A Fuvest liberou nesta quinta-feira, 14 de novembro, os locais de prova da primeira fase do Vestibular 2020. Quase 130 mil candidatos estão inscritos no processo seletivo da Universidade de São Paulo (USP).
Veja aqui o local de prova da Fuvest
A primeira fase será realizada no dia 24 de novembro, das 13h às 18h, na Região Metropolitana de São Paulo, no litoral e interior do estado.
Região Metropolitana: São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra.
Litoral e interior: Araçatuba, Barretos, Botucatu, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Itapeva, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Tatuí e Taubaté.
Os candidatos terão que responder 90 questões objetivas de conhecimentos gerais. Para as provas será preciso levar documento de identidade com foto e caneta de tinta azul. Também é permitido levar lápis ou lapiseira, borracha, apontador, régua transparente, água e alimentos leves.
Para evitar fraudes, os fiscais coletarão fotos dos candidatos nas salas de provas para serem comparadas com a da inscrição e, se for o caso, da matrícula. O sistema de reconhecimento facial foi uma novidade do último vestibular e agora passou por um aperfeiçoamento. A novidade do Vestibular 2020 é a prova em cores.
Segunda fase
O resultado da primeira fase será divulgado no dia 9 de dezembro, junto com os locais de prova da segunda. A próxima etapa terá provas discursivas e será realizada nos dias 5 e 6 de janeiro de 2020.
Dia 5: 10 questões de língua portuguesa e uma redação
Dia 6: 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas ao curso escolhido
Habilidades Específicas
As provas de habilidades específicas serão realizadas após a primeira fase geral do Vestibular. Candidatos que não forem habilitados poderão fazer a segunda etapa para o curso de segunda opção:
- Artes Visuais: 17 de dezembro
- Música (ECA/São Paulo): 13, 17 a 21 de dezembro
- Música (Ribeirão Preto): 17 a 21 de dezembro
- Artes Cênicas: 08 a 10 de janeiro
Vagas
O Vestibular 2020 da Fuvest oferece 8.317 vagas para cursos da USP, nas cidades de São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.
Como já acontece há alguns anos, a Fuvest reserva vagas para cotistas. Sendo assim, do total de oportunidades, 1.857 são para estudantes de escolas públicas independente de etnia e 1.036 são para os alunos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.
Os cursos com mais inscritos no Vestibular 2020 foram os de Medicina, em São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto. Os que tiveram o menor número de inscrições são o de Engenharia de Biossistemas (Pirassununga), Biblioteconomia e Ciência da Informação (Ribeirão Preto) e Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (São Paulo, Butantã).
A USP ainda vai oferecer 2.830 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), voltado aos candidatos participantes do Enem 2019. Somando as vagas do vestibular e do SiSU, a oferta é de 11.147 vagas.
Concorrência
Resultados
Os aprovados para as mais de 11 mil vagas do Vestibular da Fuvest serão conhecidos em 24 de janeiro de 2020. Eles serão matriculados entre os dias 25 e 28 seguintes. Outras chamadas estão previstas.
1ª chamada: 24 de janeiro
2ª chamada: 31 de janeiro
3ª chamada: 07 de fevereiro
Lista de espera: manifestação na lista de espera de 10 a 12 de fevereiro.
Mais informações no Manual do Candidato e no site da Fuvest.