Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2020: provas do 1º dia evitam temas polêmicos

Enem 2020: provas do 1º dia evitam temas polêmicos

Exame educacional foi realizado ontem, 17 de janeiro. Estudantes produziram redação e responderam questões de linguagens e ciências humanas.

Publicado por Silvia Tancredi
18/01/2021 16h03 , atualizado em 18/01/2021 16h08
Crédito da Imagem: enem

O primeiro dia do Enem 2020, cujas provas foram aplicadas ontem, 17 de janeiro, em todo o Brasil, menos no estado de Amazonas e em duas cidades de Rondônia, foi considerado de médio a tranquilo por candidatos e por professores. Ao todo, o exame cobrou uma redação e 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas. 

Para Daniel Cecílio, diretor do curso pré-vestibular oficina do estudante, o primeiro dia do Enem apresentou um nível parecido ao do ano passado, com um mix de questões mais fáceis e difíceis, sem muitas surpresas. O também professor analisou que, por terem sido provas bastante interpretativas, com muito texto, os estudantes podem ter se cansado ao longo das 5 horas e meia.

O diretor contou que sentiu falta de alguns pontos no primeiro dia do Enem. “Houve poucas surpresas. Acho ainda que faltaram assuntos mais polêmicos e temas mais atuais, como a pandemia do coronavírus. Mas, pelo menos, o tema saúde mental foi muito bem abordado na redação”, elogia.

Redação

O tema da redação, O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, foi elogiado e considerado importante de ser discutido. Na opinião de Daniel Cecílio, foi um dos melhores temas e uma das melhores coletâneas já apresentadas no exame educacional.

Na coletânea da redação do Enem 2020, os participantes encontraram dois textos motivadores e números sobre as doenças mentais no Brasil. Em posse desses dados, os estudantes precisavam elaborar uma dissertação-argumentativa sobre o assunto e criar uma proposta de intervenção, ou seja, estabelecer maneiras de resolver o problema abordado.

Confira a correção comentada da redação do Enem 2020

Linguagens e códigos

Na prova de Linguagens e Códigos do Enem 2020, os inscritos precisaram responder 45 questões objetivas que abrangiam Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira. No geral, foram trabalhados assuntos já esperados, como funções da linguagem,  análises dos gêneros textuais, estrutura do gênero textual e também questões de artes e literatura focada no modernismo.

O professor de Gramática e Interpretação de Texto do Oficina do Estudante, Fábio Blanc, ressalta que a prova foi honesta e justa e, dentro dos gêneros textuais, foi importante mostrar a questão do gênero jurídico, com textos sobre decreto e  petição. “Também notamos uma prova um pouco mais ousada: o papel da mulher e as questões sociais foram muito mais explorados”, salienta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ciências Humanas

A prova de ciências humanas do Enem contou com 45 questões de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Em relação à primeira disciplina, foram privilegiadas perguntas sobre história geral. No total, foram oito, enquanto houve apenas duas de história do Brasil e uma de história da América.

Em geral, para o professor de história do curso Oficina do Estudante, Rodrigo Miranda, a prova de história do Enem 2020 foi tranquila, fácil, seguindo o Enem dos anos anteriores, com apenas duas ou três questões um pouco mais exigentes, que pedem para o aluno explorar um pouco mais esse conhecimento. 

“O que nos surpreendeu foram os silêncios que se veem na prova. Nas ciências humanas, o Enem não prestou solidariedade a pontos anteriormente trabalhados, com racismo, movimentos de rua, questões de poder público, de gênero e de igualdade social. Notamos que o Enem 2020 deixou de fazer o aluno refletir sobre pontos da realidade”, criticou o professor Rodrigo Miranda. 

A prova de geografia do Enem 2020 trabalhou temas já esperados, como geografia agraria, geografia urbana e geografia rural, principalmente referentes a apropriação do solo. Houve ainda questões de geografia física, cartografia, transporte, problemas ambientais, etc.

Ausentes

Dos 5.523.023 inscritos para as provas impressas do Enem, 2.842.332 não compareceram as provas aplicadas ontem. O número equivale a abstenção de 51,5%, considerada recorde.

Saiba mais sobre o 1º dia do Enem 2020

Demais provas

As provas do Enem 2020 continuam sendo aplicadas no próximo domingo, 24 de janeiro. Nesse dia, os participantes deverão responder 45 questões objetivas de ciências da natureza, que abrange as disciplinas de biologia, física e química, e 45 itens de matemática.

O resultado do Enem deve sair em março. Com as notas em mãos, os estudantes poderão participar de provas de acesso ao ensino superior, como o SiSU, ProUni e Fies.

Para mais informações, acesse a página do Enem

Veja também

Inscrições para a seleção Enem-Unicamp 2022 são prorrogadas
Prazo seria finalizado hoje, dia 30, às 17h. Agora, segue aberto até 06 de dezembro e a taxa custa R$ 30. Candidatos que também se inscreveram para o Vestibular 2022 da Unicamp pagarão R$ 15 para se inscrever na seleção via Enem.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/1 das Fatecs (SP) é prorrogado
Inscrições seriam finalizadas amanhã, dia 1º. Contudo, prazo foi prorrogado até o próximo dia 08.

Inscrições do Vestibulinho 2022/1 das Etecs (SP) são prorrogadas
Elas seriam finalizadas nesta terça-feira, dia 30. Porém, prazo agora vai até às 15h do dia 06 de dezembro.

PUC Campinas divulga resultado do seu Vestibular 2022
Relação de aprovados não inclui o curso de Medicina. Para esta graduação, o resultado é esperado para 16 de dezembro.

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022 da UERR
As provas estão marcadas de acontecerem no dia 09 de janeiro de 2022, das 09h às 14h, em Boa Vista e Rorainópolis. Os locais de provas serão divulgados cinco dias antes.

Enem 2021: notas dos participantes serão liberadas em fevereiro
Informação foi divulgada pelo ministro da educação, Milton Ribeiro, na tarde de hoje

USCS divulga resultado do Vestibular 2022 de Medicina
Selecionados para as 180 vagas devem fazer matrículas de 6 a 9 de dezembro.

UPE anuncia mudanças no SSA a partir de 2022
Novo formato do SSA será implantado de forma progressiva, de acordo com as normas a serem publicadas a cada ano, acompanhando a implementação do Novo Ensino Médio em Pernambuco.

Unicamp antecipa resultado da 1ª fase do Vestibular 2022
Resultado era esperado somente para 13 de dezembro, mas relação de classificados para a 2ª etapa saiu nesta segunda-feira (29).

Enem 2021: prazo para solicitar reaplicação é iniciado
A reaplicação do Enem 2021 acontece nos dias 09 e 16 de janeiro de 2022, mesmo período em que haverá prova para os privados de liberdade e para os isentos faltosos que puderam se inscrever em setembro.

UFMS divulga local de prova do Vestibular 2022 e Passe 2021
Processos seletivos serão aplicados nos dias 5 e 12 de dezembro, respectivamente

Faculdade Albert Einstein finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2022/1
Estão sendo oferecidas 300 vagas no Vestibular 2022 para os dois semestres letivos do próximo ano. Esta é a primeira edição que tem a oferta do curso de Fisioterapia.