Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. IFPE adere ao Sisutec e SiSU para a segunda entrada de seu Vestibular 2015

IFPE adere ao Sisutec e SiSU para a segunda entrada de seu Vestibular 2015

Inscrições terão início no dia 1º de outubro. Já os pedidos de isenções de taxa começam amanhã.

Publicado por Érica Caetano
23/09/2014 08h46 , atualizado em 23/09/2014 08h51

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) anunciou na tarde de ontem, 22 de setembro, as datas e as novidades do seu Vestibular 2015, cujas inscrições terão início no dia 1º de outubro e seguem até o dia 19 seguinte, exclusivamente pela internet.

Para este certame, serão ofertadas 5.247 vagas, distribuídas em 21 cidades, onde estão localizados os 15 campi do Instituto, além dos polos de Educação a Distância (EaD). A taxa de inscrição será de R$ 40 para candidatos a cursos superiores.

Pedidos de isenção de taxa também serão recebidos a partir de amanhã, dia 24 até sexta-feira, dia 26, de candidatos com renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e de concorrentes que cursaram o Ensino Médio ou Fundamental integralmente na rede pública de ensino, ou na rede privada por meio de bolsa de estudos integral, além de egressos dos Programas Mulheres Mil, inclusive os seus dependentes, ou do PROIFPE, mantidos pelo IFPE.

Depois de solicitar a isenção pela internet, o candidato deverá imprimir um requerimento e entregá-lo assinado, junto com a documentação exigida pelo Edital de Instrução de Isenção, no campus onde concorrerá à vaga, de 25 a 27 de setembro, das 08h às 12h e das 14 às 17h. Nos polos EAD, há horários específicos de atendimento, que podem ser consultados no Manual do Candidato. 

Do total de vagas ofertadas, metade delas destinam-se ao Sistema de Cotas e reservada para candidatos oriundos da rede pública de ensino. No momento da inscrição, esses candidatos poderão optar pelas subcotas de renda ou de etnia. 

A primeira é destinada a quem tem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio. Esse público terá direito 50% de todas as vagas destinadas às cotas. A segunda opção é voltada para negros, pardos e índios. Ainda há cotas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores que optem por cursos com vocação agrícola. Nesse caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As provas do Vestibular 2015, pela primeira vez, serão aplicadas no mês de novembro, no dia 23. A data foi escolhida com o objetivo de evitar "choques" com seleções preparadas por outras instituições de ensino.  Candidatos terão que confeccionar uma redação e responder 50 questões, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A divulgação do listão do Vestibular está programada para o dia 15 de dezembro.

SiSU e Sisutec

A oferta para o próximo ano também ocorrerá através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que levam em conta a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pelos dois sistemas, serão disponibilizadas todas as vagas referentes à segunda entrada dos cursos superiores e dos técnicos na modalidade Subsequente, aquela que exige Ensino Médio completo do candidato. Serão 2.160 vagas destinadas ao Sisutec e outras 382 pelo SiSU.

Outra novidade este ano, são os manuais dos candidatos e o site onde será realizada a inscrição, que serão disponibilizados também na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Como nos anos anteriores, as pessoas com necessidades especiais deverão indicar suas limitações no momento da inscrição para que a prova seja aplicada em regime especial. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do site do IFPE ou pelo Edital do certame.

Veja também

Inscritos no Vestibular 2022 da UFMS fazem provas hoje (5)
Processo seletivo ocorrerá em Campo Grande e dez cidades do interior. Vestibulandos concorrem a mais de 3,3 mil vagas.

Provas da 1ª e 2ª etapa do SSA 2022 da UPE começam a ser aplicadas
As provas das duas primeiras fases do SSA 2022 da UPE acontecem nos mesmos dias, com alteração somente do turno. Elas continuam no dia 12 de dezembro.

Medicina e Odonto: UCPel realiza provas do Vestibular de Verão 2022 no domingo
As provas acontecem de forma on-line, neste domingo (05), com prova objetiva mais redação, síncronas, em duas etapas.

Provas do PSS 2021 da UEPG são aplicadas amanhã (05)
Nesta edição, são 16.003 candidatos inscritos, que farão as provas em 52 locais. 

Humanitas (SP) aplica provas do Vestibular 2022/1 de Medicina neste final de semana
Elas serão realizadas neste domingo, 05 de dezembro, das 14h às 19h, em São Paulo e São José dos Campos. 

Unipar realiza Vestibular 2022/1 de Medicina
Processo seletivo oferece 110 vagas. Curso é ministrado na cidade de Umuarama.

Vestibular de Verão 2022 da PUC-SP ocorre amanhã (5)
Interessados nas mais de 2,6 mil vagas devem fazer provas pela internet

É hoje o Vestibular 2022/1 de Medicina da Faculdade Anhembi Morumbi
Os candidatos passarão pela prova tradicional das 13h às 18h, nas cidades de São Paulo/SP, Piracicaba e São José dos Campos. 

UFpel (RS) realiza provas da 1ª e 2ª etapas do Pave 2020
Programa de Avaliação da Vida Escolar ocorrerá das 13h às 16h em Pelotas

Vestibular de Verão 2022 da PUCRS é realizado hoje (4)
Inscritos no curso de Medicina fazem provas presenciais. Candidatos dos demais cursos, provas pela internet.

Unimontes (MG) divulga local de prova do PAES 2020
Inscritos em todas as etapas farão as provas no dia 19 de dezembro e Belo Horizonte e outras 12 cidades do interior

Centro Universitário São Camilo solta resultado do Vestibular 2022/1 de Medicina
A segunda chamada será divulgada no dia 09 de dezembro, com  matrículas até o dia 12 do mesmo mês.