O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no final da tarde de hoje, 8 de julho, que as provas do Enem 2020 serão aplicadas nestes dias:
Enem impresso: 17 e 24 de janeiro de 2021
Enem Digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021
Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, as datas foram decididas em conjunto com os secretários de educação, universidades e órgãos como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Os estudantes também foram ouvidos por meio de enquete realizada no final de junho.
"Entendemos que a decisão não foi perfeita para todos, mas buscamos uma solução técnica tentando ver as datas que melhor se adequassem para todos", ressaltou.
Conforme o Inep, os estudantes farão as provas adotando todas as medidas de isolamento exigidas por causa da pandemia do coronavírus. A previsão é que o resultado do Enem saia no dia 29 de março.
Enquete
O Inep realizou uma enquete para decidir as novas datas das provas do Enem 2020 entre os dias 20 e 30 de junho. Puderam participar de forma voluntária os quase 5,8 milhões de estudantes que se inscreveram no exame educacional.
No dia 1º de julho, o Inep divulgou que 553.033 (49,7%) inscritos escolheram que as provas fosssem aplicadas nos dias 2 e 9 de maio de 2021. Além da opção escolhida pelos inscritos, havia mais duas, com provas em dezembro deste ano ou janeiro de 2021.
Estudantes
Assim que o anúncio das datas foi feito, estudantes se manifestaram nas redes sociais. Alguns chegaram a reclamar, sem entender por que não foram determinadas as datas que eles escolheram na enquete (maio de 2021).
Lopes esclareceu que, se as provas fossem em maio, o calendário do segundo semestre de 2021 poderia ser prejudicado. Além disso, ele explicou que a enquete não foi o único parâmetro para decidir as datas. "Também precisamos ouvir secretários e instituições de ensino, uma vez que o Enem é uma reação em cadeia, que começa com o SiSU, depois ProUni e, por último, Fies".
Veja também:
Inscrições para o SiSU 2020/2 já podem ser feitas
MEC libera consulta às bolsas de estudo do ProUni 2020/2
O presidente do Inep lembrou ainda que metade dos participantes da enquete escolheu que as provas fossem aplicadas em janeiro. "Sendo assim, grande parte dos estudantes foram contemplados com sua escolha", frisou.
Enem 2020
O Enem ocorreria nos dias 1º e 08 de novembro (Enem impresso) e 22 e 29 de novembro (Enem digital), mas, por causa da pandemia do coronavírus, o Inep informou que as provas do Enem poderiam ser adiadas em 30 ou 60 dias.
Leia mais: como funcionará o Enem Digital
Apesar das datas e dos formatos diferentes, as provas terão o mesmo conteúdo. Veja abaixo a distribuição das provas:
- 1º domingo: 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas e Redação
- 2º domingo: 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática
Veja 5 passos para se concentrar nos estudos para o Enem 2020
O gabarito oficial do Enem 2020 será publicado até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. O Inep não aceitará recursos contra a resolução das questões.
A data do resultado do Enem 2020 ainda não foi informada.
Para mais detalhes, acesse o Edital do Enem Impresso e o Edital do Enem Digital.