Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. O que fazer se não receber o Cartão de Confirmação do Enem?

O que fazer se não receber o Cartão de Confirmação do Enem?

O Cartão de Confirmação do Enem possui as informações de número de inscrição do candidato, data, horário e local da realização das provas.

Publicado por Érica Caetano
No Cartão de Confirmação do Enem estão contidas as informações do local de prova do candidato
No Cartão de Confirmação do Enem estão contidas as informações do local de prova do candidato

O Cartão de Confirmação do Enem é um documento onde costa, principalmente, os locais de prova dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Nele, é possível encontrar as informações de número de inscrição do candidato, data, horário e local de realização das provas, além da opção de língua estrangeira escolhida e o tipo de atendimento especial, caso tenha sido solicitado algum, opção (ou não) pelo certificado de conclusão do ensino médio e instituição certificadora, dados pessoais do aluno e algumas instruções para o exame.

Até a edição de 2014 do Enem, o documento era enviado via Correios e publicado na página do Exame com cerca de 20 dias de antecedência à data da realização das provas. Desde a edição de 2015, ele passou a ser disponibilizado para consulta pelo próprio site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), não sendo mais enviado ao endereço cadastrado pelo participante no ato da inscrição. A medida gerou uma economia significativa aos cofres públicos.

Como acessar

Para visualizá-lo, após a disponibilização, acesse o site oficial do Enem e clique na opção “consulta aos locais de prova”. Ao clicar, será pedido o número do CPF do inscrito e a senha de acesso. Se não recordar a senha, você pode requerer o recebimento dela por e-mail ou ainda por mensagem de celular. Após efetivar o acesso, estarão disponíveis as suas informações de localização e horário da prova do Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale lembrar que não é possível alterar os locais de prova após finalizado o período de inscrições do Enem. Depois de visualizá-lo, caso o participante queira imprimir o documento, basta solicitar a impressão dessa página. 

Devo levar o cartão?

O edital do Enem reforça que não é obrigatória a apresentação do Cartão de Confirmação no dia da prova, sendo exigida somente a apresentação do documento oficial de identidade. No entanto, é recomendável que o candidato esteja munido dele, a fim de facilitar o seu acesso ao local de prova.

Em caso de dúvidas sobre o exame, dificuldades ou problemas referentes ao Cartão de Confirmação, os estudantes têm a possibilidade de entrar em contato com o Inep/MEC pelo telefone 0800 616161, das 08h às 20h, inclusive no fim de semana. É importante ter em mãos o CPF e número de inscrição para facilitar o atendimento.

Veja também

Inep contrata gráfica para o Enem 2020
Provas impressas somente serão aplicadas em 2021, nos dias 17 e 24 de janeiro

Confira resultado do Fies 2020/2
Pré-selecionados devem complementar informações da inscrição no sistema do Fies de hoje até a próxima quinta-feira, 6 de agosto

MEC divulga 2ª chamada do ProUni 2020/2
Convocados precisam confirmar informações prestadas no momento da inscrição até o dia 11 de agosto

Já estão abertas as inscrições do Vestibular 2020/2021 do IME
Os interessados podem se inscrever até 18 de agosto. Previsão é que provas sejam aplicadas este ano.

FGV dá início ao prazo de inscrições dos seus Vestibular 2021 com provas virtuais
Inscrições são para seletivas do Vestibular Unificado, Direito/SP e Economia/SP. O ingresso pode ser feito por provas on-line e via Enem.

Einstein (SP) aplica provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Interessados nas 30 vagas deverão usar máscara obrigatoriamente. Provas terão questões objetivas e discursivas e uma redação.

ITA recebe inscrições para Vestibular 2021
Provas da primeira fase serão aplicadas no dia 20 de novembro e as da segunda, nos dias 8 e 9 de dezembro

UEPG dá início ao 2º prazo de inscrições do PSS 2020
Pedidos de isenção serão recebidos de hoje até o dia 10 de setembro. As provas estão agendadas para janeiro do ano que vem mas podem sofrer alteração na data conforme estiver a pandemia do novo coronavírus.

Pré-Enem 2020 gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas on-line
Aulas devem começar no dia 31 de agosto e serão ministradas a distância por meio de plataformas como o Zoom

Paraná: UEL divulga novo formato do Vestibular 2021
Modelo foi adotado por causa da pandemia do coronavírus. Principal novidade é que provas serão aplicadas somente em março de 2021.

Insper (SP) publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2020/2
Aprovados para a segunda fase terão que agendar as datas das avaliações, que poderão ser feitas entre 1 e 11 de agosto.

Inep divulga novos editais do Enem 2020 com medidas preventivas à Covid 19
Além das orientações para a prevenção, os documentos também formalizam as novas datas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a aplicação das provas impressas e digitais.