O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta quarta-feira, 06 de maio, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contará com uma versão seriada a partir de 2021. Vale lembrar que a prova tradicional continuará existindo.
Os estudantes terão a opção de fazer uma prova específica do Enem em cada série do ensino médio, da mesma forma que já acontece com outros programas de avaliações seriadas já existentes, como é o caso da Universidade de Brasília (UnB), conhecido como Programa de Avaliação Seriada (PAS).
Finalizando o ensino médio, a pontuação obtida através das três provas poderá ser utilizada para ingresso na universidade.
O Enem Seriado
A prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será aplicada agora do 2º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, todos os anos em escolas públicas e particulares.
Até 2020, as provas eram aplicadas para estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.
Os estudantes do ensino médio terão a opção de utilizar as três provas do Saeb para ingressar no ensino superior. Isso é o que será chamado de Enem seriado.
A partir de 2021, os estudantes do 1º ano do ensino médio deverão passar pelasprovas desse novo Saeb. Elas já estarão adaptadas à reforma do ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Esses estudantes deverão fazer a prova do 2º ano em 2022 e, em 2023, as da último. Portando, só em 2023 é que os estudantes poderão usar o Enem seriado para entrar na faculdade.
As provas
As provas do Saeb serão impressas para estudantes do 2º, 3º e 4º ano do ensino fundamental. A partir do 5º ano elas serão digitais, incluindo o ensino médio.
As provas digitais do Saeb serão aplicadas nas escolas e colégios, através de tablets, fornecidos pelo Inep. Elas ocorrerão em mais de um dia e, assim, o mesmo tablet poderá ser utilizado por vários alunos.
Em relação ao formato da prova, ela ainda está sendo discutida, mas sabe-se que a redação será feita apenas pelos estudantes do 3º ano do ensino médio.
Até o primeiro momento, o Enem seriado poderá ser usado no Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fies. Já para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), vai depender da adesão das instituições públicas, já que estas possuem autonomia para decidir sobre forma de ingresso.
Mais detalhes podem ser obtidos na página do Inep.