O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que aqueles participantes que tiveram sintomas ou diagnóstico de coronovírus (Covid-19) na véspera ou no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que aconteceu neste domingo, 17 de janeiro, terão prazo para apresentar exames e laudos médicos que comprovem a condição.
Os pedidos de reaplicação serão recebidos por meio da Página do Participante entre 25 e 29 de janeiro. Os inscritos que tiverem a solicitação aprovada farão as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro. O mesmo vale para outras doenças infectocontagiosas previstas no edital do Enem.
Segundo o órgão, além da Covid-19, são consideradas esse tipo de doenças coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
Os primeiros pedidos foram recebidos junto com os comprovantes da condição entre 11 e 16 de janeiro. Neste sábado, às 12h (horário de Brasília), o sistema foi fechado para que os pedidos fossem avaliados e os participantes recebessem a resposta antes da aplicação.
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, também informou que mais de 8 mil candidatos inscritos no Enem 2020 tiveram seus pedidos aceitos para fazer as provas do Exame em fevereiro por conta de terem sintomas de doenças infectocontagiosas.
O período foi reaberto a meia-noite de hoje, dia 18, e vai até às 12h do dia 23 para solicitações de pessoas com Covid-19 e doenças infectocontagiosas para as provas do 2º dia.
Solicitando a reaplicação do Enem 2020
Quem for diagnosticado com o coronavírus na véspera das provas do 1º dia do Enem 2020 deverá fazer a solicitação de reaplicação dos exames na página do participante. No momento do pedido, o estudante precisa apresentar a seguintes informações:
- Nome completo
- Diagnóstico com a descrição da condição que contenha a assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM)
- Código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10)
- Assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.
O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.
O Inep ressalta que os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova do segundo dia também não deverão comparecer ao exame. Nesse casos, além de registrar o ocorrido na Página do Participante, o inscrito deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep (0800 616161) e relatar a condição.
As solicitações serão analisadas pelo Inep.