Interessados em participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) do 2º semestre de 2018 podem ser inscrever até amanhã, 24 de julho. O prazo, que seria encerrado ontem (22) acabou sendo estendido.
Para fazer o cadastro, é necessário ter realizado as provas do Enem a partir da edição de 2010, sem ter zerado a redação e ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos.
Nesta edição, são oferecidas 155 mil vagas. Desse total, 50 mil destinam-se ao Fies, que oferece financiamentos com juro zero.
Os programas oferecem financiamentos em cursos de graduação ministrados em instituições de ensino particulares. Confira as diferenças entre ambos:
Fies
- Estudantes devem comprovar renda per capita de até 3 salários mínimos
- Financiamento não tem juros
- Prestações devem ter, no máximo, 10% da renda familiar
P-Fies
- Candidatos com renda de até 5 salários mínimos
- Condições de financiamento são estabelecidas de acordo com o agente financeiro
Veja as diferenças do Antigo Fies x Novo Fies
Inscrições
Durante o período de inscrições do Fies, os candidatos poderão alterar a opção de grupo de preferência, definido pelo estado, município e nomenclatura do curso e pelo conceito pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O inscrito também poderá alterar a opção de curso, turno e instituição. O candidato deverá indicar até três opções de curso. A classificação será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada.
Conforme o MEC, assim que escolher o curso e a instituição, o estudante saberá o valor exato a ser financiado.
Resultado
Segundo o cronograma, os resultados do Fies e P-Fies 2018/2 devem sair no dia 27 de julho, com prazo para comprovação das informações até o dia 31 do mesmo mês.
No caso dos estudantes inscritos no P-Fies não haverá Lista Espera, já os demais do Fies poderão manifestar interesse entre os dias 1º e 24 de agosto.
Para mais informações, acesse este site ou no Edital do Fies.