O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enem 2019, publicou no início da tarde de hoje, 26 de novembro, o resultado das solicitações de reaplicação das provas.
Puderam fazer os pedidos, mediante envio de recursos, estudantes que se sentiram prejudicados por questões logísticas no momento das provas, realizadas nos dias 3 e 10 deste mês. As solicitações foram analisadas pela Comissão de Demandas.
Segundo o Inep, os participantes poderão fazer as novas provas nos dias 10 e 11 de dezembro. As datas de divulgação dos locais de prova ainda não foram informadas.
Enem 2019
No total, mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram no Enem 2019, mas 23% e 27% dos inscritos faltaram às provas. O índice de abstenção foi o mais baixo da história do exame educacional.
O primeiro dia contou com 45 questões de linguagens e códigos e 45 de ciências humanas. As provas não abordaram questões ideológicas.
Nesse dia, também foi necessário produzir uma redação com o tema “democratização de acesso ao cinema no Brasil”. Professores destacaram ideias que poderiam ter sido desenvolvidas.
No segundo dia, foi a vez de 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. As provas foram consideradas de alto nível e química, a mais difícil.
Confira o gabarito do Enem 2019
As notas do Enem 2019 devem ser liberadas em janeiro de 2020 para quem já terminou o ensino médio. Os treineiros poderão ver suas notas somente em março, quando também será divulgado o espelho da redação.