos para a identificação dos participantes na aplicação das provas do Enem. Capturas de telas desses documentos não serão válidas.
Outra novidade é que os participantes que desejarem ser reconhecidos de acordo com sua identidade de gênero (transgêneros, travestis e pessoas não binárias) podem solicitar o uso do nome social no Enem 2022. O pedido do tratamento deve ser feito entre os dias 23 e 26 de junho. O Inep informará o resultado no dia 5 de julho.
Atendimento especializado
Durante o mesmo prazo de inscrições, solicitações de atendimento especializado durante as provas do Enem 2022 serão aceitas. O resultado desses pedidos será divulgado no dia 07 de junho. Recursos serão recebidos e o resultado final será informado no dia 22 do mesmo mês.
Isenção
Os pedidos de isenção da taxa de inscrição foram recebidos entre os dias 04 e 15 de abril. O Inep informou na sexta-feira (22) o resultado da gratuidade.
A solicitação de isenção foi aceita daqueles que preenchessem os seguintes requisitos abaixo:
- Estudantes que estejam no último ano do ensino médio em 2022 de escolas da rede pública de ensino
- Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada, que tenham renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$1.818)
- Candidatos que declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para esse caso, é necessário informar o Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
Nesta edição foram recebidos 1.949.448 pedidos de isenção. O prazo para interpor recurso contra o resultado está aberto entre 25 e 29 de abril. O resultado sairá no dia 6 de maio.
Provas
As provas do Enem 2022 serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. Já a aplicação do exame feito por pessoas privadas por liberdade (Enem PPL) será nos dias 13 e 14 de dezembro.
No dia das provas, os portões dos locais serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h. As avaliações terão início às 13h30 e se encerrarão às 19h, no primeiro dia. Já no segundo dia, as provas vão até às 18h30.
Os candidatos poderão entrar nos locais de prova até às 13h, horário que terão início as orientações quanto aos procedimentos de segurança.
No primeiro dia, o Enem contará com 45 questões objetivas de Ciências Humanas, 45 de Linguagens e Códigos e uma Redação. A prova terá duração total de 5h30.
No domingo seguinte, o exame será composto por 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. Os candidados terão 5h para resolver as provas no segundo domingo.
Gabarito do Enem 2022
O gabarito oficial do Enem 2022 deve ser publicado até o terceiro dia útil após a realização de todas as provas do exame.
O resultado do Enem 2022 está previsto para janeiro de 2023, já a pontuação de treineiros pode sair em março do ano que vem.
Novo Enem
No dia 17 de março, o Ministério da Educação (MEC) realizou coletiva de imprensa para apresentar o novo formato do Enem. A implentação do novo exame deve acontecer a partir de 2024.
Entre as mudanças anunciadas estão a presença de questões discursivas e a realização de provas composta por duas áreas de conhecimentos relacionadas ao curso de escolha do candidato.
As novidades acompanham o novo Ensino Médio que começou a ser aplicado neste ano.
Mais informações estão disponíveis no Edital do Enem 2022, no Edital Enem 2022 Digital e na página do Enem do Super Vestibular.