Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem vai ter prova seriada a partir de 2021

Enem vai ter prova seriada a partir de 2021

Os estudantes terão a opção de fazer uma prova específica do Enem em cada série do ensino médio. Vale lembrar que a prova tradicional continuará existindo.

Publicado por Érica Caetano
06/05/2020 12h00 , atualizado em 08/05/2020 12h03

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta quarta-feira, 06 de maio, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contará com uma versão seriada a partir de 2021. Vale lembrar que a prova tradicional continuará existindo.

Os estudantes terão a opção de fazer uma prova específica do Enem em cada série do ensino médio, da mesma forma que já acontece com outros programas de avaliações seriadas já existentes, como é o caso da Universidade de Brasília (UnB), conhecido como Programa de Avaliação Seriada (PAS).

Finalizando o ensino médio, a pontuação obtida através das três provas poderá ser utilizada para ingresso na universidade.

O Enem Seriado

A prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será aplicada agora do 2º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, todos os anos em escolas públicas e particulares.

Até 2020, as provas eram aplicadas para estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.

Os estudantes do ensino médio terão a opção de utilizar as três provas do Saeb para ingressar no ensino superior. Isso é o que será chamado de Enem seriado.

A partir de 2021, os estudantes do 1º ano do ensino médio deverão passar pelasprovas desse novo Saeb. Elas já estarão adaptadas à reforma do ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 Esses estudantes deverão fazer a prova do 2º ano em 2022 e, em 2023, as da último. Portando, só em 2023 é que os estudantes poderão usar o Enem seriado para entrar na faculdade.

As provas

As provas do Saeb serão impressas para estudantes do 2º, 3º e 4º ano do ensino fundamental. A partir do 5º ano elas serão digitais, incluindo o ensino médio.

As provas digitais do Saeb serão aplicadas nas escolas e colégios, através de tablets,  fornecidos pelo Inep. Elas ocorrerão em mais de um dia e, assim, o  mesmo tablet poderá ser utilizado por vários alunos.

Em relação ao formato da prova, ela ainda está sendo discutida, mas sabe-se que a redação será feita apenas pelos estudantes do 3º ano do ensino médio.

Até o primeiro momento, o Enem seriado poderá ser usado no Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fies. Já para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), vai depender da adesão das instituições públicas, já que estas possuem autonomia para decidir sobre forma de ingresso.

Mais detalhes podem ser obtidos na página do Inep.

Veja também

Resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2021 da UERJ é divulgado
As solicitações foram recebidas no mês de março, quando o calendário da seletiva ainda não havia sido suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

ITA prorroga inscrições para Vestibular 2021
Primeira fase está marcada para dia 20 de novembro e segunda, para dias 8 e 9 de dezembro

Famerp (SP) dá início ao prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de novembro e a taxa custa R$ 165.  Oferta é de 160 vagas.

Após suspensão, Uece divulga novas datas para matrícula do Vestibular 2020/1
Cronograma do processo seletivo estava suspenso desde março. Matrículas serão feitas pela internet, ainda em setembro.

UFJF anuncia datas das provas do Pism 2021
Provas serão aplicadas em fevereiro e março, e universidade implantará medidas de prevenção ao coronavírus.

Unifesp altera data das inscrições do Vestibular Misto 2021
Inscrições poderão ser feitas agora de 13 de outubro a 4 de dezembro. Edital sairá dia 9 de outubro.

Unifesspa está com inscrições abertas para Vestibular 2020
Processo Seletivo Especial oferece 315 vagas em cursos ministrados em sete cidades paraenses

IFG recebe inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Processo seletivo oferece 465 vagas em 13 cursos de graduação ministrados em Goiânia e outras quatro cidades do interior

Abertas inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2020/2
Interessados nas 90 mil vagas devem fazer cadastro até dia 30 de setembro. É obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010.

UEL abre inscrições para Vestibular 2021
Concorrentes às mais de 2,5 mil vagas farão provas somente no ano que vem, no dia 14 de março

Unipar está com inscrições abertas para Vestibular 2021 de Medicina
Instituição paranaense oferece 110 vagas. Curso é ministrado no campus situado na cidade de Umuarama.

Abertas inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP)
Interessados nas 310 vagas farão provas on-line em 25 de outubro. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 30 seguinte.