Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem: decisão da justiça suspende item que zera redação por ferir direitos humanos

Enem: decisão da justiça suspende item que zera redação por ferir direitos humanos

A resolução do TRF1 atende a uma demanda do Movimento Escola Sem Partido.

Publicado por Rafael Batista
26/10/2017 12h24 , atualizado em 26/10/2017 13h56

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) determinou a suspensão do item do Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que atribui nota zero à redação que ferir os direitos humanos. A decisão foi tomada pelo Desembargador Carlos Moreira Alves nesta quinta-feira, dia 26 de outubro.

Na resolução, que é em reposta a um pedido do Movimento Escola Sem Partido, o magistrado considerou que o referido item do Edital ofende a “garantia constitucional de liberdade de manifestação de pensamento e opinião”. O desembargador assinala ainda que o conteúdo ideológico dos argumentos é um dos itens de correção da redação e não fundamento para sua anulação, sem considerar o conteúdo intelectual desenvolvido.

Outro ponto considerado para a decisão, segundo o magistrado, é o fato de que o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não ter muita legitimidade do item. “No caso em exame, não se trata de critério de correção de prova, mas, sim, de negativa de correção da mesma, mediante atribuição de nota zero sem que se faça tal atribuição mediante a avaliação intelectual de seu conteúdo ideológico”, pontou o desembargador.

Escola Sem Partido

A polêmica dos direitos humanos na redação do Enem se estende desde 2015, quando o Movimento Escola Sem Partido considerou inconstitucional a forma como o Inep aborda a questão. Os líderes do movimento chegaram a pedir a anulação das provas, mas não houve decisão favorável.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo os argumentos da Escola Sem Partido, a subjetividade do item limita a liberdade política e ideológica dos estudantes. Para o movimento, os estudantes estariam obrigados a dizer o que não pensa para entrar na universidade.

Enem 2017

De acordo com a Justiça, a suspensão do item que permitia aos corretores dar zero para o estudante que desrepeitasse os Direitos Humanos deve valer já para o Enem 2017. As provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro, sendo a produção textual no primeiro domingo de provas. 

O Inep se pronunciou no início da tarde desta quinta-feira (26), por meio de nota oficial em suas redes sociais. O instituto garante a manutenção das competências cobradas atualmente para o Enem 2017 e alega que não ainda não houve a notificação formal da Justiça. Confira o texto na íntegra:

Veja mais: Manual de Redação do Enem 2017 está disponível

Veja também

Resultado do Enem 2025 é divulgado; confira
Participantes podem utilizar o desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer a vagas em universidades públicas no SiSU 2026.
Edital do ProUni 2026: MEC divulga datas e regras da seleção que aceita notas do Enem
Inscrições para o ProUni 2026 do primeiro semestre começam dia 26 de janeiro
MEC divulga edital do SiSU 2026; veja orientações e datas
Candidatos podem utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos três anos, 2023, 2024 ou 2025, pela primeira vez nessa edição da seleção.
Encceja 2025: confira resultado do exame
As provas foram aplicadas no início de agosto e são utilizadas para certificar a conclusão dos ensinos fundamental e médio.
Gabarito Enem 2025: Inep divulga respostas oficias do segundo dia
Participantes do Enem 2025 realizaram as provas de Ciências da Natureza e Matemática no domingo, 16.
Enem 2025: segundo dia de provas acontece neste domingo (16)
Participantes realizarão provas de Ciências da Natureza e Matemática.