O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira, 4 de agosto, que já escolheu a gráfica que imprimirá as provas do Enem 2020, marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021.
Segundo o órgão, o contrato foi feito com a gráfica Plural. O processo de impressão, que custará R$ 63 milhões, inclui as provas completas, com os Cadernos de Questões, os Cartões-Resposta, as Folhas de Redação e as Folhas de Rascunho.
Além disso, a gráfica do Enem 2020 imprimirá o pré-teste de itens, as provas de reaplicação para casos excepcionais, como estudantes que possam ter problemas de logística, e as provas para Pessoas Privados de Liberdade (PPL).
Enem 2009
A gráfica Plural já trabalhou com o Inep anteriormente, em 2009. Nessa edição do Enem, funcionários do consórcio contratado para aplicação do exame educacional retiraram exemplares da prova de dentro da gráfica e tentaram vendê-los a um jornal paulista.
Na ocasião, o Ministério da Educação (MEC) foi acionado pelo veículo faltando apenas dois dias para o Enem 2009 e optou por suspender imediatamente as provas que seriam aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro. O Enem somente foi realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, com índice histórico de abstenção de 40,6%.
Leia também: fraudes no Enem
Enem 2020
Além do Enem impresso, a primeira edição do Enem Digital também será realizada em 2021. Nesse caso, as provas estão agendadas para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
Leia mais: como funcionará o Enem Digital
Por conta da pandemia do coronavírus, as datas originais do Enem 2020, que seriam em novembro deste ano, foram adiadas pelo Inep. No dia 31 de julho, o órgão divulgou os novos editais do Enem 2020 com medidas preventivas à Covid 19.
Provas
As provas do Enem impresso e do Enem Digital terão o mesmo conteúdo. Veja abaixo a distribuição das provas:
- 1º domingo: 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas e Redação
- 2º domingo: 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática
O gabarito oficial do Enem 2020 será publicado até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. O Inep não aceitará recursos contra a resolução das questões.
A previsão é que o resultado do Enem saia no dia 29 de março.
Para mais detalhes, acesse o Edital do Enem Impresso e o Edital do Enem Digital.