Encerra às 23h59 de hoje, 27 de maio, o prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 que tiveram início no dia 13 deste mês. A taxa é de R$ 35 e poderá ser paga até esta quarta-feira, dia 29, somente em agências do Banco do Brasil.
Faça agora sua inscrição no Enem 2013
Foram recebidas até às 18h18 da última sexta-feira, dia 24, 5.199.18 inscrições. O estado com o maior número de inscritos é São Paulo, com 809.608 candidatos. Logo atrás está Minas Gerais, com 564.401. Depois o Ceará, com 393.454 e o Rio de Janeiro, com 379.318 candidatos.
Estão isentos da taxa de inscrição estudantes oriundos de escolas da rede pública de ensino que estejam concluindo o ensino médio este ano e candidatos que sejam membros de família com renda per capita de um salário mínimo ou total de até três salários mínimos (desde que apresentem declaração socioeconômica), e ainda aqueles que estudaram durante todo o ensino médio em escolas públicas ou na rede particular através de bolsa integral e que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.
Candidatos que possuem algum tipo de necessidade especial e que necessitem de atendimento especial no dia da prova devem indicar a informação no ato da inscrição. Também é preciso fornecer a língua estrangeira de preferência e o município em que deseja prestar o Exame.
Antes de confirmar a inscrição, o candidato precisa preencher também o questionário socioeconômico, constituído por 16 questões. Após a finalização desta etapa, basta conferir os dados, confirmar a inscrição e efetuar o pagamento do boleto. O Cartão de Confirmação, com os locais de provas, será enviado para o endereço informado provavelmente um mês antes da data dos exames.
Inscrito no Enem 2013, o estudante poderá concorrer nas duas edições do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que ocorrerão em 2014.
Exames
As provas do Enem 2013 serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, das 13h às 17h30 no primeiro dia e das 13h às 18h30 no segundo. Os candidatos deverão responder no primeiro dia 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo serão mais 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além de uma redação.
Novas regras foram instituídas para a prova de redação. Além de proibir deboches, o Ministério da Educação (MEC) também exigirá o domínio da norma culta para que o aluno seja avaliado com nota máxima. A discrepância máxima aceita entre os dois corretores também foi reduzida para 100 pontos ou mais na nota final e 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências. Nestes casos, o texto será encaminhado para um terceiro corretor.
Resultados
Os gabaritos devem ser divulgados em até 30 de outubro. Já o resultado final, ainda não tem data definida. Mais detalhes podem ser obtidos no Edital, no site do Enem ou pelo telefone 0800-616161.