Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inep informa que aplicação do Enem seriado não será na mesma data do exame no formato tradicional

Inep informa que aplicação do Enem seriado não será na mesma data do exame no formato tradicional

Os estudantes terão a opção de utilizar a prova do Saeb em cada ano do ensino médio, ao invés de fazer o Enem tradicional.

Publicado por Érica Caetano
13/11/2020 07h59 , atualizado em 13/11/2020 08h57

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou mais detalhes sobre as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no formato seriado.

Dentre as novas informações, está a de que as provas serão aplicadas a partir do ano que vem, 2021, e em datas diferentes ao das provas no formato tradicional.

O órgão divulgou no mês de maio desse ano a novidade do Enem Seriado, que é basicamente o novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que passou por reformulação devido a implementação do Novo Ensino Médio.

Assim, os estudantes do ensino médio terão a opção de utilizar as três provas do Saeb para ingressar no ensino superior. Isso é o que será chamado de Enem seriado.

Finalizando o ensino médio, a pontuação obtida pelo estudante através das três provas poderá ser aproveitada para ingresso na universidade. Aqueles que iniciarem o Enem Seriado em 2021 poderão usar as notas para ingressar no ensino superior em 2024. 

A partir de 2021, os estudantes do 1º ano do ensino médio deverão passar pelas provas desse novo Saeb. Elas já estarão adaptadas à reforma do ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em 2022, do 1º e 2º anos e, em 2023, de todas as séries. Nos dois primeiros anos serão aplicadas apenas provas de português e matemática. Já no 3º, os participantes deverão escolher por um dos itnerários formativos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Provas

As provas do Enem Seriado serão totalmente digitais e as questões objetivas serão apenas uma parte da avaliação. O objetivo do Inep é realizar o Novo Saeb ao final de cada ano e os resultados serem entregues para as instituições em fevereiro.

O intuito do Inep é que, com isso, docentes, diretores e gestores avaliem e melhorem as formas e planos de aula, os programas de ensino ainda no começo do período letivo. 

Devido a essas alterações, a Matriz de Referência do Enem será substituída pela do Novo Ensino Médio. O Ministério da Educação (MEC) e o Inep pretendem realizar a elaboração da nova matriz junto com outras entidades educacionais, como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A expectativa é de que o Enem tradicional mantenha o seu formato por mais quatro anos. Em 2025, será feito um Novo Enem adaptado à reforma do ensino médio. E, assim, em 2026, o Enem será totalmente digital.

Mais informações podem ser obtidas neste link.

Veja também

FEI inscrever até hoje para o seu Vestibular 2021
O valor da taxa é de R$ 50 para quem utilizar o Enem e R$ 90 para as demais modalidades.

Inscrições para Vestibular 2021/1 do Cederj terminam hoje (29)
Interessados nas quase 3,4 mil vagas farão provas no dia 19 de dezembro, no Rio de Janeiro

UFES encerra inscrições para Vestibular EaD 2020
Resultado das solicitações de isenção de taxa de inscrição já está disponível.

Provas do Vestibular 2021/1 de Medicina da UCB acontecem amanhã (29)
Os candidatos deverão apresentar documento de identificação original com foto, comprovante de inscrição e caneta de tinta preta, além do uso de máscara.

Provas do Vestibular EaD 2020/2 da UFPel acontecem hoje
Os participantes deverão estar munidos da documento de identificação original com foto e caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente). É obrigatório o uso de máscara que cubra boca e nariz.

Unifor publica lista de aprovados no Vestibular 2021 de Medicina
Selecionados para as cem vagas devem fazer registro acadêmico nos dias 7 e 9 de dezembro, das 8h às 20h

Candidatos de Medicina da UPE ganharão bônus de 10% no Enem
Cursos de Odontologia e Direito também terão benefício, que será destinado a candidatos que moram em regiões específicas do estado

Faculdade de Medicina de Jundiaí realiza provas do Vestibular 2021 neste sábado (28)
O processo seletivo oferece 120 vagas e as provas serão realizadas nas cidades de Jundiaí e São Paulo. 

ITA divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Também foram disponibilizados os gabaritos e comentários das provas destas primeira etapa.

Faculdade São Camilo (SP) aplica provas do Vestibular 2021/1
O Vestibular será realizado em uma única fase, das 14h às 19h. O candidato deverá comparecer ao local da prova munido de documento oficial de identidade original e com foto atualizada.

UEMA finaliza nesta sexta-feira o prazo de inscrições do PAES 2021
Estão sendo oferecidas 4.080 vagas para a UEMA e 855 vagas para a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Unesp finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os resultados dos pedidos de isenção já foram divulgados. Mesmo com o benefício é preciso se inscrever no processo seletivo durante o prazo que os demais candidatos, ou seja, até esta sexta-feira.