Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2019: professores destacam o que poderia ser abordado na redação

Enem 2019: professores destacam o que poderia ser abordado na redação

Participantes também mostram quais foram suas propostas de intervenção para tema “democratização do acesso ao cinema no Brasil”

Publicado por Silvia Tancredi
04/11/2019 19h18 , atualizado em 06/11/2019 12h47

O tema da redação do Enem 2019 “democratização do acesso ao cinema no Brasil” tem dividido opiniões entre estudantes e professores. Enquanto alguns gostaram do assunto, julgando-o fácil, outros acreditam que ele foi aleatório demais. Houve até aqueles que não o entenderam. 

Confira correção comentada da redação do Enem 2019

Segundo a coordenadora de redação do colégio Poliedro de São José dos Campos/SP, Maria Catarina Bozio, o tema está dentro dos eixos que o Enem costuma trabalhar, pois fala sobre questões de cidadania, sociedade e cultura. “Mas trabalhar especificamente, delimitar para a questão do cinema, isso sim foi inesperado e surpreendeu os candidatos”, analisa. 

A estudante Luiza Zanatta Alvarenga, de Itatiba (SP), acredita que o tema fugiu de todas as expectativas e polêmicas. “Eu amei porque gosto demais desses temas mais amplos que abrem maior espaço pra usar meu repertório cultural. O tema foi bem mais fácil em comparação aos assuntos tratados nos últimos anos.”, opina. 

Confira os últimos três temas da redação do Enem:

Hipóteses

Para a coordenadora Luiza, no caso da redação do Enem 2019, os estudantes poderiam tentar criar hipóteses sobre por que o cinema se mantém, pensar por que que isso é importante, por que que isso ainda está presente, se ele é tão bom e perdurou por tanto tempo para que eles conseguissem chegar na reflexão “então por que nem todos assistem aos filmes?”.

“Acho que seria legal o estudante conseguir sair dessa reflexão um pouco mais superficial do cinema como entretenimento, e chegar nessa participação do espectador, em por que os ingressos são tão caros, por que o cinema não está em todas as cidades, em especial nas do interior”, pondera.

Leia também: provas do primeiro dia do Enem 2019 não abordam questões ideológicas

Abordagens

Textos motivadores da redação do Enem 2019 (clique para ampliar)

Para auxiliar os estudantes a terem dados e informações para desenvolver o texto com mais argumentação e propriedade, a organização do Enem oferece textos motivadores ou coletâneas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Professor de Língua Portuguesa, Marcelo Maluf, do Curso e Colégio Oficina do Estudante, de Campinas (SP), acredita que, considerando a amplitude do tema e a coletânea oferecida, diversas abordagens e problematizações poderiam ser possíveis nesta proposta. Confira algumas:

    • Contextualização histórica tendo em vista os avanços tecnológicos do final do século XIX e início do século XX;
    • Discussão sobre a influência e importância do cinema nos diversos acontecimentos do século XX, como diversidade cultural;
    • Importância e relevância do cinema para construção do conhecimento, para o autoconhecimento, para enxergar a subjetividade do outro;
    • Dados e motivos que explicam a baixa frequência do brasileiro em cinemas;
    • Mobilização dos três setores - instâncias governamentais, instâncias privadas e instâncias civis e sociais - propondo mudanças em relação à falta de investimento na infraestrutura do setor, à baixa capitalização de empresas exibidoras, à descentralização das salas de cinema, aos custos de ir ao cinema e ao local onde se encontram as salas, por exemplo.

Proposta de intervenção

Maria Cecília
Crédito: arquivo pessoal

As redações do Enem exigem que os participantes desenvolvam uma proposta de intervenção para o tema-problema tratado. A ideia é que os estudantes deem soluções e mostrem como elas seriam aplicadas. 

Veja abaixo as propostas de intervenção de duas participantes do Enem 2019. 

Luiza Zanatta Alvarenga, 17 anos

“Minha proposta de intervenção foi que o estado, por intermédio do ministério responsável pela cultura, investisse financeiramente na construção de cinemas populares com preços mais acessíveis e em áreas que não possuem opções culturais nas proximidades. 

E, como na introdução eu usei o exemplo de Bacurau e comparei com essas cidades esquecidas, terminei com: “Para que assim, uma maior quantidade de pessoas tenham a oportunidade de viver momentos de conexão através da arte e existam menos ”Bacurais" no Brasil."

Maria Cecília Trevisan Ribeiro, 17 anos

“Minha proposta de intervenção foi a criação de leis, com respaldo do Governo, que incluíssem o acesso ao cinema em todos os locais de nosso País, de tal modo que não houvesse aumento de desigualdade social e aumentaria a área de entretenimento da população que obtivesse o acesso."

Veja também

Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, sai hoje (25)
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos