A Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil recebe inscrições até 9 de outubro.
A iniciativa é promovida em conjunto entre os ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), bem como pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
O objetivo da olimpíada é comemorar os 200 anos da Independência do Brasil e promover reflexões acerca desse processo histórico.
Inscrições
A participação é gratuita. São duas categorias: sênior e júnior.
Estudantes nascidos entre 1º de janeiro de 2004 e 31 de dezembro de 2007 poderão se inscrever na categoria sênior. Estes não devem estar matriculados no ensino superior.
Já quem nasceu a partir do dia 1º de janeiro de 2008 pode se inscrever na modalidade júnior. A organização salienta que as questões são elaboradas para estudantes acima de 11 anos, mas quem for mais novo pode participar.
Os participantes podem se inscrever de forma direta sem a necessidade da mediação da escola.
Leia também: como o bicentenário da independência pode cair no Enem e vestibulares?
Como funciona?
A Olimpíada do Bicentenário da Independência é composta por quatro frases.
Confira como será cada fase e as datas de realização:
Fase 1 - 01 a 09/10
Provas on-line realizadas em computador, aplicativo ou tablet com consulta. O resultado desta etapa será informado até o dia 10 deste mês.
Fase 2 - 20 a 27/10
Provas on-line realizadas em computador, aplicativo ou tablet sem consulta. Será informado o resultado da fase até 28 de outubro.
Fase 3 - 09/11
Provas presenciais em instituição pública sob supervisão de professores. Os locais e horários ainda serão divulgados.
Fase 4 - 01/12
Evento presencial com premiação do melhor participante de cada categoria de cada estado. Haverá transporte e hospedagem para os participantes, bem como os seus responsáveis.
Saiba mais detalhes da olimpíada neste regulamento.