A primeira edição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio Digital 2020 (Enem Digital) teve abstenção de 68,1%. Dos mais de 93 mil participantes inscritos e esperados para as provas de ontem, 31 de janeiro, somente 29.703 compareceram.
Para o Inep, organizador das provas, o alto índice de abstenção registrado se deve a pandemia de Covid-19. As provas do primeiro dia foram formadas por 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 sobre Ciências da Natureza, além da confecção de uma redação.
Os cadernos de perguntas já estão disponíveis para consulta. O gabarito oficial está previsto de ser liberado em 10 de fevereiro. A única prova realizada no papel foi a de redação, que teve como tema"O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil".
A coordenadora de Redação do Curso Poliedro, Gabrielle Zanardi, comentou que a proposta de redação dos estudantes para a diminuição das desigualdades regionais deveria considerar investimento e planejamento além do eixo Rio-São Paulo.
Segudo Gabrielle, o livro do geógrafo Milton Santos (Por uma outra globalização), que foi um dos textos de apoio para os estudantes, serviu como uma base para dar um norte ao participante em relação a abordagem da questão econômica e o papel sistema capitalista na manutenção das desigualdades.
Veja a proposta da redação do Enem Digital 2020
Problemas técnicos
Alguns locais de prova sofreram alguns problemas técnicos atrasando o início das provas e até interrompeu a aplicação do exame para os participantes. O Inep afirmou que aqueles participantes que se sentiram prejudicado poderão solicitar reaplicação no período de 08 a 12 de fevereiro.
Os inscritos que apresentaram sintomas de Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas após o dia 30 de janeiro e não compareceram ao primeiro dia do Enem Digital também poderão solicitar a reaplicação no mesmo prazo.
A reaplicação do Enem Digital está prevista de acontecer nos dias 23 e 24 de fevereiro. Nestas datas também participarão das provas 2.896 estudantes do Amazonas que não fizeram o exame ainda devido a pandemia e 111 que fariam o Enem no Instituto Federal do Amapá, em Macapá, onde houve o cancelamento da prova por problemas na infraestrutura.
Dados divulgados pelo Instituto apontam que 174 pessoas com doenças infectocontagiosas, inclusive de Covid-19, tiveram a oportunidade de solicitar a reaplicação do primeiro dia do Enem Digital. Foram aceitos 118 pedidos e tais participantes farão o exame em 23 e 24 de fevereiro.
As provas
As provas digitais somente puderam ser feitas por pessoas que estão cursando ou já concluíram o ensino médio. O Enem pelo computador não foi aceito para treineiros.
Os participantes fizeram as provas em um computador, mas o conteúdo cobrado foi o mesmo que o Enem Impresso. Somente a redação que foi impressa e os jovens riveram que realizá-la de forma escrita.
As provas começaram às 13h30 e foram até as 19h, neste primeiro dia.
2º dia
As provas do Enem Digital 2020 continuam sendo aplicadas no próximo domingo, 07 de fevereiro. Desta vez, as provas vão terminar mais cedo, às 18h30.
Nesse dia, os inscritos deverão responder 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática
Confira 5 temas de Biologia para revisar antes do Enem 2020
5 coisas que você precisa saber para a prova de Matemática do Enem 2020
5 temas de Química que com certeza estarão no Enem 2020
Para mais informações, acesse o Edital do Enem Digital 2020.