A Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, anunciou na última terça-feira, 08 de abril, que a implantação do seu curso de Medicina será adiada para 2015. A oferta deste curso juntamente com os de Engenharias Mecânica, Química, Civil e de Materiais, estava previstas já para o certame do 2º semestre deste ano. No entanto, as alterações valem somente ao curso de Medicina.
Não foi informado o motivo pelo qual houve o adiamento na oferta do curso. Em julho do ano passado, a Universidade anunciou a criação destes cinco novos cursos informando que a previsão de início seria para o segundo semestre de 2014.
O curso de Medicina ofertará 60 vagas e a implantação do mesmo faz parte do programa “Mais Médicos”, do governo federal, que tem como objetivo a ampliação de 3.615 vagas em cursos de Medicina em universidades federais do país até o ano de 2017.
Já para os cursos de Engenharias, não houve alteração na data para serem ofertados, ou seja, o 2º semestre de 2014. A expectativa é que sejam distribuídas 80 vagas anuais para cada um dos quatro cursos. O ingresso nas primeiras turmas dos cursos será feita com base no desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Nos últimos nove anos, a UFLA aumento o número de 10 cursos ofertados em 2004, para 30 cursos em 2013, sendo esses 24 presenciais e seis na modalidade a distância. A universidade vai receber R$ 39 milhões do Governo Federal para infraestrutura e compra de equipamentos para os novos cursos, como novas salas de aula e laboratórios.