Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Fuvest anuncia concorrência do Vestibular 2018

Fuvest anuncia concorrência do Vestibular 2018

Medicina ocupa as três primeiras posições, tendo Audiovisual e Psicologia na sequência.

Publicado por Lorraine Vilela Campos
08/11/2017 14h16 , atualizado em 08/11/2017 14h27

Medicina ocupa as três primeiras opções da concorrência do Vestibular 2018 da Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest). O balanço das inscrições foi divulgado na tarde desta quarta-feira, 8 de novembro. 

Confira a concorrência completa

Em São Paulo, Medicina registrou 135,7 candidatos pode vaga. O número representa um crescimento em relação ao ano passado, edição que havia contabilizado 63,04 inscritos por oportunidade. 

Novidade na Universidade de São Paulo (USP), o curso de Medicina de Bauru aparece como o segundo mais concorrido. Em seu ano de estreia, a graduação registrou 105,9 vestibulandos por vaga. 

Em Ribeirão Preto, o curso de Medicina conta com 86,5 participantes por vaga, quantidade também superior ao ano passado, quando a concorrência foi de 75,6 por oportunidade. 

O curso superior em Audiovisual aparece em quarto lugar. A graduação tem 65,2 candidatos por vaga, crescimento considerável se comparado à disputa do último vestibular. Na edição passada, foram registrados 39,2 concorrentes por oportunidade oferecida. 

Psicologia fecha as cinco primeiras colocações na concorrência do Vestibular da Fuvest. Esta edição conta com 61,1 candidatos por vaga. No ano passado, houve o registro de 53,45 por oportunidade. 

Em relação ao número total de inscritos, os cursos com maior demanda são Medicina, Direito, Engenharia na Escola Politécnica, Medicina Ribeirão Preto e Arquitetura na FAU. 

A Fuvest registrou 137.581 inscritos que vão concorrer às 8.402 vagas. A partir deste ano, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) não faz mais parte do Vestibular da fundação, passando suas 120 oportunidades para seleção própria. 

Cotas

O Vestibular 2018 da Fuvest é o primeiro que conta efetivamente com oferta de vagas para cotistas de escolas públicas na USP. A reserva de vagas também estará disponível no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Aumento da reserva para cotas até 2020

O aumento das cotas na USP será gradual: 37% de cada unidade já para 2018, enquanto a meta para 2019 é de 40% por curso. Para 2020, a expectativa é que a reserva seja por graduação e turno e suba para 45%, atingido por fim os 50% em 2021. 

Provas

Os locais de prova da primeira etapa serão divulgados em 17 de novembro. Esta etapa do Vestibular será aplicada no dia 26 seguinte. 

As provas da primeira fase contarão com 90 questões objetivas sobre Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química, sendo algumas interdisciplinares. 

O resultado da primeira fase e os locais de prova da segunda serão informados em 18 de dezembro. A última etapa será realizada de 7 a 9 de janeiro de 2018:

7 de janeiro: 10 questões discursivas de Português e uma Redação;
8 de janeiro: 16 perguntas sobre Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química
9 de janeiro: duas ou três provas específicas aos cursos escolhidos. 

Habilidades Específicas

Os cursos de Artes Visuais e Música (São Paulo e Ribeirão Preto) tiveram suas provas antecipadas de habilidades específicas entre 8 e 13 de outubro. 

Já as provas de habilidades específicas de Artes Cênicas serão aplicadas entre 10 e 12 de janeiro.

Resultado

O resultado do Vestibular 2018 da Fuvest será divulgado m 2 de fevereiro e as matrículas serão realizadas nos dias 5 e 6 do mesmo mês. 

O mês de Fevereiro terá chamadas nos dias 8, 22 e 27. Já em março, a Fuvest fará outras quatro convocações nos dias 2, 8, 15 e 22. 

Mais informações no Manual do Candidato.

Veja também

Enem 2025: veja 5 erros que devem ser evitados para o 2º dia de provas, segundo especialista
Provas do segundo dia do Enem 2025 serão aplicadas no próximo domingo, 16 de novembro
UFPA abre inscrição para mais de 7 mil vagas no Vestibular 2026 via Enem
Candidatos poderão concorrer às vagas da Universidade Federal do Pará (UFPA)
Enem 2025: saiba como funciona o local de prova do 2º dia do exame
Candidatos responderão a questões de Matemática e Ciências da Natureza no próximo domingo (16)
UTFPR 2026: local de prova sai nesta quarta (12)
Candidatos realizarão as provas no dia 23 de novembro para concorrer a uma das mais de 3,8 mil vagas.
CNU 2025: resultado da 1ª fase do Concurso Nacional Unificado é divulgado
Mais de 436 mil pessoas fizeram as provas da primeira fase do CNU 2025 no dia 5 de outubro
UERJ encerra inscrições para Vestibular 2026 via Enem nesta quinta (13)
Poderão participar do vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) quem fez alguma edição do Enem de 2022 a 2025.
UFRGS 2026: confira local de prova do vestibular
Candidatos realizarão o vestibular nos dias 29 e 30 de novembro para concorrer a uma das 4 mil vagas
Veja formas de abordar a temática ambiental em sala de aula a partir da COP 30
A realização do evento permite uma abordagem interdisciplinar com estudantes para desenvolver responsabilidade ambiental.
UFAC prorroga período de inscrição do Vestibular 2026 de Medicina
Candidatos podem se inscrever para concorrer a uma vaga na carreira de Medicina até amanhã, 12.
USP divulga edital e datas do Vestibular 2026 para vagas olímpicas
Competições do Conhecimento 2026 oferece 234 vagas na Universidade de São Paulo (USP) para estudantes medalhistas olímpicos
Enem 2025: leia exemplos de redação de professores sobre envelhecimento
Tema da redação do Enem 2025 foi "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira"
Enem 2025: candidatos do Paraná podem pedir reaplicação de provas após tornado
Rio Bonito do Iguaçu (PR) foi o município mais atingido por tornado na última sexta (7)