Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Minas Gerais
  4. Universidade Federal de Lavras – UFLA

Universidade Federal de Lavras – UFLA

No IGC 2011, UFLA foi classificada com conceito 5, ou seja, nota máxima na avaliação. Hoje, mais de seis mil alunos são atendidos pela instituição.

Publicado por Wanja Borges
UFLA possui 165 laboratórios, 102 salas de aula e 26 anfiteatros
UFLA possui 165 laboratórios, 102 salas de aula e 26 anfiteatros

“Dedicado à glória de Deus e ao Progresso Humano”. Esse era o lema da Escola Agrícola de Lavras, fundada em 1908, sob os princípios do Instituto Gammon e transformada, pouco tempo depois, em Escola Superior de Agricultura de Lavras. Hoje, conhecida como Universidade Federal de Lavras (UFLA), a instituição vem se destacando no ramo da educação superior de Minas Gerais e no ramo agrícola. 

Atualmente, a Universidade oferece mais de 20 cursos de graduação e 40 de pós-graduação presenciais para cerca de seis mil alunos. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, a instituição foi considerada a melhor universidade de Minas Gerais e a terceira melhor universidade do país ao obter nota 5, conceito máximo de qualidade proposto pelo Ministério da Educação (MEC).  

 

 

CAMPUS
•    Campus Lavras

Campus Universitário, Lavras – MG
reitoria@reitoria.ufla.br 
(35) 3829-1122 / 1502

Administração, Administração Pública, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Florestal, Filosofia, Física, Letras (Português e Inglês), Matemática, Medicina Veterinária, Nutrição, Química, Sistemas de Informação e Zootecnia.

 

 

INFRAESTRUTURA
A UFLA é constituída por um complexo universitário, cuja área total é de 600 hectares e a área construída é de 250 mil m². A Universidade possui 165 laboratórios temáticos, 102 salas de aula, 26 anfiteatros, 17 departamentos didático-científicos e um acervo bibliográfico de 297 mil livros, em sua Biblioteca Central. Editora, TV e Rádio Universitária, Fazenda Experimental, Alojamento Estudantil, Restaurante Universitário, Ginásio Poliesportivo, Museu e Salão de Convenções são alguns dos espaços que integram sua infraestrutura atualmente. 

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular

Em 2010, a Universidade suspendeu seu vestibular tradicional para cursos superiores presenciais e passou a adotar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como principal forma de ingresso. O Vestibular continua sendo utilizado apenas para cursos de licenciatura e bacharelado, oferecidos na modalidade a distância, por meio do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), através da Plataforma Freire. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

•    Sistema de Cotas 
Com a aprovação da Lei de Cotas, a UFLA reserva, atualmente, 12,5% das vagas de cada curso e turno para cotistas, tanto no processo seletivo feito pelo SiSU quanto no Processo de Avaliação Seriada (PAS). A reserva de vagas, que será feita de forma progressiva, é destinada para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente na rede pública, pretos, partos e indígenas.  

 

•    Sisu / Enem 
A UFLA utiliza o SiSU como forma de seleção para ingresso em seus cursos superiores. No primeiro semestre, 60% das vagas são preenchidas pelo Sistema, enquanto no segundo o aproveitamento é de 100%. Gerenciado pelo Ministério da Educação, o SiSU utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para seleção dos candidatos. O calendário é definido e divulgado pelo próprio MEC. 

 

•    PAS
O preenchimento de 40% das vagas oferecidas pela UFLA, para o primeiro semestre letivo, é feito pelo Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS), que avalia o candidato ao final de cada série do Ensino Médio. Nos dois primeiros anos, são aplicadas provas objetivas de conhecimentos gerais e redação, enquanto no terceiro é adotado o desempenho do estudante no Enem, fase em que o estudante escolhe sua graduação de preferência. 

 

•    Ensino a Distância 
Resultado da institucionalização da educação a distância ou semipresencial em uma unidade acadêmica da UFLA, o Centro de Educação a Distância (CEAD) da instituição atualmente oferece os seguintes cursos de graduação na modalidade de Ensino a Distância (EaD): Administração Pública, Filosofia, Letras/Inglês, Letras/Português e Pedagogia, que contam, ainda, com cerca de 10 polos de apoio presenciais. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Processo Seletivo

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Orkut

Veja também

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.

UFRGS adia Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
As provas do Vestibular 2021 da UFRGS estavam previsto de acontecerem nos dias 28 e 29 de novembro e 05 e 06 de dezembro.

UFPR anuncia adiamento do Vestibular 2020/2021 em razão do novo coronavírus
Medida foi tomada pelas condições em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, as provas objetivas do Vestibular serão realizadas somente ano que vem.

Coronavírus: Unitau (SP) suspende inscrições do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Oferta seria de 80 vagas e Vestibular contaria com duas fases. Suspensão do processo seletivo se deve pela pandemia do novo coronavírus.

Inep anuncia que provas do Enem 2020 serão adiadas
Órgão informou que, por causa da pandemia do coronavírus, agora provas serão realizadas de 30 a 60 dias depois do que estavam previstas

Projeto de Lei que adia o Enem 2020 é aprovado pelo Senado
Agora, o Projeto de Lei que foi aprovado por 75 votos a favor e 1 contra, irá para a Câmara dos Deputados.

Na Bahia, Unifacs inscreve para Vestibular 2020/2
Por causa da pandemia do coronavírus, os estudantes serão selecionados pelas notas do Enem

UVV, no Espírito Santo, recebe inscrições para Vestibular 2020/2
Candidatos serão avaliados pelas notas do Enem e por uma seleção no estilo game