Aqueles estudantes que estiverem matriculados no ensino superior e que desejam participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2015/1, mas que não possuam bolsas disponibilizadas para o próprio curso, poderão gozar de bolsas remanescentes de áreas afins, desde que sejam da mesma instituição de ensino em que estão estudando e que sejam calouros. O prazo para estes se se encerra hoje, 31 de março.
Podem participar quem realizou as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e tenha obtido média mínima de 450 pontos sem zerar a redação. Além disso, os professores em exercício na educação básica da rede pública de ensino, também podem desde que concorram a bolsas em cursos de licenciatura. Para este caso, está dispensada a exigência da participação no Enem.
As bolsas estão disponibilizadas na página oficial do ProUni. Depois da inscrição, o estudante deverá comparecer dentro de dois dias úteis posterior ao registo, a instituição de ensino para comprovação dos dados fornecidos. Aqueles que apresentarem documentação falsa estão excluídos permanentemente do certame.
Bolsas Remanescentes
As informações referentes às bolsas remanescentes foram publicadas no último dia 23, em portaria no Diário Oficial da União (D.O.U). De acordo com o documento, são vistas como áreas afins aquelas que tem semelhança na grade curricular na formação geral do curso. O estudante poderá optar em concorrer a bolsa e depois realizar a transferência para o curso em que está matriculado. Ficará a cargo da instituição realizar a transferência da bolsas entre os dois cursos.
Veja aqui o documento publicado no D.O.U.
Para aqueles que já estejam regularmente matriculados mas não possuem ainda o benefício da bolsa, as inscrições seguem até o dia até 31 de maio.
O Programa ofertou 213.113 bolsas de estudo, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais, em 30.549 cursos de 1.117 instituições de ensino privadas. Os interessados puderam se cadastrar entre 26 e 29 de janeiro. Mais de 1,5 milhão se inscreveram, o que significa 21% a mais de que a 1ª edição de 2014. A primeira chamada saiu em 02 de fevereiro.
Confira os números do ProUni 2015/1
As bolsas integrais foram concedidas a estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um e meio salário mínimo. Já o benefício parcial foi garantido para vestibulandos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos. Professores de escolas públicas estão isentos da comprovação de renda.
*com informações da Agência Brasil