Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação

A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Publicado por Érica Caetano
01/04/2020 10h55 , atualizado em 01/04/2020 11h56

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na noite de ontem, 31 de março, que irá redimensionar a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital 2020, estendendo a aplicação-piloto da nova forma do Exame para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Anteriormente, havia sido divulgado que a aplicação estava restrita a 15 capitais brasileiras.

A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, quando o Edital do Enem 2020 foi divulgado, e tem como objetivo levar o Enem Digital, em seu primeiro ano de implementação gradativa, para todo o Brasil.
 
A nova tabela com a distribuição de vagas e os novos municípios de aplicação do Enem Digital ainda será publicada pelo Instituto.

Enem Digital

Uma das grandes novidades do Enem 2020 é a implementação do Enem Digital, que terá início neste ano e será feita de forma progressiva. 

A previsão do Inep é que o modelo esteja consolidado até o ano de 2026, com a aplicação digital a todos os participantes.

O órgão havia informado anteriormente a oferta de 50 mil vagas distribuídas para os 15 municípios específicos para a participação do Enem Digital. Contudo, a oferta passou para 100 mil com a divulgação do Edital.
 
As condições de atendimento especializado para fazer a prova do Enem 2020 estarão disponíveis apenas para quem optar pela aplicação impressa, não estando disponíveis para quem optar pela aplicação digital. 

Veja mais detalhes no Edital do Enem Digital!

Acesse o Edital do Enem formato tradicional!

Também é importante ressaltar que a possibilidade de fazer o Enem Digital não estará disponível aos chamados “treineiros”, mas apenas aos concluintes do ensino médio neste ano aos que já concluíram esta etapa de ensino em anos anteriores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O período e o procedimento de inscrição para o Enem são os mesmos para as duas versões do Exame, tanto a impressa quanto a digital.

É preciso ficar atento ao realizar o cadastro, já que uma vez inscrito nesta modalidade, não haverá possibilidade de alteração. Um participante inscrito para o Enem Digital não pode posteriormente optar pelo Enem impresso e vice-versa.

Provas

As provas do Enem Digital serão aplicadas nos dias 11 e 18 de outubro e não haverá nenhum tipo de aplicação do Enem Digital em casa, à distância ou em computadores particulares. A aplicação será idêntica à do Enem impresso, em municípios e locais de prova selecionados pelo Inep

Os participantes que optarem pelo Enem Digital também irão se deslocar para os locais de prova determinados, seguirão as mesmas regras, as normas logísticas, o horário de entrada e saída, as restrições a objetos não permitidos e afins.

 O que muda é o suporte das questões de prova, que será em formato digital. A estrutura do exame será igual à da versão impressa e, no caso da redação, será realizada da mesma forma que no Enem impresso, redigida manualmente.
  
No primeiro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá cinco horas e meia de duração. A prova de redação será realizada em formato impresso.

 O participante somente deverá responder às questões da prova de Língua Estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição.
 
No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

Mais detalhes podem ser obtidos no Edital.
 

Veja também

Fuvest 2021: pedidos de isenção de taxa do Vestibular podem ser feitos somente até hoje (10)
Candidatos que se encaixam nos requisitos exigidos devem apresentar documentação comprobatória. Resultado sai no dia 7 de agosto.

Prazo para se inscrever no SiSU 2020/2 encerra hoje (10)
O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. Nesta edição, 57 delas estão oferecendo novas oportunidades. 

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior