A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que organiza as provas para ingresso na Universidade de São Paulo (USP), divulgou novidades no Vestibular 2019. O processo seletivo é o maior do País.
Uma das principais mudanças é que, agora, as provas da segunda fase serão aplicadas em dois dias. Até a edição do ano passado, os estudantes faziam essa etapa em três dias. De acordo com o pró-reitor de Graduação Edmund Chada Baracat, a USP adotou essa mudança pensando no candidato.
Como eram as provas da Fuvest:
- 1º dia: 10 questões de português e uma redação
- 2º dia: 16 questões sobre disciplinas obrigatórias do ensino médio
- 3º dia: 12 questões de duas ou três disciplinas específicas ao curso
Como serão agora as provas:
- 1º dia: 10 questões de português e uma redação
- 1º dia: 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas ao curso
Ainda segundo o pró-reitor, não haverá comprometimento na seleção dos estudantes com a retirada do segundo dia. “Do ponto de vista do aluno, ele ganha mais tempo para estudar e focar melhor seus estudos nas disciplinas exigidas pela carreira”, avalia.
Modalidade
Outra mudança no vestibular 2019 da Fuvest é que, agora, os candidatos deverão informar no momento da inscrição em qual modalidade se encaixam. Serão três opções:
- Ampla concorrência (AC)
- Ação Afirmativa Escola Pública (EP)
- Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI)
Reescolha
Conforme a Fuvest, o vestibular não adotará mais processo de reescolha, do qual poderiam participar candidatos não matriculados e que não tivessem sido eliminados após a sexta chamada, com interesse em cursos com vagas ainda não preenchidas.
Agora, o processo seletivo terá apenas cinco chamadas. Segundo Baracat, isso significa que mais estudantes serão convocados para a segunda fase.
Vestibular Fuvest 2019
O prazo de inscrições começará em agosto. O processo seletivo terá duas fases. A primeira etapa está marcada para o dia 25 de novembro. Já as provas da segunda serão aplicadas nos dias 6 e 7 de janeiro de 2019.