Chegam ao fim nesta sexta-feira, 21 de março, as inscrições para o primeiro processo seletivo de 2014 do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec). Estudantes que concluíram o ensino médio, prioritariamente na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsistas integrais, e que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com desempenho superior a zero na redação têm até as 23h59 para confirmarem participação no processo seletivo.
Conforme balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) às 18h30 desta quinta-feira, dia 20, 815.844 inscrições haviam sido recebidas. Destas, 58,66% representam candidatos do sexo feminino. Já o número de inscrições de candidatos do sexo masculino é de 337.287, até o último levantamento. Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Logística são os cursos mais procurados.
Este ano, 291.338 vagas em cursos técnicos subsequentes estão sendo oferecidas em 937 instituições de ensino. São 8.040 são para instituições públicas e 37.070 destinam-se ao Sistema S. Nesta edição, todos os estados brasileiros estão ofertando cursos. Em 2013, foram 239.792 oportunidades. O número é 21% superior em relação a primeira edição.
Inscrições
A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, mediante número de inscrição e senha usados no último Enem. Além de escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos, turnos e instituições, o candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas reservadas para oriundos da rede pública ou para negros, pardos e indígenas. As notas de cortes e classificação parcial estão sendo divulgadas diariamente, a partir de 2h.
Já a divulgação do resultado está prevista para 25 de março com matrículas para os dias 26, 27 e 28 seguintes. Já a segunda chamada deverá ser liberada em 1º de abril com registro acadêmico para os dias 2, 3 e 4. As inscrições para as vagas remanescentes ocorrerão entre 7 e 13 de abril.
No total, 85% das vagas são destinadas para candidatos oriundos da rede pública, sendo 50% para estudantes com renda per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo. Para negros, pardos e indígenas, o percentual depende dos dados populacionais da respectiva Unidade Federativa, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sisutec@mec.gov.br ou através do telefone 0800-616161.