Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2020: provas do 1º dia evitam temas polêmicos

Enem 2020: provas do 1º dia evitam temas polêmicos

Exame educacional foi realizado ontem, 17 de janeiro. Estudantes produziram redação e responderam questões de linguagens e ciências humanas.

Publicado por Silvia Tancredi
18/01/2021 16h03 , atualizado em 18/01/2021 16h08
Crédito da Imagem: enem

O primeiro dia do Enem 2020, cujas provas foram aplicadas ontem, 17 de janeiro, em todo o Brasil, menos no estado de Amazonas e em duas cidades de Rondônia, foi considerado de médio a tranquilo por candidatos e por professores. Ao todo, o exame cobrou uma redação e 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas. 

Para Daniel Cecílio, diretor do curso pré-vestibular oficina do estudante, o primeiro dia do Enem apresentou um nível parecido ao do ano passado, com um mix de questões mais fáceis e difíceis, sem muitas surpresas. O também professor analisou que, por terem sido provas bastante interpretativas, com muito texto, os estudantes podem ter se cansado ao longo das 5 horas e meia.

O diretor contou que sentiu falta de alguns pontos no primeiro dia do Enem. “Houve poucas surpresas. Acho ainda que faltaram assuntos mais polêmicos e temas mais atuais, como a pandemia do coronavírus. Mas, pelo menos, o tema saúde mental foi muito bem abordado na redação”, elogia.

Redação

O tema da redação, O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, foi elogiado e considerado importante de ser discutido. Na opinião de Daniel Cecílio, foi um dos melhores temas e uma das melhores coletâneas já apresentadas no exame educacional.

Na coletânea da redação do Enem 2020, os participantes encontraram dois textos motivadores e números sobre as doenças mentais no Brasil. Em posse desses dados, os estudantes precisavam elaborar uma dissertação-argumentativa sobre o assunto e criar uma proposta de intervenção, ou seja, estabelecer maneiras de resolver o problema abordado.

Confira a correção comentada da redação do Enem 2020

Linguagens e códigos

Na prova de Linguagens e Códigos do Enem 2020, os inscritos precisaram responder 45 questões objetivas que abrangiam Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira. No geral, foram trabalhados assuntos já esperados, como funções da linguagem,  análises dos gêneros textuais, estrutura do gênero textual e também questões de artes e literatura focada no modernismo.

O professor de Gramática e Interpretação de Texto do Oficina do Estudante, Fábio Blanc, ressalta que a prova foi honesta e justa e, dentro dos gêneros textuais, foi importante mostrar a questão do gênero jurídico, com textos sobre decreto e  petição. “Também notamos uma prova um pouco mais ousada: o papel da mulher e as questões sociais foram muito mais explorados”, salienta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ciências Humanas

A prova de ciências humanas do Enem contou com 45 questões de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Em relação à primeira disciplina, foram privilegiadas perguntas sobre história geral. No total, foram oito, enquanto houve apenas duas de história do Brasil e uma de história da América.

Em geral, para o professor de história do curso Oficina do Estudante, Rodrigo Miranda, a prova de história do Enem 2020 foi tranquila, fácil, seguindo o Enem dos anos anteriores, com apenas duas ou três questões um pouco mais exigentes, que pedem para o aluno explorar um pouco mais esse conhecimento. 

“O que nos surpreendeu foram os silêncios que se veem na prova. Nas ciências humanas, o Enem não prestou solidariedade a pontos anteriormente trabalhados, com racismo, movimentos de rua, questões de poder público, de gênero e de igualdade social. Notamos que o Enem 2020 deixou de fazer o aluno refletir sobre pontos da realidade”, criticou o professor Rodrigo Miranda. 

A prova de geografia do Enem 2020 trabalhou temas já esperados, como geografia agraria, geografia urbana e geografia rural, principalmente referentes a apropriação do solo. Houve ainda questões de geografia física, cartografia, transporte, problemas ambientais, etc.

Ausentes

Dos 5.523.023 inscritos para as provas impressas do Enem, 2.842.332 não compareceram as provas aplicadas ontem. O número equivale a abstenção de 51,5%, considerada recorde.

Saiba mais sobre o 1º dia do Enem 2020

Demais provas

As provas do Enem 2020 continuam sendo aplicadas no próximo domingo, 24 de janeiro. Nesse dia, os participantes deverão responder 45 questões objetivas de ciências da natureza, que abrange as disciplinas de biologia, física e química, e 45 itens de matemática.

O resultado do Enem deve sair em março. Com as notas em mãos, os estudantes poderão participar de provas de acesso ao ensino superior, como o SiSU, ProUni e Fies.

Para mais informações, acesse a página do Enem

Veja também

Isenção do Enem 2024: saiba quando sai resultado dos pedidos de gratuidade
Estudantes poderão entrar com recurso por meio da Página do Participante do Enem 2024
Provas da UECE 2024/2 serão aplicadas neste domingo (28)
Saiba o seu local de prova e mais informações sobre o Vestibular 2024/2 da UECE
Inscrições para o Encceja 2024 começam nesta segunda (29)!
Confira mais informações sobre o Encceja e as demais datas do certame
Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedidos de isenção encerram hoje (26)
Resultado preliminar dos pedidos deve sair no dia 13 de maio. Já o final no dia 24 do mesmo mês.
Olimpíada de História encerra inscrição amanhã (26)
Tenha mais informações sobre a inscrição, premiação e funcionamento da Olimpíada de História da Unicamp
Paraná: UEPG solta datas dos Vestibulares 2025
Universidade conta com vestibular tradicional e vestibular seriado
Isenção do Enem 2024: Inep encerra amanhã (26) prazo para solicitar benefício
Também termina amanhã período para justificar ausência no Enem 2023 e, com isso, tentar gratuidade
Dia do Profissional da Contabilidade: entenda a diferença entre contabilista e contador
Data comemorativa foi criada em 1926 pelo então senador pelo RN João de Lyra Tavares
Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, é publicado
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira