A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) liberou na manhã desta segunda-feira, 23 de novembro, o acesso aos locais de prova da 1ª fase do seu Vestibular 2016, agendada para o próximo dia 29. Confira:
Locais de prova 1ª fase Fuvest 2016
As provas deste ano serão aplicadas em 32 municípios paulistas. Agora na primeira etapa, os inscritos serão condicionados a 90 questões objetivas sobre Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês e temáticas interdisciplinares. Elas terão início às 13h, com duração de cinco horas.
Os portões de acesso serão abertos às 12h30. Portanto, recomenda-se a chegada com antecedência de, no mínimo, uma hora aos seus locais de prova. Os candidatos deverão estar portando o documento oficial de identidade, caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis nº 02 e borracha. É permitido também o uso de lapiseira para rascunho, régua e compasso. O candidato somente poderá retirar-se do local de prova a partir das 16h.
O Super Vestibular, em parceria com o Cursinho Oficina do Estudante, realizará a correção comentada e em tempo real da primeira fase da Fuvest. A correção começará a partir das 18h30 e será gratuita. Ela poderá ser acompanhada neste link e em nosso Twitter.
Segunda fase
Em 21 de dezembro sairão o resultado da primeira fase e os locais dos exames da segunda, que será realizada nos dias 10 e 12 de janeiro de 2016. Os testes terão duração de 4 horas em ambos os dias.
Quem se inscreveu nas carreiras de Artes Cênicas, Audiovisual, Arquitetura, Arquitetura e Design também terão que fazer testes de habilidades específicas, entre os dias 13 e 15 de janeiro. Os vestibulandos do curso de Música e de Artes Visuais fizeram os Testes de Habilidades Específicas (THE) entre os dias 18 e 23 de outubro e 09 de novembro.
Pontuação acrescida
Assim como no ano passado, estudantes oriundos da rede pública terão acesso aos bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), através do Sistema de Pontuação Acrescida. O benefício pode chegar a até 20%, variando de acordo com o grupo em que o candidato se incluir, incidindo sobre a nota da primeira fase e a nota final do Vestibular. Contudo, o candidato só terá direito se tiver deixando claro no ato da inscrição que desejava aderir ao Sistema. Confira mais informações e como participar na página 41 do Manual.
Concorrência
O Vestibular 2016 recebeu este ano 142.721 inscrições de candidatos. No exame do ano passado, foram 141.888 inscritos. Já o curso mais disputado, com 17.331 inscritos, é o de Medicina, em Ribeirão Preto, com 71,93 candidatos por vaga. Em seguida estão as graduações de Psicologia, com 59,80 candidatos por vaga, e Medicina, em São Paulo, com 58,75, inscritos por posto.
Acesse a concorrência completa!
A maioria dos inscritos concorrerá a graduações da área de Ciências Biológicas. A região metropolitana da São Paulo foi a que registrou o maior número de vestibulandos, o total de 84.314. A Universidade computou 42.844 inscritos no Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) e outros 14.140 são treineiros.
Resultado
Os selecionados em 1ª chamada serão conhecidos no dia 02 de fevereiro de 2016. Eles deverão realizar matrícula não presencial (pela internet) até às 13h59 do dia 03 seguinte. Posterior a este procedimento, devem se apresentar presencialmente junto com os documentos comprobatórios exigidos nos dias 11 e 12 do mesmo mês. As próximas convocações são esperadas para os dias 04, 16, 20 e 26 de fevereiro, respectivamente.
A Fuvest oferece 9.568 oportunidades para USP, 120 vagas para a carreira de Medicina ministrada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e outras 1.489 vagas disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por meio do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, conforme Anexo II do Manual. É a primeira vez que a USP utiliza esses programas em seu processo seletivo.
Mais detalhes podem ser obtidos por meio do Manual do Candidato ou pelo site da Fuvest.