A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) informou nesta terça-feira, 8 de dezembro, quais medidas sanitárias e de segurança serão adotadas para evitar a contaminação do coronavírus durante o Vestibular 2021.
O processo seletivo contará com duas etapas. As provas da primeira fase estão marcadas para o dia 10 de janeiro de 2021. A previsão é que mais de 130 mil inscritos façam os testes. Quem for aprovado na primeira etapa fará provas nos dias 21 e 22 de fevereiro.
A diretora executiva da Fuvest, Belmira Bueno, explica que, para que a realização do vestibular seja segura, foi investido no que há de mais científico em termos de protocolo, respeitando-se as normativas das autoridades internacionais de saúde e as determinações do Governo do Estado de São Paulo.
Medidas contra Covid-19
O material que contém os protocolos de segurança sanitária, coordenado pelo médico assessor da Fuvest, Dr. Matheus Torsani, foi em boas práticas e artigos científicos internacionais. O profissional, em conjunto com a equipe da Fuvest, adaptou-os à realidade do vestibular deste ano.
Confira algumas medidas que serão adotadas no vestibular da Fuvest 2021:
- O uso de máscaras será obrigatório. Recomenda-se que os candidatos levem ao menos uma máscara adicional. Todos os vestibulandos receberão saquinhos (de papel) para guardar a máscara usada com segurança
- Em cada carteira, haverá um sachê contendo lenço umedecido com álcool 70% para garantir a desinfecção da carteira
- A ocupação das salas de prova será inferior a 40% da capacidade máxima da sala. Já as carteiras serão colocadas nas salas com distância de 1,5 m entre cada uma
- As portas e janelas deverão permanecer abertas e aparelhos de ar-condicionado, desligados.
- Os portões serão abertos às 12h para que sejam evitadas aglomerações na entrada e dentro de cada prédio de aplicação das provas
- Os coordenadores e fiscais de aplicação da prova usarão equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo máscara, luvas e face shield
- Somente será permitido o consumo de líquidos dentro das salas; a alimentação deverá ser feita fora de sala, em local apropriado indicado pelos fiscais.
A Fuvest destaca ainda que, caso um candidato tenha a confirmação de Covid-19 ou tenha tido contato próximo com pessoas com caso confirmado, ele deve procurar o serviço de saúde e não comparecer ao local de prova na data do exame.
Leia o Manual da Fuvest de prevenção contra Covid-19
Fuvest 2021
As provas da primeira fase serão compostas por 90 questões objetivas de conhecimentos gerais. Já as da segunda fase terão uma redação e questões discursivas de português e duas a quatro disciplinas conforme o curso de escolha. O resultado deve sair no dia 19 de março.
O vestibular 2021 da Fuvest oferece 8.242 vagas em cursos ministrados nas cidades de São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.
Confira como é o vestibular da Fuvest
O curso de Medicina é o mais concorrido do processo seletivo. A carreira é oferecida em São Paulo e no interior, nas cidades de Ribeirão Preto e de Bauru.
Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato e o site da Fuvest.