Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem vai ter prova seriada a partir de 2021

Enem vai ter prova seriada a partir de 2021

Os estudantes terão a opção de fazer uma prova específica do Enem em cada série do ensino médio. Vale lembrar que a prova tradicional continuará existindo.

Publicado por Érica Caetano
06/05/2020 12h00 , atualizado em 08/05/2020 12h03

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta quarta-feira, 06 de maio, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contará com uma versão seriada a partir de 2021. Vale lembrar que a prova tradicional continuará existindo.

Os estudantes terão a opção de fazer uma prova específica do Enem em cada série do ensino médio, da mesma forma que já acontece com outros programas de avaliações seriadas já existentes, como é o caso da Universidade de Brasília (UnB), conhecido como Programa de Avaliação Seriada (PAS).

Finalizando o ensino médio, a pontuação obtida através das três provas poderá ser utilizada para ingresso na universidade.

O Enem Seriado

A prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será aplicada agora do 2º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, todos os anos em escolas públicas e particulares.

Até 2020, as provas eram aplicadas para estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.

Os estudantes do ensino médio terão a opção de utilizar as três provas do Saeb para ingressar no ensino superior. Isso é o que será chamado de Enem seriado.

A partir de 2021, os estudantes do 1º ano do ensino médio deverão passar pelasprovas desse novo Saeb. Elas já estarão adaptadas à reforma do ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 Esses estudantes deverão fazer a prova do 2º ano em 2022 e, em 2023, as da último. Portando, só em 2023 é que os estudantes poderão usar o Enem seriado para entrar na faculdade.

As provas

As provas do Saeb serão impressas para estudantes do 2º, 3º e 4º ano do ensino fundamental. A partir do 5º ano elas serão digitais, incluindo o ensino médio.

As provas digitais do Saeb serão aplicadas nas escolas e colégios, através de tablets,  fornecidos pelo Inep. Elas ocorrerão em mais de um dia e, assim, o  mesmo tablet poderá ser utilizado por vários alunos.

Em relação ao formato da prova, ela ainda está sendo discutida, mas sabe-se que a redação será feita apenas pelos estudantes do 3º ano do ensino médio.

Até o primeiro momento, o Enem seriado poderá ser usado no Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fies. Já para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), vai depender da adesão das instituições públicas, já que estas possuem autonomia para decidir sobre forma de ingresso.

Mais detalhes podem ser obtidos na página do Inep.

Veja também

PUCRS recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020 via Enem até este domingo (31)
A taxa é de R$ 30 para os que concorrerem pela prova e de R$ 20 para quem optar pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UPF recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
Candidatos poderão optar por utilizar as provas do Enem ou realizar provas on-line. Para o curso de Medicina, a seleção se dará exclusivamente pela nota da prova do Enem.

UPE adia SSA para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus
A ideia é que as inscrições sejam realizadas no próximo mês de julho ou agosto. Contudo, as provas só ocorrerão em 2021.

Enem 2020 registra mais de 6,1 milhões de inscrições
No entanto, número pode diminuir, pois também foram contabilizados estudantes que ainda não pagaram taxa. Prazo para pagamento encerra hoje.

Hoje é o último dia para pagar taxa de inscrição do Enem 2020
Inscritos podem fazer o pagamento em agências bancárias, casas lotéricas, agências dos Correios e internet banking

Inscrições do Enem 2020 são encerradas após prazo prorrogado
Inep informou que candidatos poderão se inscrever com outro documento, como o CPF, na ausência do RG.

Inep publica Manual de Correção da Redação do Enem
Material detalha, por exemplo, o que leva estudantes a tirarem nota zero e competências seguidas pelos avaliadores para corrigir o texto

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.