Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2019: professores destacam o que poderia ser abordado na redação

Enem 2019: professores destacam o que poderia ser abordado na redação

Participantes também mostram quais foram suas propostas de intervenção para tema “democratização do acesso ao cinema no Brasil”

Publicado por Silvia Tancredi
04/11/2019 19h18 , atualizado em 06/11/2019 12h47

O tema da redação do Enem 2019 “democratização do acesso ao cinema no Brasil” tem dividido opiniões entre estudantes e professores. Enquanto alguns gostaram do assunto, julgando-o fácil, outros acreditam que ele foi aleatório demais. Houve até aqueles que não o entenderam. 

Confira correção comentada da redação do Enem 2019

Segundo a coordenadora de redação do colégio Poliedro de São José dos Campos/SP, Maria Catarina Bozio, o tema está dentro dos eixos que o Enem costuma trabalhar, pois fala sobre questões de cidadania, sociedade e cultura. “Mas trabalhar especificamente, delimitar para a questão do cinema, isso sim foi inesperado e surpreendeu os candidatos”, analisa. 

A estudante Luiza Zanatta Alvarenga, de Itatiba (SP), acredita que o tema fugiu de todas as expectativas e polêmicas. “Eu amei porque gosto demais desses temas mais amplos que abrem maior espaço pra usar meu repertório cultural. O tema foi bem mais fácil em comparação aos assuntos tratados nos últimos anos.”, opina. 

Confira os últimos três temas da redação do Enem:

Hipóteses

Para a coordenadora Luiza, no caso da redação do Enem 2019, os estudantes poderiam tentar criar hipóteses sobre por que o cinema se mantém, pensar por que que isso é importante, por que que isso ainda está presente, se ele é tão bom e perdurou por tanto tempo para que eles conseguissem chegar na reflexão “então por que nem todos assistem aos filmes?”.

“Acho que seria legal o estudante conseguir sair dessa reflexão um pouco mais superficial do cinema como entretenimento, e chegar nessa participação do espectador, em por que os ingressos são tão caros, por que o cinema não está em todas as cidades, em especial nas do interior”, pondera.

Leia também: provas do primeiro dia do Enem 2019 não abordam questões ideológicas

Abordagens

Textos motivadores da redação do Enem 2019 (clique para ampliar)

Para auxiliar os estudantes a terem dados e informações para desenvolver o texto com mais argumentação e propriedade, a organização do Enem oferece textos motivadores ou coletâneas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Professor de Língua Portuguesa, Marcelo Maluf, do Curso e Colégio Oficina do Estudante, de Campinas (SP), acredita que, considerando a amplitude do tema e a coletânea oferecida, diversas abordagens e problematizações poderiam ser possíveis nesta proposta. Confira algumas:

    • Contextualização histórica tendo em vista os avanços tecnológicos do final do século XIX e início do século XX;
    • Discussão sobre a influência e importância do cinema nos diversos acontecimentos do século XX, como diversidade cultural;
    • Importância e relevância do cinema para construção do conhecimento, para o autoconhecimento, para enxergar a subjetividade do outro;
    • Dados e motivos que explicam a baixa frequência do brasileiro em cinemas;
    • Mobilização dos três setores - instâncias governamentais, instâncias privadas e instâncias civis e sociais - propondo mudanças em relação à falta de investimento na infraestrutura do setor, à baixa capitalização de empresas exibidoras, à descentralização das salas de cinema, aos custos de ir ao cinema e ao local onde se encontram as salas, por exemplo.

Proposta de intervenção

Maria Cecília
Crédito: arquivo pessoal

As redações do Enem exigem que os participantes desenvolvam uma proposta de intervenção para o tema-problema tratado. A ideia é que os estudantes deem soluções e mostrem como elas seriam aplicadas. 

Veja abaixo as propostas de intervenção de duas participantes do Enem 2019. 

Luiza Zanatta Alvarenga, 17 anos

“Minha proposta de intervenção foi que o estado, por intermédio do ministério responsável pela cultura, investisse financeiramente na construção de cinemas populares com preços mais acessíveis e em áreas que não possuem opções culturais nas proximidades. 

E, como na introdução eu usei o exemplo de Bacurau e comparei com essas cidades esquecidas, terminei com: “Para que assim, uma maior quantidade de pessoas tenham a oportunidade de viver momentos de conexão através da arte e existam menos ”Bacurais" no Brasil."

Maria Cecília Trevisan Ribeiro, 17 anos

“Minha proposta de intervenção foi a criação de leis, com respaldo do Governo, que incluíssem o acesso ao cinema em todos os locais de nosso País, de tal modo que não houvesse aumento de desigualdade social e aumentaria a área de entretenimento da população que obtivesse o acesso."

Veja também

Inep contrata gráfica para o Enem 2020
Provas impressas somente serão aplicadas em 2021, nos dias 17 e 24 de janeiro

Confira resultado do Fies 2020/2
Pré-selecionados devem complementar informações da inscrição no sistema do Fies de hoje até a próxima quinta-feira, 6 de agosto

MEC divulga 2ª chamada do ProUni 2020/2
Convocados precisam confirmar informações prestadas no momento da inscrição até o dia 11 de agosto

Já estão abertas as inscrições do Vestibular 2020/2021 do IME
Os interessados podem se inscrever até 18 de agosto. Previsão é que provas sejam aplicadas este ano.

FGV dá início ao prazo de inscrições dos seus Vestibular 2021 com provas virtuais
Inscrições são para seletivas do Vestibular Unificado, Direito/SP e Economia/SP. O ingresso pode ser feito por provas on-line e via Enem.

Einstein (SP) aplica provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Interessados nas 30 vagas deverão usar máscara obrigatoriamente. Provas terão questões objetivas e discursivas e uma redação.

ITA recebe inscrições para Vestibular 2021
Provas da primeira fase serão aplicadas no dia 20 de novembro e as da segunda, nos dias 8 e 9 de dezembro

UEPG dá início ao 2º prazo de inscrições do PSS 2020
Pedidos de isenção serão recebidos de hoje até o dia 10 de setembro. As provas estão agendadas para janeiro do ano que vem mas podem sofrer alteração na data conforme estiver a pandemia do novo coronavírus.

Pré-Enem 2020 gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas on-line
Aulas devem começar no dia 31 de agosto e serão ministradas a distância por meio de plataformas como o Zoom

Paraná: UEL divulga novo formato do Vestibular 2021
Modelo foi adotado por causa da pandemia do coronavírus. Principal novidade é que provas serão aplicadas somente em março de 2021.

Insper (SP) publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2020/2
Aprovados para a segunda fase terão que agendar as datas das avaliações, que poderão ser feitas entre 1 e 11 de agosto.

Inep divulga novos editais do Enem 2020 com medidas preventivas à Covid 19
Além das orientações para a prevenção, os documentos também formalizam as novas datas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a aplicação das provas impressas e digitais.