Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem Digital 2020 registra quase 70% de abstenção em sua primeira edição

Enem Digital 2020 registra quase 70% de abstenção em sua primeira edição

Para o Inep, organizador das provas, o alto índice de abstenção registrado se deve a pandemia de Covid-19.

Publicado por Érica Caetano
01/02/2021 08h10 , atualizado em 02/02/2021 11h02

A primeira edição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio Digital 2020 (Enem Digital) teve abstenção de 68,1%. Dos mais de 93 mil participantes inscritos e esperados para as provas de ontem, 31 de janeiro, somente 29.703 compareceram.

Para o Inep, organizador das provas, o alto índice de abstenção registrado se deve a pandemia de Covid-19. As provas do primeiro dia foram formadas por 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 sobre Ciências da Natureza, além da confecção de uma redação.

Os cadernos de perguntas já estão disponíveis para consulta. O gabarito oficial está previsto de ser liberado em 10 de fevereiro. A única prova realizada no papel foi a de redação, que teve como tema"O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil"

A coordenadora de Redação do Curso Poliedro, Gabrielle Zanardi, comentou que a proposta de redação dos estudantes para a diminuição das desigualdades regionais deveria considerar investimento e planejamento além do eixo Rio-São Paulo. 

Segudo Gabrielle, o livro do geógrafo Milton Santos (Por uma outra globalização), que foi um dos textos de apoio para os estudantes, serviu como uma base para dar um norte ao participante em relação a abordagem da questão econômica e o papel sistema capitalista na manutenção das desigualdades. 

Veja a proposta da redação do Enem Digital 2020

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Problemas técnicos

Alguns locais de prova sofreram alguns problemas técnicos atrasando o início das provas e até interrompeu a aplicação do exame para os participantes. O Inep afirmou que aqueles participantes que se sentiram prejudicado poderão solicitar reaplicação no período de 08 a 12 de fevereiro.

Os inscritos que apresentaram sintomas de Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas após o dia 30 de janeiro e não compareceram ao primeiro dia do Enem Digital também poderão solicitar a reaplicação no mesmo prazo.  

A reaplicação do Enem Digital está prevista de acontecer nos dias 23 e 24 de fevereiro. Nestas datas também participarão das provas 2.896 estudantes do Amazonas que não fizeram o exame ainda devido a pandemia e 111 que fariam o Enem no Instituto Federal do Amapá, em Macapá, onde houve o cancelamento da prova por problemas na infraestrutura.

Dados divulgados pelo Instituto apontam que 174 pessoas com doenças infectocontagiosas, inclusive de Covid-19, tiveram a oportunidade de solicitar a reaplicação do primeiro dia do Enem Digital. Foram aceitos 118 pedidos e tais participantes farão o exame em 23 e 24 de fevereiro. 

As provas

As provas digitais somente puderam ser feitas por pessoas que estão cursando ou já concluíram o ensino médio. O Enem pelo computador não foi aceito para treineiros.

Os participantes fizeram as provas em um computador, mas o conteúdo cobrado foi o mesmo que o Enem Impresso. Somente a redação que foi impressa e os jovens riveram que realizá-la de forma escrita.

As provas começaram às 13h30 e foram até as 19h, neste primeiro dia. 

2º dia

As provas do Enem Digital 2020 continuam sendo aplicadas no próximo domingo, 07 de fevereiro. Desta vez, as provas vão terminar mais cedo, às 18h30. 

Nesse dia, os inscritos deverão responder 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática

Confira 5 temas de Biologia para revisar antes do Enem 2020

5 coisas que você precisa saber para a prova de Matemática do Enem 2020

5 temas de Química que com certeza estarão no Enem 2020

Para mais informações, acesse o Edital do Enem Digital 2020.

Veja também

FPS, no Pernambuco, está com inscrições abertas para Vestibular 2022/1
Há vagas para Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia

Cederj divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa e cotas do Vestibular 2022/1
Agora, a revisão da documentação que comprove o direito aos benefícios pode ser feita até amanhã, 19 de outubro. 

UFT divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2022/1
Puderam participar candidatos de baixa renda e estudantes da rede pública de ensino

UFRGS libera resultado do Vestibular 2021/2
Candidatos às mais de 1,4 mil vagas foram avaliados pelas notas de vestibulares anteriores ou do Enem

Pará: Cesupa recebe inscrições para Vestibular 2022
Processo seletivo oferece mais de 1,7 mil vagas. Para carreira de Medicina, são 160 oportunidades.

UEMS inscreve para o Vestibular 2022
Estudantes de escolas públicas terão o prazo até 29 de outubro para solicitarem isenção da taxa de inscrição. O resultado das solicitações está previsto de ser liberado em 18 de novembro.

UFSC está com inscrições abertas para o Vestibular 2022
Será a retomada das provas presenciais da Universidade. Estão sendo oferecidas pela UFSC 4.521 vagas distribuídas em 102 cursos de graduação.

Inscrições do Pism 2022 da UFJF são finalizadas
O Pism é o vestibular seriado da instituição mineira. Os candidatos fazem provas ao final de todos os anos do ensino médio, mas somente podem concorrer às vagas no terceiro e último ano.

Após prazo prorrogado, inscrições do PAES 2020 da Unimontes são finalizadas
A Unimontes está oferecendo 720 vagas para os aprovados na 3ª etapa do PES 2020. É reservado, pelo menos, 50% das oportunidades para as cotas.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022 de Medicina da Unitau (SP) é finalizado
Para efetivar a inscrição, é necessário realizar o pagamento do boleto, gerado a partir do preenchimento dos dados no site. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 31 de outubro.

Provas da 1ª fase de Medicina da UVV do Vestibular 2022/1 são realizadas
A UVV oferece 85 vagas para o curso de Medicina. As oportunidades são para Vila Velha/ES.

PUCPR: provas on-line do Vestibular de Verão 2022 dos demais cursos são realizadas hoje (17)
As provas on-line ocorrem em dois blocos de duas horas e um intervalo de 10 minutos.