Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. O que fazer se não receber o Cartão de Confirmação do Enem?

O que fazer se não receber o Cartão de Confirmação do Enem?

O Cartão de Confirmação do Enem possui as informações de número de inscrição do candidato, data, horário e local da realização das provas.

Publicado por Érica Caetano
No Cartão de Confirmação do Enem estão contidas as informações do local de prova do candidato
No Cartão de Confirmação do Enem estão contidas as informações do local de prova do candidato

O Cartão de Confirmação do Enem é um documento onde costa, principalmente, os locais de prova dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Nele, é possível encontrar as informações de número de inscrição do candidato, data, horário e local de realização das provas, além da opção de língua estrangeira escolhida e o tipo de atendimento especial, caso tenha sido solicitado algum, opção (ou não) pelo certificado de conclusão do ensino médio e instituição certificadora, dados pessoais do aluno e algumas instruções para o exame.

Até a edição de 2014 do Enem, o documento era enviado via Correios e publicado na página do Exame com cerca de 20 dias de antecedência à data da realização das provas. Desde a edição de 2015, ele passou a ser disponibilizado para consulta pelo próprio site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), não sendo mais enviado ao endereço cadastrado pelo participante no ato da inscrição. A medida gerou uma economia significativa aos cofres públicos.

Como acessar

Para visualizá-lo, após a disponibilização, acesse o site oficial do Enem e clique na opção “consulta aos locais de prova”. Ao clicar, será pedido o número do CPF do inscrito e a senha de acesso. Se não recordar a senha, você pode requerer o recebimento dela por e-mail ou ainda por mensagem de celular. Após efetivar o acesso, estarão disponíveis as suas informações de localização e horário da prova do Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale lembrar que não é possível alterar os locais de prova após finalizado o período de inscrições do Enem. Depois de visualizá-lo, caso o participante queira imprimir o documento, basta solicitar a impressão dessa página. 

Devo levar o cartão?

O edital do Enem reforça que não é obrigatória a apresentação do Cartão de Confirmação no dia da prova, sendo exigida somente a apresentação do documento oficial de identidade. No entanto, é recomendável que o candidato esteja munido dele, a fim de facilitar o seu acesso ao local de prova.

Em caso de dúvidas sobre o exame, dificuldades ou problemas referentes ao Cartão de Confirmação, os estudantes têm a possibilidade de entrar em contato com o Inep/MEC pelo telefone 0800 616161, das 08h às 20h, inclusive no fim de semana. É importante ter em mãos o CPF e número de inscrição para facilitar o atendimento.

Veja também

PUCRS recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020 via Enem até este domingo (31)
A taxa é de R$ 30 para os que concorrerem pela prova e de R$ 20 para quem optar pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UPF recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
Candidatos poderão optar por utilizar as provas do Enem ou realizar provas on-line. Para o curso de Medicina, a seleção se dará exclusivamente pela nota da prova do Enem.

UPE adia SSA para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus
A ideia é que as inscrições sejam realizadas no próximo mês de julho ou agosto. Contudo, as provas só ocorrerão em 2021.

Enem 2020 registra mais de 6,1 milhões de inscrições
No entanto, número pode diminuir, pois também foram contabilizados estudantes que ainda não pagaram taxa. Prazo para pagamento encerra hoje.

Hoje é o último dia para pagar taxa de inscrição do Enem 2020
Inscritos podem fazer o pagamento em agências bancárias, casas lotéricas, agências dos Correios e internet banking

Inscrições do Enem 2020 são encerradas após prazo prorrogado
Inep informou que candidatos poderão se inscrever com outro documento, como o CPF, na ausência do RG.

Inep publica Manual de Correção da Redação do Enem
Material detalha, por exemplo, o que leva estudantes a tirarem nota zero e competências seguidas pelos avaliadores para corrigir o texto

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.