O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça-feira, 27 de julho, as inscrições para a segunda edição de 2021 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os interessados podem fazer o cadastro até a próxima sexta-feira, 30 de julho.
O programa do MEC oferece financiamentos em instituições de ensino particulares. O estudante começa o curso e, durante as aulas, deve pagar o valor não financiado. Depois de um mês de formado, o jovem começa a quitar a dívida.
Números do Fies 2021/2
=>69 mil financiamentos
=>23.320 cursos de graduação
=>1.324 instituições privadas de ensino superior
No momento do cadastro, o candidato pode escolher até três opções de cursos de graduação, turnos e instituições de ensino.
A maioria das vagas são para o estado de São Paulo (9.684 financiamentos). Em seguida, vêm Minas Gerais (7.793) e Bahia (6.087).
Quem pode se inscrever no Fies 2021/2?
Para fazer a inscrição no Fies, é necessário que o estudante tenha feito alguma das edições do Enem entre os anos de 2010 e 2020. Além disso, o participante precisa ter notas iguais ou acima de 450 pontos e nota diferente de zero na redação.
Outro requisito para se inscrever no Fies é ter renda per capita de até três salários mínimos, o que hoje equivale a R$ 3,3 mil.
Leia também: vale a pena fazer o Fies?
Cronograma
Segundo o Edital do Fies 2021/2, a lista de pré-selecionados será divulgada no dia 3 de agosto. Os candidatos deverão complementar as informações entre os dias 4 e 6 de agosto.
Em seguida, os pré-convocados devem comparecer, em até cinco dias úteis, à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino que ofereceu a vaga.
Os estudantes que não forem selecionados na chamada regular do Fies 2021/2 estarão automaticamente inscritos na lista de espera. A convocação dos aprovados será feita de 4 a 31 de agosto. Esses estudantes também deverão comparecer à CPSA.
Para mais detalhes, acesse o Edital ou o site do Fies.