Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Minas Gerais
  4. Universidade Federal de Lavras – UFLA

Universidade Federal de Lavras – UFLA

No IGC 2011, UFLA foi classificada com conceito 5, ou seja, nota máxima na avaliação. Hoje, mais de seis mil alunos são atendidos pela instituição.

Publicado por Wanja Borges
UFLA possui 165 laboratórios, 102 salas de aula e 26 anfiteatros
UFLA possui 165 laboratórios, 102 salas de aula e 26 anfiteatros

“Dedicado à glória de Deus e ao Progresso Humano”. Esse era o lema da Escola Agrícola de Lavras, fundada em 1908, sob os princípios do Instituto Gammon e transformada, pouco tempo depois, em Escola Superior de Agricultura de Lavras. Hoje, conhecida como Universidade Federal de Lavras (UFLA), a instituição vem se destacando no ramo da educação superior de Minas Gerais e no ramo agrícola. 

Atualmente, a Universidade oferece mais de 20 cursos de graduação e 40 de pós-graduação presenciais para cerca de seis mil alunos. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, a instituição foi considerada a melhor universidade de Minas Gerais e a terceira melhor universidade do país ao obter nota 5, conceito máximo de qualidade proposto pelo Ministério da Educação (MEC).  

 

 

CAMPUS
•    Campus Lavras

Campus Universitário, Lavras – MG
reitoria@reitoria.ufla.br 
(35) 3829-1122 / 1502

Administração, Administração Pública, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Florestal, Filosofia, Física, Letras (Português e Inglês), Matemática, Medicina Veterinária, Nutrição, Química, Sistemas de Informação e Zootecnia.

 

 

INFRAESTRUTURA
A UFLA é constituída por um complexo universitário, cuja área total é de 600 hectares e a área construída é de 250 mil m². A Universidade possui 165 laboratórios temáticos, 102 salas de aula, 26 anfiteatros, 17 departamentos didático-científicos e um acervo bibliográfico de 297 mil livros, em sua Biblioteca Central. Editora, TV e Rádio Universitária, Fazenda Experimental, Alojamento Estudantil, Restaurante Universitário, Ginásio Poliesportivo, Museu e Salão de Convenções são alguns dos espaços que integram sua infraestrutura atualmente. 

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular

Em 2010, a Universidade suspendeu seu vestibular tradicional para cursos superiores presenciais e passou a adotar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como principal forma de ingresso. O Vestibular continua sendo utilizado apenas para cursos de licenciatura e bacharelado, oferecidos na modalidade a distância, por meio do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), através da Plataforma Freire. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

•    Sistema de Cotas 
Com a aprovação da Lei de Cotas, a UFLA reserva, atualmente, 12,5% das vagas de cada curso e turno para cotistas, tanto no processo seletivo feito pelo SiSU quanto no Processo de Avaliação Seriada (PAS). A reserva de vagas, que será feita de forma progressiva, é destinada para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente na rede pública, pretos, partos e indígenas.  

 

•    Sisu / Enem 
A UFLA utiliza o SiSU como forma de seleção para ingresso em seus cursos superiores. No primeiro semestre, 60% das vagas são preenchidas pelo Sistema, enquanto no segundo o aproveitamento é de 100%. Gerenciado pelo Ministério da Educação, o SiSU utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para seleção dos candidatos. O calendário é definido e divulgado pelo próprio MEC. 

 

•    PAS
O preenchimento de 40% das vagas oferecidas pela UFLA, para o primeiro semestre letivo, é feito pelo Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS), que avalia o candidato ao final de cada série do Ensino Médio. Nos dois primeiros anos, são aplicadas provas objetivas de conhecimentos gerais e redação, enquanto no terceiro é adotado o desempenho do estudante no Enem, fase em que o estudante escolhe sua graduação de preferência. 

 

•    Ensino a Distância 
Resultado da institucionalização da educação a distância ou semipresencial em uma unidade acadêmica da UFLA, o Centro de Educação a Distância (CEAD) da instituição atualmente oferece os seguintes cursos de graduação na modalidade de Ensino a Distância (EaD): Administração Pública, Filosofia, Letras/Inglês, Letras/Português e Pedagogia, que contam, ainda, com cerca de 10 polos de apoio presenciais. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Processo Seletivo

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Orkut

Veja também

Unesp abre inscrições para Seleção 2021 de Olimpíadas Científicas
Processo seletivo oferece 195 vagas em 30 cursos de graduação, como Administração e mais de dez áreas da Engenharia

Ibmec recebe inscrições do Vestibular 2021/1
As oportunidades destinam-se aos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Direito, Relações Internacionais, Engenharia, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo.

Enem 2020 tem recorde de abstenção com mais da metade de inscritos faltosos
Foi registrada a ausência de mais de metade dos inscritos. Ministro responsabilizou a pandemia e a imprensa pelo grande número de faltosos.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2021 de Medicina da UniCEUB chega ao fim
As provas do Vestibular de Medicina acontecem no dia 10 de fevereiro de 2021, das 14h às 18h, em Brasília/DF. 

Enem 2020: Inep divulga prazo para envio de laudos para solicitação de reaplicação
Diagnosticados com doença infectocontagiosa, incluindo Covid-19, poderão passar pelo Exame novamente desde que apresentem no prazo os laudos médicos.

Tema da redação do Enem 2020 aborda doenças mentais
A informação foi divulgada logo após o início das provas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua conta no Twitter.

Provas do Enem 2020 começam a ser aplicadas hoje (17)
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), portões de acesso aos locais de prova serão abertos meia hora mais cedo, a fim de evitar aglomerações.

Cederj publica notas objetivas do Vestibular 2021/1
Desempenho na prova de redação poderá ser conferido no dia 29 de janeiro

UPE solta local de prova da 1ª e 2ª etapa do SSA 2021
Estudantes farão provas em 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Recife e oito cidades do interior do Pernambuco

IF Goiano está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/1
Oportunidades são para as unidades de Catalão, Cristalina e Trindade nos curso de Tecnologia em Horticultura e os bacharelados em Agronomia, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. 

Unicap divulga resultado do seu Vestibular 2021
A seleção dos candidatos da Unicap foi por meio da utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por prova on-line.

Inscrições para ProUni 2021/1 encerram nesta sexta-feira (15)
Programa oferece 162.022 vagas, sendo 76.855 bolsas integrais e 85.167 parciais (50% do valor do curso)