Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Estudantes se revoltam com exigência do Enem para bolsas de estudos no exterior

Estudantes se revoltam com exigência do Enem para bolsas de estudos no exterior

Candidatos temem serem excluídos de projetos como o Ciência Sem Fronteiras; editais com exigências foram divulgados nesta terça-feira.

Publicado por Érica Caetano
04/06/2013 12h00

O governo federal levantou uma nova exigência para candidatos que desejam concorrer a bolsas de estudos fora do país pelo programa Ciência Sem Fronteiras que motivou protestos por parte de estudantes do ensino superior que já cursam há mais de quatro anos. Segundo os editais que foram divulgados hoje, 04 de junho, e que contém regras para o intercâmbio nos Estados Unidos, Japão, Hungria, Canadá e Alemanha, é necessário que o candidato tenha obtido nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em testes realizados após o ano de 2009.

Baixe aqui os editais para o programa Ciência Sem Fronteiras em cinco países

Aqueles universitários que ingressaram em suas respectivas instituições e não realizaram o Enem afirmam que agora, com a medida, serão obrigados a passar pelas provas do Exame para poderem concorrer às bolsas. O que eles temem é que mesmo passando pela prova marcada para o mês de outubro, não dê tempo de conseguirem se classificar, já que é provável que os resultados da edição 2013 não sejam divulgados a tempo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mesmo com a reação e manifestação dos candidatos, o governo federal afirmou que vai continuar utilizando as exigências estabelecidas, entre elas a da utilização da nota do Enem e que não abrirá mão das regras anunciadas e, avaliou ainda, que o Exame passou a ser utilizado por instituições estrangeiras como ferramenta para mensurar a qualidade e nível de estudantes brasileiros para aceitação e alocação em seus cursos.

Em protesto, muitos universitários utilizaram as redes sociais para posicionar a indignação com a nova exigência. Dentre os pedidos está o de que a obrigatoriedade do Enem comece somente a partir de 2015, já que eles imaginam que no ano em questão grande parte dos universitários em atividade já terão se submetido ao Exame. Também foram criados abaixo-assinados via internet reivindicando a mudança da medida.

De acordo com a regra do programa federal Ciência sem Fronteiras, podem se candidatar as vagas estudantes que tenham concluído pelo menos 20% e no máximo 90% da grade curricular de sua respectiva graduação. Para saber mais sobre o Ciência sem Fronteira clique aqui.

 

Veja também

UFVJM, em Minas Gerais, adia cronograma do SASI 2020
Instituição decidiu realizar provas posteriormente em razão da pandemia do coronavírus

Minas Gerais: UFJF abre inscrições para Vestibular EaD 2020
Processo seletivo oferece 440 vagas nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Computação

UVPR prorroga inscrições do Vestibular EaD 2020
Os interessados em participar devem se inscrever exclusivamente pela internet até dia 5 de novembro

Edital do Vestibular 2020/2021 da UFPR é publicado
Provas somente serão aplicadas no ano que vem, nos meses de fevereiro e abril

PUC-SP está com inscrições abertas para Vestibular de Verão 2021
Processo seletivo ocorrerá no dia 6 de dezembro. Provas serão aplicadas pela internet.

Unifesp recebe inscrições do Vestibular Misto 2021
O Vestibular Misto é exclusivo para aqueles que tenham feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, uma vez que as provas serão utilizadas pela Unifesp como parte da seleção.

UECE encerra inscrições do Vestibular 2020/2
O segundo período de inscrições do Vestibular 2020/2 veio após a definição diante do quadro da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Aqueles candidatos que já se inscreveram no Vestibular e não puderem pagar a taxa de inscrição, poderão gerar novo boleto e efetuar o pagamento.

Inscrições do Vestibular 2021 da Unimep (SP) são recebidas
Estão sendo oferecidas oportunidades em 43 cursos presenciais e 32 de ensino a distância (EaD). As vagas são para as cidades de Lins, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste. 

Paraná: abertas inscrições para PAC 2020 da Unicentro
Processo de Avaliação Continuada ocorrerá em 21 de fevereiro em Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis

Udesc libera resultado do Vestibular de Inverno 2020
Seleção ofereceu mais de mil vagas em cursos ministrados em nove cidades catarinenses

UVV aplica provas da 1ª fase do Vestibular 2021/1 de Medicina neste domingo (18)
Prazo para se inscrever encerra hoje, 15 de outubro, exclusivamente pela internet.

PUC Minas está com inscrições abertas para Vestibular 2021
Candidatos podem usar notas do Enem de 2012 a 2019 ou fazer provas on-line