Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2020: Inep divulga prazo para envio de laudos para solicitação de reaplicação

Enem 2020: Inep divulga prazo para envio de laudos para solicitação de reaplicação

Diagnosticados com doença infectocontagiosa, incluindo Covid-19, poderão passar pelo Exame novamente desde que apresentem no prazo os laudos médicos.

Publicado por Érica Caetano
17/01/2021 20h28 , atualizado em 18/01/2021 08h21

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que aqueles participantes que tiveram sintomas ou diagnóstico de coronovírus (Covid-19) na véspera ou no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que aconteceu neste domingo, 17 de janeiro, terão prazo para apresentar exames e laudos médicos que comprovem a condição.

Os pedidos de reaplicação serão recebidos por meio da Página do Participante entre 25 e 29 de janeiro. Os inscritos que tiverem a solicitação aprovada farão as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro. O mesmo vale para outras doenças infectocontagiosas previstas no edital do Enem.

Segundo o órgão, além da Covid-19, são consideradas esse tipo de doenças coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela. 

Os primeiros pedidos foram recebidos junto com os comprovantes da condição entre 11 e 16 de janeiro. Neste sábado, às 12h (horário de Brasília), o sistema foi fechado para que os pedidos fossem avaliados e os participantes recebessem a resposta antes da aplicação.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, também informou que mais de 8 mil candidatos inscritos no Enem 2020 tiveram seus pedidos aceitos para fazer as provas do Exame em fevereiro por conta de terem sintomas de doenças infectocontagiosas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O período foi reaberto a meia-noite de hoje, dia 18, e vai até às 12h do dia 23 para solicitações de pessoas com Covid-19 e doenças infectocontagiosas para as provas do 2º dia. 

Solicitando a reaplicação do Enem 2020

Quem for diagnosticado com o coronavírus na véspera das provas do 1º dia do Enem 2020 deverá fazer a solicitação de reaplicação dos exames na página do participante. No momento do pedido, o estudante precisa apresentar a seguintes informações:

  • Nome completo
  • Diagnóstico com a descrição da condição que contenha a assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM)
  • Código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10)
  • Assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. 

O Inep ressalta que os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova do segundo dia também não deverão comparecer ao exame. Nesse casos, além de registrar o ocorrido na Página do Participante, o inscrito deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep (0800 616161) e relatar a condição.

As solicitações serão analisadas pelo Inep. 

Veja também

Inscrições para o SiSU 2022/2 terminam nesta sexta (1)
Nesta edição são oferecidas mais de 65 mil vagas em cursos de 73 instituições de ensino superior públicas.

Unitins divulga resultado do seu Vestibular 2022
A previsão é que as aulas comecem no dia 03 de agosto. Foram ofertadas 240 vagas distribuídas entre os cursos do campus Palmas.

Candidatos ao Vestibulinho 2022/2 das Etecs (SP) já podem acessar locais de provas
Exame será aplicado neste domingo (3), das 13h30 às 17h30.

Mackenzie divulga aprovados no Vestibular 2022/2
Os convocados das unidades Higienópolis e Alphaville deverão se matricular de hoje até 07 de julho. Em Campinas até 19 de julho.

Pernambuco: FPS divulga resultado do Vestibular 2022/2
Instituição disponibilizou neste vestibular 62 vagas para Medicina e 168 para demais cursos de graduação.

UFT e UFNT publicam 2ª chamada do Vestibular 2022/2 via Enem
Etapa de matrículas online ocorre nos dias 5 e 6 de julho.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/2 da UFU termina hoje (30)
Inscrições podem ser feitas pela internet até às 16h. Taxa é de R$117.

UPE encerra nesta quinta-feira as inscrições do Vestibular EaD 2023
Estão sendo ofertadas 1.410 vagas distribuídas em 16 polos presenciais. Provas acontecem em agosto.

UEMA informa locais de prova do Vestibular 2022/2 de cursos a distância
Candidatos farão provas no dia 3 de julho, para concorrer a mais de 3,5 mil vagas em cursos da modalidade EaD.

Resultado do Vestibular de Inverno 2022 da Acafe está disponível
Os participantes fizeram as provas em 12 de junho, das 13h às 18h20. 

Unisc solta resultado do seu Vestibular de Inverno 2022
Aprovados em Medicina devem se matricular presencialmente na próxima segunda (4), para demais candidatos prazo vai até sexta (1) pela internet.

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022/2 de Medicina e demais cursos da Unicap (PE)
A Unicap oferta 1.719 vagas neste vestibular. As provas para os vestibulandos dos cursos presenciais da Unicap serão realizadas em 09 de julho, exceto Medicina, que será aplicada no domingo, 10 de julho.