A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) adotará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) exclusivamente para o ingresso em 2016. A adesão de forma integral já é uma meta antiga da Universidade. Tanto que ela até chegou a anunciar em julho deste ano que isto aconteceria no certame de 2015.
No entanto, decidiu voltar atrás, após o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN) recomendar que a universidade aderisse ao Enem de forma gradual e não imediata. O MP alegou que muitos candidatos não haviam efetuado as inscrições para o Enem 2014, pois a decisão da UERN foi anunciada depois do término das inscrições, mesmo que durante as inscrições para o Enem a universidade tivesse recomendado que os candidatos se inscrevessem no exame nacional.
Com isso, foi decidido que o Vestibular 2015 seria misto, com 60% das vagas para o SiSU, que utiliza as notas do Enem como critério único de seleção, e 40% para o vestibular tradicional, o Processo Seletivo Vocacionado Integrado (PSVI). O intuito da adesão tem como justificativa, dentre outros motivos, o orçamento oneroso que a realização de processos seletivos têm para os cofres públicos. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do site da Universidade.